fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cultura para enfrentar a quarentena: confira nossa programação de lives

Projeto do Culturadoria convida artistas a se apresentarem ao vivo em nosso Instagram para amenizar o tédio durante a quarentena

Por Thiago Fonseca *

21/03/2020 às 15:05 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto montagem Fernanda Peixoto / Culturadoria
Na última quinta-feira, dia 19, abrimos um chamamento para artistas e educadores para se apresentarem nas nossas redes em tempos de quarentena. Uma forma de levar mais cultura às pessoas, que estão em casa, em tempos tão difíceis.
Tivemos muitos inscritos e convidados. Selecionamos 16 que levarão cultura, arte, entretenimento e educação até você, em lives, pelo Instagram do Culturadoria durante cinco dias, em horários diversos. A programação esta bem vasta.

Programação

A programação começa na segunda-feira, dia 23, e termina na sexta-feira, dia 27. Abrimos nossa live às 17h com aula de dança Flamenca com Ana Carolina Pires, da escola Luna Flamenca. Ás 18h tem bate-papo com Roger Deff. O jornalista, rapper e agitador cultural terá uma conversa com Carol Braga sobre o papel da cultura nesses tempos de pandemia. Logo em seguida, às 20h30, é hora de meditação, improviso e música com Bia Nogueira.
Já na terça-feira, dia 24, às 9h vamos ter uma aula de meditação com Tamira Marinho. “As meditações guiadas são um instrumento muito importante para a gente manter a nossa mente em um lugar razoável em um período de tantas incertezas. Sendo assim, a ideia é poder compartilhar esse momento de olhar pra si com cuidado. Sendo assim, vamos fazer uma meditação curta, vou guiar e ensinar umas técnica e tirar dúvidas. Todos podem participar” explica Tamira. A noite é hora de bate-papo com Marcelo Veronez, às 18h. E às 19h pocket show com Julia Ribas.

Humor, comunicação e música

Na quarta-feira, dia 25, tem pocket show e bate-papo com o músico Gabriel Andrade Guimarães. Às 18h tem bate- papo e humor com a rainha da comédia mineira: Titia Kayete. “Em resumo, vou dar dicas de filmes, livros, séries, vamos conversar e vai ter uma pimentinha. Vamos ter um sorteio de temas para debates. Um talkshow onde as pessoas vão participar. Vamos ferver! Dá para fazer arte sem sair de casa”, conta Kayete. Em seguida, às 19h, tem música com Joana Bentes.
A quinta-feira, dia 26, começa com bate-papo sobre a comunicação. Às 10h, Erika Pessoa, SEO da Pessoa Comunicacao dará cinco estratégias de comunicação para o momento de crise do Coronavírus com cases de boas práticas. Às 18h, tem música e performance com Josi Lopes e às 21h tem música, aula e bate-papo com Claudia Manzo.
Por fim, para fechar a semana, a sexta-feira dia 27, começa com aula de ginástica elementar com Marcos Tó, ex-bailarino do grupo Primeiro Ato. Às 18h tem show de canções autorais com Anne Chaves e às 18h30 show de ClaraxSofia.

Clara x Sofia farão show na sexta-feira, dia 27, às 18h30 –  Foto: Fernanda Sá Motta / Divulgação

Como funciona

Vai funcionar assim: No horário combinado Carol Braga entra ao vivo, na live, no Instagram do Culturadoria e vai chamar o convidado, que estará na casa dele. Os dois vão fazer uma introdução do assunto da live e depois seguem com a proposta. Dessa maneira, ao longo da apresentação, Carol fará intervenções e mediara a live que terá duração de cerca de 30/40 minutos. A transmissão será pelas duas redes, do Culturadoria e do convidado. Você aí de casa pode interagir mandando perguntas e comentando o que tem achado.
A ideia do projeto de lives surgiu após muitos artistas no Brasil e exterior terem demonstrando a ideia de conteúdo compartilhado. Anitta, por exemplo, abriu as próprias redes para oferecer coisas diferentes para os fãs dela. Nossa proposta é cuidar da nossa saúde mental. Sendo assim, queremos por meio das lives levar cultura até você e mostrar o poder que ela tem para minimizar as fortes ondas de ansiedade.
photo

Shows on-line: lista de apresentações musicais para ver ao vivo de casa

A cada dia surgem novas informações de bandas, músicos, produtores que inventam festivais on-line para cuidar do bem-estar das pessoas. A lista só aumenta. Claro que estamos de olho! “Tenho achado maravilhosa a iniciativa dos shows online. Para a gente que trabalha com o público, é muito angustiante essa condição de confinamento. Pelo menos eu […]

LEIA MAIS
photo

Sobre o Rio: conheça intervenção artística que revela rios canalizados em BH

Você já reparou que em algumas esquinas de Belo Horizonte, além dos nomes das ruas começou a aparecer recentemente uma placa diferente? Ela é branca e diz Córrego do Leitão. Trata-se de uma inusitada instalação criada pela artista visual Isabela Prado. Ela começou a pensar nesse projeto em 2006 e, curiosamente, a execução coincidiu com […]

LEIA MAIS
photo

Cinco palestras do TED que podem te inspirar durante a quarentena

Em uma das reflexões que registrou no livro TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público, Chris Anderson, o editor, assume o objetivo de convencer cada leitor de uma coisa. No futuro que já se tornou presente, é fundamental saber falar em público. Ou seja, na opinião dele, é uma aptidão imprescindível. […]

LEIA MAIS