Menu
Outros

Cinco documentários nacionais para ver na Netflix

Separamos nesta lista produções variadas em temática e linguagem

Cena de Elena - Foto: Espaço Filmes/ Divulgação

A Netflix se tornou a maior plataforma de streaming do mundo. São mais de 10 milhões de arquivos. Com tanta coisa no catálogo, é difícil escolher o que ver. Desta forma, preparamos uma lista para você que gosta de documentários. São cinco produções brasileiras que mostram facetas diferentes do que tem sido produzido por aqui. Tem produção de Petra Costa, sobre Rita Cadillac e Arnaldo Antunes. Ainda, sobre HIV e sobre produção de jeans em Pernambuco.

Elena

No documentário de uma hora e meia, a diretora, Petra Costa, busca sua irmã mais velha, Elena, que foi para Nova York há 20 anos, para realizar o sonho de ser atriz. Duas décadas depois, Petra e a mãe embarcam atrás da irmã. Durantes as buscas, descobrem o inesperado. As cenas são gravadas pela diretora, que traz para a narrativa cartas e arquivos de infância. Um documentário afetivo que nos toca com leveza. Uma dica: prepara-se para grandes emoções e cair no choro. O longa ganhou seis prêmios, como, por exemplo, o de melhor documentário no Festival de Brasília. Petra é diretora de Democracia em Vertigem e Olmo e Gaivota. Outros dois filmes que devem ser assistidos e estão disponíveis na Netflix.

Estou me guardando para quando o carnaval chegar

O documentário de Marcelo Gomes revela uma crítica social muito forte, mas de uma maneira sutil. O trabalho – quase que escravo – dos moradores de Toritama, Pernambuco, na produção de jeans. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários das fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto no carnaval: quando chega a semana de folga. Vendem tudo que acumularam para curtir uma praia. O interessante é que o próprio diretor revela laços afetivos com longa, explicando sua relação de infância com a cidade.

Carta para além dos muros

Do diretor André Canto, o documentário lançado em setembro deste ano fala sobre a trajetória do HIV e da Aids, com foco no Brasil, por meio de entrevistas com médicos, ativistas e pacientes, além de arquivos. Sendo assim, o longa propõe uma reflexão sobre a evolução dos tratamentos e os desafios e estigmas ainda enfrentados por portadores de HIV. Um longa que cumpre seu papel e dá uma aula sobre a doença. Choca ao mostrar como os portadores eram tratados no passado. Vale a pena ver, refletir e se informar.

Rita Cadillac: A Lady do Povo

É a personalidade por trás de Rita de Cássia, conhecida como Rita Cadillac, que o documentário de Toni Venturi mostra. Desta forma, a montagem apresenta momentos importantes da vida e carreira da chacrete mais famosa do Brasil, a partir de depoimentos e imagens inéditas. O interessante é que o documentário mostra quão difícil foi a vida de Rita antes da fama. Ela que foi criada pela avó e foi mãe cedo.

Com a Palavra: Arnaldo Antunes

O longa é um retrato autobiográfico do poeta, cantor e compositor brasileiro Arnaldo Antunes e seu processo criativo excêntrico. A montagem revisa a carreira do artista desde os primórdios até os últimos lançamentos, com destaque para o período como membro do Titãs e a parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown, no Tribalistas. O interessante é como o artista reflete sobre suas inquietações e realizações. A direção é de Marcelo Machado.

Foto: Cena do documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar – Foto: Divulgação
Conteúdos Relacionados