Música

Tudo que você precisa saber para ir ao Festival Sensacional

Agnes Nunes no Festival Sensacional em 2022. Foto: Bruno Figueiredo

O festival Sensacional será realizado no próximo fim de semana no Parque Ecológico da Pampulha

Por Helena Tomaz | Assistente de Conteúdo

No próximo fim de semana, as atrações culturais de Belo Horizonte se concentram no Festival Sensacional. O evento será realizado em dois momentos: a noite de abertura, na sexta feira à noite, será exclusividade de Gilberto Gil e família, com show da turnê “Nós, a gente”. Já o sábado terá programação intensa, com nomes como Marina Sena e Gloria Groove.

Localização

Neste ano, o Sensacional resolveu continuar a escolha de 2022 pelo espaço para sediá-lo: assim, o festival tomará conta do Parque Ecológico da Pampulha. A localização abre novas possibilidades para o evento, como poder dispor de mais palcos, bem como uma estrutura diferenciada das edições passadas. Por outro lado, implica em algumas questões de logística. 

Um exemplo é que o público que quiser ir de carro não contará com vagas para estacionamento. Por isso, a produção do evento vem recomendando fortemente, em publicações nas mídias sociais, que os pagantes se desloquem por outros meios, como carros de aplicativo ou táxis. 

Para suprir a necessidade de o fã poder contar com o retorno garantido para casa após o evento, o festival resolveu oferecer ingressos para o transporte de volta, tanto no dia 23 (a noite de abertura) quanto no dia 24. 

Assim, em parceria com a Transgodoi, um ônibus especial sairá do Parque Ecológico com destino à Praça da Estação, que, como todo mundo sabe, fica no centro da cidade. O transporte, vale dizer, estará disponível entre as 21h e as 23h, e as passagens custarão R$ 22. O serviço, no entanto, será exclusivamente para a volta do festival, e não para a ida. 

Nas mídias sociais, o Sensacional também divulgou um mapa de como será a estrutura do evento no dia 24: 

Noite de abertura

A noite de abertura do festival será dedicada a um único show: Gilberto Gil e família apresentarão o espetáculo da turnê “Nós, a gente”, que teve sua estreia no Rio de Janeiro, no último fim de semana. A abertura dos portões será às 17h. A previsão é que o show começará às 20h. O evento termina às 22h. 

Além de passar por diversas cidades do Brasil, a turnê também fez passagem por 14 cidades na Europa. Além disso, a viagem rendeu a segunda temporada do reality show da família, chamada “Viajando com os Gil” (que sucede a temporada “Em casa com os Gil”, gravada durante a pandemia da Covid-19). 

Trailer da segunda temporada da série que acompanha a família, chamada de “Em casa com os Gil”, que será lançada no próximo dia 30.

No show, estarão nada menos que os 20 membros da família (avô, filhos, netos e bisneta). Desde janeiro, Preta Gil enfrenta um câncer de intestino, que chegou a provocar uma sepsemia. 

No último sábado, no entanto, para alegria de seus fãs, a cantora, hoje com 48 anos, se apresentou ao lado da família no Rio de Janeiro – e sim, confirmou presença no Sensacional. 

No palco, depois de ter caído no choro ao ser ovacionada pela plateia, a filha de Gil e Sandra Gadelha declarou, emocionada: “Sou preta, sou gorda, sou bissexual, estou tratando um câncer e vou vencer. Estou solteira, e sou filha do imortal Gilberto Gil”.

Segundo dia

O segundo dia de festival será movimentado. O evento vai contar com três palcos: Sensacional, Híbrido, Chacoalha e Masterplano (de música eletrônica). Os portões serão abertos ao meio-dia. Já às 13h haverá a apresentação “Caminhos de Pachamama contra o Marco Temporal”, enquanto às 13h30 começarão os shows. 

Entre os destaques do line up, estão Gloria Groove, Marina Sena, Nação Zumbi e Flora Matos. Neste post, você confere o horário de cada apresentação. 

Também haverá praça de alimentação, mas a produção do evento não divulgou quais bares e restaurantes estarão presentes. 

Acessibilidade

Além disso, o Sensacional divulgou alguns serviços disponíveis para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ao festival.

Além da oferta de cadeiras de rodas e de áreas reservadas próximas ao palco, as pessoas com deficiência terão acesso prioritário. Os shows contarão, também, com intérprete de libras e a praça de alimentação, com cardápio em braile. Por fim, a produção do evento divulgou que haverá guias de inclusão para atender às pessoas com deficiência.

Festival Sensacional Foto Qu4rto Studio
Festival Sensacional, em edição passada. Foto: Qu4rto Studio

Febre maculosa

Com o aumento de casos de febre maculosa, doença transmitida por carrapatos, no Brasil, pessoas que já haviam comprado ingressos para o festival demonstraram preocupação com o risco de contaminação diante do local escolhido para sediar o Sensacional. 

No Instagram, no entanto, o festival se pronunciou, informando algumas medidas para prevenção da doença. Por fim, a equipe do Sensacional ressaltou que não há capivaras (hospedeiras do carrapato-estrela) no parque há dez anos, que ainda não foram confirmados casos da doença em Belo Horizonte e que equipe de manutenção do parque já toma medidas de proteção contra carrapatos, como a proibição da entrada de animais de estimação, a irrigação frequente das áreas do parque e a manutenção do gramado em níveis baixos. 

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 21/06/23

Compartilhar nos Stories

Agnes Nunes no Festival Sensacional 2022. Foto: Bruno Figueiredo
Música