Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça Kali Uchis, artista revelação que está dominando as paradas de sucesso

Artista figura nas primeiras posições das paradas de sucesso pelo mundo e foi vencedora do Grammy em colaboração com Kaytranada pela música “10%”, indicada na categoria Melhor Gravação Dance..
kali uchis
Foto: Rich Polk / Getty Images for IMD

É fato: Kali Uchis é o nome do momento. Aos 26 anos a artista está dominando as paradas de sucesso com o hit telepatía. Com sonoridade envolvente e dançante, une R&B, pop, hip hop e neo soul para compor músicas com um diferencial: não ser mais do mesmo. Ou seja, produz em contramão ao nicho da indústria musical atual.

A canção que lançou de vez Kali Uchis no cenário mundial faz parte do segundo álbum de estúdio Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios), lançado em novembro de 2020 pela Interscope Records. Curiosamente, é a mesma que gravou outros nomes de destaque como Billie Eilish e Olivia Rodrigo. telepatía não recebeu investimentos para ser “música de trabalho” e o crescimento foi orgânico. Isso porque foi bastante utilizada para desafios de maquiagem no Tik Tok, alcançando diferentes públicos. Atualmente, a canção está em quinto lugar no Top Mundial do Spotify, mas já alcançou o topo das paradas em dezenas de países, como Estados Unidos e México, por exemplo.

Pensando em toda essa ascensão e relevância cada vez maior na música, a seguir trazemos alguns pontos de destaque da carreira da artista.

Primeiros passos

Originalmente Karly-Maria Loaiza, Kali Uchis nasceu na Virgínia, EUA, após pais fugirem do Conflito Colombiano. Dessa forma, cresceu entre os dois países. Aprendeu tocar piano e saxofone e participou de uma banda de jazz. Além disso, constantemente faltava às aulas para explorar o laboratório da escola. A experiência com fotografia ajudou a artista a ter noções de design e a criar capas de algumas das próprias gravações. Escrevia poemas, músicas e, de início, não tinha a intenção de cantar, se atendo também à direção de filmes e produção.

O primeiro lançamento na música foi em 2012 com a mixtape Drunken Babble. O trabalho foi feito de forma caseira em um computador e se destacou pelas influências de reggae, R&B e doo-wop, um estilo com base no rhythm e blues. O trabalho chamou atenção de gente grande, como Snoop Dogg. Entretanto, foi necessário insistência para continuar no ramo. Ela trabalhou durante um tempo como caixa em um supermercado para juntar dinheiro e se mudar para Los Angeles. Por lá, em 2014, trabalhou com Snoop Dogg na música On edge

Atuação na música

Em 2015, lançou o primeiro EP com características mais pessoais e imprimiu identidade própria. Por vida, também apareceu com arranjos mais elaborados e assinatura na produção de Diplo e Tyler The Creator, dois músicos de renome. A produção teve boa recepção e Kali Uchis saiu em turnê pelos Estados Unidos e Canadá junto a Leon Bridges.

O primeiro sucesso comercial foi ao lado de Daniel Caesar em 2016. A música vendeu mais de três milhões de cópias entre streamings, visualizações e vendas digitais nos EUA. Mas não parou por aí, Kali Uchis também colaborou com Gorillaz, Juanes, Jorja Smith e abriu a turnê internacional de Lana Del Rey. O primeiro disco, Isolation (2018), foi feito totalmente em inglês, mas foi mais uma prova de consolidação da artista na cena. Isso porque foi bem recebido pelo público e pela crítica, incluído na lista de melhores álbuns em publicações como Billboard, The Guardian e Pitchfork.

Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios) e o sucesso internacional

Lançado em 18 de novembro de 2020, Sin miedo veio depois de alguns trabalhos pré-pandemia e durante o isolamento social. O disco se destaca pela maturidade cada vez mais forte de Kali Uchis e a vibe sensual mais presente. Além disso, o álbum é majoritariamente cantado em espanhol, o que remete às raízes colombianas da cantora e dialoga com o inglês, língua que a acolheu.

No caso específico de telepatía, a música começou a viralizar no Tik Tok, plataforma que vem lançando muitos hits e artistas. A canção entrou na Billboard Hot Latin Songs e, depois na terceira posição do Spotify dos EUA e Billboard Hot 100. O clipe da canção chegou em março e Kali Uchis retornou à cidade natal, Pereira, para fazer a gravação. 

kali uchis
Capa do disco Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios). Crédito: Interscope / EMI

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]