Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Documentários brasileiros para ver no streaming 

Plataformas de filmes online acabam favorecendo o acesso a filmes documentários que até então estavam distantes
Documentário do Emicida
Foto: Netflix / Divulgação

À medida que o hábito de ver filmes por streaming está mais do que consolidado, tenho a impressão de que as pessoas estão se abrindo mais para outros gêneros. Aí os documentários têm ganhado espaço em telas de pessoas que até então não se interessavam muito por esse tipo de narrativa.

Pesquisa, não temos, mas a sensação de que tem aumentado sim o consumo das histórias reais. Essa reflexão veio à tona quando me dei conta de que entre os cinco indicados a melhor documentário no Oscar 2021, quatro estão disponíveis nas plataformas. Há cinco anos, por exemplo, ter acesso aos documentários internacionais indicados era uma tarefa bem difícil. 

Mas, para além do consumo do documentário em si, queremos chamar a sua atenção para a produção nacional. Sempre interessante, variada e instigante! 

Dessa maneira, segue aqui uma dica de longas disponibilizados a partir de 2020 e que chamaram a nossa atenção.  

Babenco – alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou – Now

Dirigido por Bárbara Paz, este documentário é uma verdadeira declaração de amor. Lindo, lindo. Foi o representante brasileiro para o Oscar 2021 mas que infelizmente não conseguiu uma vaga. Narra os últimos dias do diretor – e marido da diretora – na luta contra um câncer. Em paralelo ao amor de Babenco pelo cinema, a atriz também conta a história de amor de alguém pelo próprio ofício. Em resumo: veja!. Aqui tem uma crítica completa que escrevi quando vi o filme na Mostra Tiradentes de 2020.

AmarELO – Netflix

Não vai demorar muito para o documentário de Emicida se tornar um clássico. Isso se já não for. Neste filme, que é claramente parte de uma estratégia transmídia, o rapper vai fundo na história da cultura brasileira. O que chama atenção é a lucidez como Emicida interpreta os fatos. E mais: como conecta tudo com a própria história. Palmas também para a lista de participações brilhantes. 

Axé – Netflix

Gostando ou não do ritmo baiano, o Axé é um marco importante na história da música brasileira. Este documentário tem uma estrutura bastante tradicional, com a colagem de depoimentos. Dessa maneira, já que as falas são montadas de maneira linear, ela acaba ajudando a gente a montar uma linha do tempo. De ascensão e queda? Talvez! Veja e depois me conte! 

Fico te devendo uma carta sobre o Brasil – Globo Play

O documentário dirigido por Carol Benjamin conquistou várias menções honrosas por aí. Por exemplo, no festival de documentários É Tudo Verdade, no  32ª IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã. O evento é considerado o maior festival do mundo dedicado ao gênero. No longa, a diretora narra a história das três gerações da própria família, que foi atravessada pela ditadura militar. Além de tudo isso, o nome também é lindo, né! Disponível na Globo Play mas para assinantes do Globosat + canais ao vivo.

Narciso em férias – Globo Play

Esse filme é simples. Caetano Veloso sentado diante de uma parede cinza contando o episódio da prisão dele e de Gilberto Gil durante a ditadura. E isso é tudo! Esse minimalismo, se é que podemos chamar assim, dá uma uma força impressionante para o depoimento. É um dispositivo muito interessante adotado pelos diretores Renato Terra e Ricardo Calil. Caetano conta a terrível experiência de uma maneira muito íntima, que nos aproxima, nos assusta, nos emociona. 

Descarte – Amazon Prime

Que a situação do lixo do mundo é um problema. Todos sabemos. Mas o que cada um pode fazer para ajudar a solucioná-lo? O diretor Leonardo Brant apresenta o trabalho de sete artistas, designers e artesãos que transformam materiais recicláveis em arte. A partir de exemplos de inovação, o longa propõe reflexões sobre a relação do lixo com as cidades, entre outros temas. 

Caetano Veloso no documentário Narciso em férias. Foto: GloboPlay
Caetano Veloso no documentário Narciso em férias. Foto: GloboPlay

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!