Gastronomia

Confraria do Queijo inicia temporada aberta ao público

Encontros mensais reúnem produtores, especialistas, debates técnicos e jantares harmonizados no Centro de Referência do Queijo Artesanal.

Foto: Camila Dornelles

14/07/2026 a 14/07/2026
19:30
Presencial
Pago
R$80
Centro de Referência do Queijo Artesanal - MG - Rua Adriano Chaves e Matos - Olhos d'Água, Belo Horizonte - MG, Brasil
LINK PARA COMPRA DE INGRESSOS Ao clicar no botão você verá um anúncio

O queijo artesanal mineiro será o ponto de partida para uma série de encontros que unem histórias, conhecimento técnico e gastronomia. O Centro de Referência do Queijo Artesanal lança, no dia 14 de julho, às 19h30, a nova temporada da Confraria Mineira do Queijo Artesanal.

Em seu segundo ano, o projeto passa a receber o público. Além disso, a iniciativa será institucionalizada com a posse de sua diretoria. A programação também ganha debates técnicos com produtores, pesquisadores, especialistas e profissionais ligados ao setor.

O primeiro encontro terá como tema “Queijo autoral: tradição, identidade, inovação?”. A proposta é discutir os caminhos da produção artesanal contemporânea. O debate também abordará as possibilidades da inovação e a criação de identidades queijeiras relacionadas aos territórios de Minas Gerais.

A cada mês, um produtor convidado apresentará sua trajetória, seus métodos de trabalho e as características do queijo escolhido para a edição. Em seguida, o produto será harmonizado com outro item mineiro. A seleção poderá incluir bebidas, doces, pães artesanais, defumados e outras opções gastronômicas.

A experiência ainda contará com um jantar harmonizado. O menu será elaborado especialmente para cada encontro pela chef Pamela Correa, do Centro de Referência do Queijo Artesanal.

Encontros valorizam produtores e territórios mineiros

A Confraria Mineira do Queijo Artesanal é conduzida pelo professor Elmer de Almeida. Especialista em queijos artesanais mineiros, ele também atua como consultor do Centro de Referência do Queijo Artesanal.

Para Elmer, a abertura ao público amplia o diálogo sobre a cadeia produtiva. “Mais do que uma experiência gastronômica, a Confraria é um encontro de histórias, territórios e conhecimento. Queremos que o público conheça de perto quem produz, entenda os processos, os desafios e a riqueza cultural que existe por trás de cada queijo artesanal. Com os debates técnicos, ampliamos ainda mais esse espaço de diálogo e construção coletiva”, destaca.

O Centro de Referência funciona no Espaço 356, no bairro Olhos d’Água. O local reúne uma exposição permanente sobre o queijo artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à gastronomia, anfiteatro, área de convivência e cozinha didática.

O espaço também recebe atividades formativas e visitas guiadas gratuitas para escolas e grupos. A visitação geral é gratuita às quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 18h.

O CRQA integra um centro cultural formado também pelo Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias. A escola social de gastronomia recebe assinatura do chef Leo Paixão e atua na formação e na inserção produtiva de jovens.

Serviço

Lançamento Confraria Mineira do Queijo Artesanal
Tema: Queijo autoral: tradição, identidade, inovação?
Data: 14 de julho
Horário: 19h30
Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal — Espaço 356
Endereço: Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água, Belo Horizonte

Ingressos a R$80, pela Sympla.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 10/07/26

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura