fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cultura para enfrentar a quarentena: programação de lives da próxima semana

Projeto do Culturadoria convida artistas a se apresentarem ao vivo em nosso Instagram para amenizar o tédio durante a quarentena

Por Thiago Fonseca *

28/03/2020 às 17:11 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto montagem Fernanda Peixoto / Culturadoria

A primeira semana de lives com convidados no Instagram do Culturadoria foi tão gostosa que resolvemos expandir o projeto para mais uma rodada. Do dia 30 de março a 3 abril, receberemos 10 convidados que levarão cultura, arte, entretenimento e educação até você, em lives, sempre às 10h e 17h. Já passaram pelo projeto 16 artistas. Entre eles, Clara x Sofia, Kayete, Marcelo Veronez, Julia Ribas e outros.

Na segunda, dia 30, Bella Lapierre vai dar aula de maquiagem drag, às 11h15. Ela é atriz, performer, cantora e maquiadora. “As pessoas vão conferir uma aula de uma maquiagem drag. Para isso, já peço que separem cílios, cola, pó, pinceis, sombras, rímel, delineador, lápis e o que tiver de maquiagem. Além disso, vamos ter uma conversa bem legal”, conta. Às 17h é hora de bate-papo e pocket show com Luiz Rocha, cantor, compositor e ator no Grupo Galpão.

Na terça-feira, dia 31, a programação é para as crianças, às 10h, com bate-papo e musica com o ator Ricardo Sabino, a fera do musical A Bela e a Fera da Cyntilante Produções. A companhia de teatro é famosa na capital pela montagem de musicais que encantam os pequenos. Às 17h, tem conversa e pocket show com a violeira Letícia Leal.

Música, aula e história

Conhecido por seu projeto Falso Coral, o compositor e violeiro Bemti é o convidado da quarta-feira, dia 1 de abril, às 10h. Já às 17h, tem mais música com Eric Peter. Artista da MPB e que toca nas noites da capital mineira. Ele promete uma apresentação que vai do forró ao rock.

A cachaça, patrimônio imaterial do Brasil e Patrimônio Cultural de Minas Gerais, será o tema da primeira live da quinta-feira, dia 2. Às 10h, José Lúcio Mendes, criador da Expocachaça, falará sobre curiosidades da bebida, história e processo de produção. O universo masculino a será tema da live das 17h, com Paulo Azevedo. Ele é ator, comunicador e criador do podcast Almamasculina. 

A live das 10h da sexta-feira, dia 3, será uma aula de libras com a intérprete Marcella Sousa, que também é pedagoga. Ela ensinará o alfabeto e algumas palavras. Por fim, para encerrar a semana, às 17h, tem bate-papo e pocket show com Renato Enoch. Em resumo, o artista começou postando vídeos no YouTube em 2014 e já passou pelo The Voice Brasil, em 2015, e pelo Domingão do Faustão.

 

Lives

Renato Enoch fará pocket show na sexta-feira, dia 3, às 17h – Foto: Mateus Lustosa / Divulgação

Como funciona

No horário marcado, Carol Braga entra ao vivo, na live, no Instagram do Culturadoria e vai chamar o convidado, que estará na casa dele. Os dois vão fazer uma introdução do assunto da live e depois seguem com a proposta. Dessa maneira, ao longo da apresentação, Carol fará intervenções e mediará a live que terá duração de cerca de 30/40 minutos. A transmissão será pelas duas redes, do Culturadoria e do convidado. Você aí de casa pode interagir mandando perguntas e comentando o que tem achado.
A ideia do projeto de lives do Culturadoria surgiu após muitos artistas no Brasil e exterior terem feito iniciativas de conteúdo compartilhado. Sendo assim, a proposta é cuidar da nossa saúde mental. Queremos, dessa forma, por meio das lives, é mostrar o poder que ela tem para minimizar as fortes ondas de ansiedade.
photo

Cinema na quarentena: Minha Mãe é uma peça 3 chega ao streaming

A chegada de Minha Mãe é uma peça 3 ao streaming, no contexto de reclusão em que estamos vivendo, vai contribuir ainda mais para os números estratosféricos que todos os projetos dessa franquia de Paulo Gustavo costumam alcançar. Nenhum problema com isso. Como Bertolt Brecht costumava dizer, já que ninguém ri do que não entende, […]

LEIA MAIS
photo

O que filmes e séries ensinam sobre momentos de pandemia

“A gripe é extremamente difícil de prever. Basta uma pessoa, um hospedeiro para começar um surto, o que pode levar a uma pandemia”. A frase dita na série Pandemia, de 2019, disponível na Netflix, nunca esteve tão popular. Em tempos de Coronavírus, ela e outras produções audiovisuais podem nos ensinar muita coisa sobre como lidar […]

LEIA MAIS
photo

Cinco canais no YouTube para quem ama arte e cultura

“Arte é assim: quanto mais a gente vê, mais a gente gosta”. Essa é a frase dita por Vivi, do canal Vivieuvi, no vídeo de apresentação do canal que mantém no YouTube. E ela tem razão, pois ter contato com a arte aumenta o senso crítico, a empatia e o conhecimento de mundo. Sendo assim, […]

LEIA MAIS