Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Us Motoca é o vencedor do Comida di Buteco 2023

Gostou? Compartilhe!

Com o petisco Motoca Ribs, o estabelecimento ganhou a etapa estadual e, agora, concorre à nacional do Comida di Buteco

Com o petisco Motoca Ribs, o buteco Us Motoca foi o vencedor da 23ª edição do Comida di Buteco de Belo Horizonte. O anúncio foi feito na noite da segunda-feira (22), no Espaço Centro e Quatro Cultural, com a presença dos 95 bares concorrentes deste ano.

O resultado garante ao Us Motoca a participação na premiação nacional do concurso. O casal Jeison Vaz e Kelly Duarte, que comanda o estabelecimento, comemorou: “A casa encheu todos os dias, sempre com fila de espera”, diz Jeison. “É uma sensação indescritível, a maior realização profissional das nossas vidas”, complementa ele, sobre ter vencido o Comida di Buteco BH.

O Motoca Ribs, prato que acabou faturando o certame Comida di Buteco 2023 (Rodney Costa/Divulgação)
O Motoca Ribs, prato que acabou faturando o certame Comida di Buteco 2023 (Rodney Costa/Divulgação)

O segundo lugar do circuito de BH ficou com o Espetinhos do Paulão e seu Maçã do Pecado. Já o Leo da Quadra conquistou a terceira colocação, com o prato Pudim di Buteco. O quarto lugar do Comida di Buteco BH 2023 ficou com o De Lá pra K, do Café Palhares. Enquanto isso, o quinto lugar, com o Spetim, com o prato No Pio do Boiadeiro.

Crescimento

Diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira conta que, em âmbito nacional, em 2023, o certame superou a marca de um milhão de votos. Ou seja, um crescimento de 50% em relação a 2022.

A 23ª edição do Comida di Buteco foi a maior já realizada desde o lançamento do concurso. Ao todo, reuniu mil bares participantes em 24 circuitos e mais de 40 cidades espalhadas pelo Brasil.

Com o tema “Ervas e Especiarias”, os petiscos concorrentes tiveram o preço estipulado em R$ 30. Os concorrentes foram avaliados nos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Etapa nacional

Em Belo Horizonte, o período para visitar os “butecos” e votar aconteceu entre 7 de abril e 7 de maio.
Com a vitória regional, o buteco Us Motoca entra para a segunda etapa do Comida di Buteco 2023. Assim, receberá a visita de um outro corpo de jurados, que irá avaliar os campeões de cada cidade para, então, eleger o Melhor Buteco do Brasil.

Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional do Comida di Buteco.

Comida di Buteco – Premiação em BH

Melhor Buteco
1º lugar – Us Motoca– (Bairro Camargos)

Petisco: Motoca Ribs (Costelinha suína marinada em molho chimichurri, assada, coberta com farofa de torresmo. Acompanhada de Gratin de batata ao molho Masala cremoso e gratinado com parmesão.)

2º lugar – Espetinhos do Paulão – (Bairro Nova Cachoeirinha)
Atração: Maçã do Pecado (Maçã de peito com batata bolinha salteada de cheiro verde e pimenta biquinho. Acompanha torrada ao azeite conservado de ervas e alho desidratado)

3º lugar – Leo da Quadra – (Bairro Barreiro)
Petisco: Pudim di Buteco (Polenta recheada com linguiça e alho-poró. Acompanhado de língua ao molho)

4º lugar – Café Palhares – (Bairro Centro)
Petisco: De Lá pra K (Charutinhos de folha de couve recheados com galinhada mineira e aromatizados com especiarias árabes e ervas brasileiras. Acompanha misturinha de pimentas aromatizadas com anis estrelado e torresmo de pele de frango.)

5º lugar – Spetim – (Bairro Silveira)
Petisco: No Pio do Boiadeiro (Cupim assado com erva doce, num baita molho, acompanhado de purê rústico de moranga com gengibre e conserva de cebola roxa

Desafio Frontera

1º lugar – Bar Bambú – Bairro Salgado Filho
2º lugar – Us Motoca – Bairro Camargos
3º lugar – Café Palhares – Bairro Centro

Desafio Seara

1º lugar – Prado Beer – Bairro Prado
2º lugar – Us Motoca – Bairro Camargos
3º lugar – Quioxque Botequim Carioca – Bairro Palmeiras

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]