A 13ª Mostra CineBH está bombando em Belo Horizonte e tem entrada gratuita. Confira as nossas dicas e apostas para a edição deste ano e prepare-se para curtir a programação até domingo. Entretanto, antes de falar o que mais de gratuito tem na cidade vamos fazer um giro pelo que está rolando no Brasil e no mundo na cultura?
A edição de número 71 do Emmy Awards é realizada neste domingo. O prêmio prestigia programas e profissionais que são excelência na indústria da televisão. Em resumo, ele é equivalente ao Oscar (cinema), ao Tony (teatro) e ao Grammy (música). Pensando na premiação, o site A Escotilha fez uma lista com cinco séries para conhecer antes do Emmy 2019.
A fotógrafa mineira Liza Moura fez uma série sobre os índios da Amazônia e foi a vencedora do prêmio Découverte no 25º Perpignan OFF. O evento é paralelo ao Festival Visa Pour L’image (Festival Internacional de Fotojornalismo).
Agora sim, vamos às dicas para a agenda do fim de semana.
Festival Somos Comunidade
Foto: Bendita Conteúdo & Imagem
Festival Somos Comunidade
Agora em formato de Festival, o evento apresenta a peça Somos feitos de sonhos com programação ao longo de todo o sábado. Marcelo Veronez, Adrianna e Pedro Morais fazem apresentações solo durante o dia e também participam do espetáculo. Somos feitos de sonhos é resultado da atuação socio-cultural do Instituto Unimed-BH no Morro das Pedras. Com objetivo de descentralizar a cultura e levar o espetáculo até as pessoas, a sexta edição do Somos Comunidade é realizado na Zona Norte de Belo Horizonte. A noite termina em ritmo de Tim Maia e Jorge Ben Jor com a banda Chama o Síndico. Leia a matéria do Culturadoria e conheça mais sobre o projeto.
[O QUE] Festival Somos Comunidade [QUANDO] 21 de setembro, 15h [ONDE] Parque Lagoa do Nado – R. Des. Lincoln Prates, 240, Itapoã – BH [QUANTO] Entrada gratuita
Cia Agnes – Zona Quente
O espetáculo Zona Quente volta a ser apresentado pela Companhia de Dança Agnes. O trabalho é inspirado no conto de mesmo nome que faz parte do livro Reclusos do tempo, do moçambicano Alex Dau. A direção geral fica a cargo de Stella Soares e a direção artística é de Emerson Guilherme. Zona Quente conta a história de Elisa e o seu encontro com João Mapala em Maputo, capital de Moçambique. O livro foi lançado em 2009, reúne 12 contos e um glossário. Nos 45 minutos de apresentação, a trilha sonora é composta por canções como Home Wind (John August), A Dub For Akufen (Deadbeat), For a Moment (To Rococo Rot and I-Sound), Awakening of a Woman (The Cinematic Orchestra), Walk Ten Miles (Mum), Dead Can Dance (Song of the Stars) e African Central Soul – Guitar Mix (Homeboyz Muzik).
[O QUE] Cia Agnes – Zona Quente [QUANDO] 20 de setembro, 19h [ONDE] Centro Cultural Salgado Filho – Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho – BH [QUANTO] Entrada gratuita
13º Primavera nos Museus – Bebês dentro do Museu: Barroco em notas pequenas
O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale realiza uma atividade direcionada para bebês neste fim de semana. Os pequenos que tiverem entre um e dois anos, assim como toda a família, participam de uma dinâmica lúdica desenvolvida na sala Casa da Ópera. Na atividade adultos e crianças vivenciam uma experiência sensorial e musical. Tudo isso em uma viagem ao tempo do Barroco Mineiro, que foi um movimento artístico do século XIX.
[O QUE] 13º Primavera nos Museus – Bebês dentro do Museu: Barroco em notas pequenas [QUANDO] 22 de setembro, 11h [ONDE] Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, 640, Funcionários – BH [QUANTO] Inscrições gratuitas e limitadas pelo telefone: (31) 3343-7317
Show Ubuntu – Bárbara Barcellos
Eu sou porque nós somos. Esse conceito de origem africana moveu a artista mineira Bárbara Barcellos na produção do seu primeiro CD, Ubuntu. O disco foi lançado no ano passado. A apresentação deste fim de semana conta com a participação de Beto Lopes, Neto Bellotto, Jorge Continentino e Paulo Frois. Bárbara Barcellos participou da turnê de Milton Nascimento em 2017 é já é considerada a nova geração do Clube da Esquina.
[O QUE] Show Ubuntu – Bárbara Barcellos [QUANDO] 21 de setembro, 20h [ONDE] Centro Cultural Padre Eustáquio – Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio – BH [QUANTO] Entrada gratuita
Lançamento da biografia “Eu sou assim Eu sou Speed”
Speed é ex-integrante do Planet Hemp e foi parceiro de Black Alien no rap. Agora, ele está sendo homenageado no livro Eu sou assim eu sou Speed. O lançamento da biografia sobre Cláudio Marcio de Souza Santos é no dia 21. O evento de lançamento do livro em Belo Horizonte é promovido por Talles Dusares, que era amigo e parceiro de Speed. Quem participar do evento ainda poderá ver uma pocket show de Dusares e bate papo com Pedro de Luna, autor do livro juntamente com Rafael Porto.
[O QUE] Lançamento da biografia “Eu sou assim Eu sou Speed” [QUANDO] 21 de setembro, 21h [ONDE] Déjá- Vú – R. Sergipe 1395, Savassi – BH [QUANTO] Entrada gratuita
[culturadoriaads]