Artes VisuaisCinemaExposiçãoFériasMúsicaNatalTeatro

Agenda Cultural de 02 a 07 de dezembro

A primeira semana de dezembro em BH chega com grandes festivais, estreias de teatro, música para todos os gostos, exposições inéditas e programação infantil variada.

Parabelo | Foto: Jose Luiz Pederneiras

De dança a grandes shows, de estreias teatrais a homenagens musicais, confira a agenda cultural de 02 a 07 de dezembro. Festivais como o Rede in Dança, Mostra Cena 3×4, Brincante e IlustraBH movimentam a cidade, enquanto nomes como Chico César, Hamilton de Holanda, Veigh, Blitz e Grupo Corpo atraem públicos variados. Há ainda exposições inéditas, programação especial no Planetário, ações educativas, literatura, além de várias atrações gratuitas espalhadas por BH.

Artes Cênicas

Festival Rede in Dança estreia edição presencial em BH, 02/12 a 07/12, Funarte MG e CRD-BH. Festival celebra 10 anos da Rede Sola de Dança com solos, oficinas, encontros e atrações internacionais.

Grupo Corpo faz temporada popular com Parabelo e Gira, 03/12 a 07/12, Cine Theatro Brasil. Companhia apresenta dois marcos do repertório em sessões populares.

Oratório de Natal de Bach ecoa no Teatro da Biblioteca, 04/12 a 06/12, Biblioteca Pública Estadual. Coro e Orquestra 415 apresentam seleção especial da obra.

Clara Nunes inspira espetáculo no Museu da Moda, 04/12, MUMO. Espetáculo une música, dança e ancestralidade.

Glória e Horror em cena na Escola de Teatro PUC Minas, 4 a 6/12, PUC Campus Coração Eucarístico. Adaptação livre do livro de Fernanda Torres ganha três apresentações com entrada gratuita.

Peça ‘Corpo d’água’ encerra formação do Teatro do Cefart, 04/12 a 14/12, Teatro João Ceschiatti. Montagem inspirada em García Márquez investiga saberes sobre a morte.

Espetáculo ‘Emaranhado’ estreia com destaque visual, 05 a 07/12, Funarte MG. Espetáculo reúne pesquisas de cenografia e caracterização do Bacharelado em Teatro da UFMG em três sessões gratuitas.

Mostra ‘Primeira Infância’, 05/12 a 29/12, CCBB. Programação com espetáculos, oficinas, cinema e exposição para bebês e crianças.

Palhaço(s) celebra 12 anos com sessões gratuitas, 05/12 a 07/12, Teatro SESIMINAS. Montagem com interação direta com o público.

‘Djavan – O Musical’ chega ao Palácio das Artes, 06/12 e 07/12, Palácio das Artes. Espetáculo homenageia vida e obra do artista.

Mostra Cena 3×4 apresenta estreias inéditas em BH, 06/12 a 14/12, diversos locais. Produções inéditas de quatro companhias movimentam a cena teatral.

Encontro inesperado guia “De repente, nós” em BH, 06/12 e 07/12, Cine Theatro Brasil. Peça de Renê Belmonte com Bernardo e Luiza Filaretti.

“Somos Todos Diferentes” na MostrArte Feluma, 07/12, Teatro Feluma. Espetáculo une ballet, violão e inclusão.

Música

Cantada de Natal do Coral Lírico de Minas Gerais, 02/12, TRT-MG. Coral apresenta repertório natalino gratuito.

Orquestra de Câmara Sesc recebe Renegado, 03/12, Sesc Palladium. Show do projeto Orquestra Convida com ingressos populares.

Maria Bragança Quarteto lança single dedicado a Chiquinha Gonzaga, 03/12 a 30/12, Café com Letras. Lançamento de “Homenagem a Chiquinha”.

OSMG encerra Série Pianíssimo com Nahim Marun, 03/12, Palácio das Artes. Concerto com obras de Khachaturian, Prokofiev e Dvo?ák.

Chico César celebra 30 anos de “Aos Vivos”, 04/12, BeFly Minascentro. Revisita clássicos do álbum histórico.

Oratório de Natal de Bach no Teatro da Biblioteca, 04 a 06/12, Biblioteca Estadual. Versão especial da obra sacra.

Hamilton de Holanda e Mestrinho no Baretto BH, 04/12, Hotel Fasano. Dupla apresenta repertório intimista.

Shostakovich na Sala Minas Gerais, 04 e 05/12, Sala Minas Gerais. Filarmônica apresenta a Sétima Sinfonia.

Encontro da Música Mineira encerra edição, 05 e 06/12, Sesc Palladium. Dois shows gratuitos celebram finalistas e o Clube da Esquina.

Música no final de semana

Tico Santa Cruz agita o Último Rock do Ano, 06/12, Praça JK. Show com entrada gratuita até 15h.

Veigh apresenta EVOM Tour em BH, 06/12, BeFly Hall. Show do álbum “Eu Venci o Mundo”.

Tributo ao Samba celebra tradição, 06/12, Quadra Escola de Samba Cidade Jardim. Evento com artistas convidados.

Canjerê no Reinado celebra samba, fé e ancestralidade, 06/12, Centro Cultural Venda Nova. Edição fecha 2025 com Adrielle Assis, Mametu Muiandê e programação gratuita.

Blitz traz turnê “Agora é a Hora”, 07/12, BeFly Minascentro. Show celebra 40 anos de carreira.

Orquestra Ouro Preto celebra Gonzagão, 07/12, Sesc Palladium. Encerramento da Série Domingos Clássicos.

Atom celebra 50 anos de “Wish You Were Here”, 07/12, BeFly Hall. Show imersivo recria álbum do Pink Floyd.

Davi Fonseca leva “Viseira” ao Música de Domingo, 07/12, Teatro Francisco Nunes. Show gratuito reúne o artista e os convidados Rafael Martini e Juliana Perdigão.

Literatura

Coleção Brasis reúne 20 novas dramaturgias do país, 02/12, Cine Santa Tereza + online. Lançamento de três volumes com textos inéditos.

Piquenique Literário celebra 13 anos do Na Pracinha, 05/12, Parque das Águas Burle Marx. Leitura e atividades para famílias.

Lançamento de ‘Pedra de ler’ investiga força do Espinhaço, 06/12, Vila 211. Romance estreia Rodrigo Bragamotta na ficção longa e dialoga com tradições do território.

Exposições

Projeto Estação abre exposição sobre memórias ferroviárias, 03/12 a 19/12, Escola de Design UEMG. Fotos e curtas do percurso por sete cidades mineiras.

Exposição “Por Onde Andei” , a partir de 04/12, Bar Estabelecimento. Mostra fotográfica de Sylvia Vianna e Tony Simmonds.

Exposição ‘Volta Funda’ de Eduardo Fonseca, 02/12 a 25/01, Casa Fiat de Cultura. Reencontro do artista com BH após 14 anos.

Instalação inédita de Daiara Tukano, 07/12/2025 a 28/02/2026, CCBB BH. Obra ocupa o pátio do centro cultural com mais de 100 pássaros e convida o público a refletir sobre ancestralidade, espiritualidade e preservação da floresta.

Festivais

Festival Brincante valoriza a infância afro-brasileira, 04/12 e 06/12, Orbi Conecta e Casa Gamela. Programação gratuita com oficinas e vivências.

Feira Nacional de Artesanato, 03/12 a 07/12, Expominas. Evento reúne artesãos de todo o país.

IlustraBH estreia feira dedicada à ilustração, 06 e 07/12, Mama/Cadela. Feira de ilustradores da capital e RMBH.

Outros Destaques

Papai Noel chega em cortejo circense no Projeto Partilha, 05/12, Barreiro. Evento gratuito com música, circo e oficinas.

Planetário da UFMG com sessões gratuitas, 07/12, Espaço do Conhecimento UFMG. Programação especial com exibição inédita.

CCBB Educativo com sarau ancestral e contação de histórias, 04 e 05/12, CCBB BH. Atividades para todas as idades.

Bordando Constelações promove criação artística no museu, 06/12, Espaço do Conhecimento UFMG. Oficina ensina bordado à mão inspirado no zodíaco em atividade gratuita neste sábado.

Espaço Baila celebra 27 anos com homenagem ao cinema
, 06/12, Espaço Cênico Escola de Atores. Baile convida o público a ir à caráter e reúne performances, filmes, shows e DJ.

Cinema

Cinema dos Quilombos ocupa BH com 7ª edição, 3 a 7 de dezembro, Cine Santa Tereza. Mostra exibe produções quilombolas de todo o país, com sessões no Cine Santa Tereza e debates após as exibições.

Mostra MUMIA exibe 204 filmes e debate guerra e paz em BH, 2/12 a 12/12, Cine Humberto Mauro, Biblioteca Pública de Minas Gerais, Instituto Undió, C.A.S.A Centro de Artes Suspensa Armatrux e no Museu da Imagem e do Som. Festival chega à 23ª edição com sessões presenciais e exibições on-line.

Acompanhe a nossa Agenda Cultural e nos siga no Instagram @culturadoria.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Júnio de Carvalho

Publicado em 02/12/25

Compartilhar nos Stories

Parabelo
Artes VisuaisCinemaExposiçãoFériasMúsicaNatalTeatro
Agenda Cultural de 02 a 07 de dezembro

A primeira semana de dezembro em BH chega com grandes festivais, estreias de teatro, música para todos os gostos, exposições inéditas e programação infantil variada.

Parabelo | Foto: Jose Luiz Pederneiras

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura