Uncategorized

Comida di Buteco em BH: veja os sete bares mais premiados dos últimos anos e imperdíveis em 2023

Já Toi No. Foto Rodney Costa.

Concurso Comida di Buteco, que começa hoje, vai até 7 de maio na capital mineira com 95 participantes e todos os petiscos a R$ 30

Por Aline Gonçalves | Colunista de gastronomia

São 95 bares participantes por toda Belo Horizonte (quase 1.000 no país). O Comida di Buteco, evento que surgiu na capital mineira e se espalhou pelos quatro cantos do Brasil, está de volta a partir de hoje (7 de abril) e vai até 7 de maio. Desta vez, o concurso terá um tema, Ervas e Especiarias, e também petiscos com preço fixo, por R$ 30, como já ocorreu em outras ocasiões. 

Esta é a 23ª edição do Comida di Buteco (CdB), que fez uma pausa em 2020, seguiu o modelo híbrido em 2021 e, após a retomada em 2022, agora volta com tudo. 

A praça mais antiga, no caso, Belo Horizonte, reúne nomes consagrados entre os botequeiros. Para quem não está tão por dentro, o Culturadoria lista, abaixo, aqueles que mais estiveram entre os cinco melhores bares nos últimos cinco anos do concurso. A lista traz dois representantes do Barreiro e um bar com 85 anos de história, além de outros nomes imperdíveis.

Veja os bares mais premiados nos últimos cinco anos de concurso em BH e que são boas apostas para 2023

Café Palhares.

É o ‘nome a ser batido’ no festival, já que é o atual bicampeão, com os títulos de 2022 e 2021. O boteco, que completa 85 anos em 2023, fica no centro de BH.

Petisco: De Lá pra K – charutinhos de folha de couve recheados com galinhada mineira e aromatizados com especiarias árabes e ervas brasileiras. Acompanha misturinha de pimentas aromatizadas com anis estrelado e torresmo de pele de frango

Rua dos Tupinambás, 638, centro

Já To Inno.

Desde de 2014, quando venceu (assim como em 2015 e em 2016), este bar nunca mais saiu do top 5 do festival. Atual terceiro lugar, ficou na quarta posição  em 2021, e segundo lugar em 2019, 2018 e 2017. É tanto prêmio que não há como desrespeitar. 

Petisco: 51 – discos de mandioca e provolone empanados com noz-moscada, páprica defumada e farinha Panko, cobertos com costelão desfiado regados ao molho chimichurri
Rua Benjamim Dias, 379, Barreiro

Us Motoca.

É o atual quarto lugar, e, em 2021, foi vice-campeão. Como o nome sugere, é um bar temático, com decoração rústica. 

Petisco: Motoca Ribs  – costelinha suína marinada em molho chimichurri, assada, coberta com farofa de torresmo. Acompanha batata gratinada ao molho Masala cremoso e gratinado com parmesão
Rua Blenda, 91, Camargos

Leo da Quadra

Foi quinto lugar em 2022 e também em 2021. É mais um representante do Barreiro para ficar de olho nesta edição.

Pudim di Buteco – Polenta recheada com linguiça e alho-poró. Acompanha língua ao molho.

Rua Oliveira Lisboa, 107 – Barreiro

Leo da quadra. Foto Eller Zant.

Santuário Retrô Botequim

Quarto lugar em 2019, quinto em 2018 e campeão de 2017, anda sumido do pódio nas últimas edições, mas tem história e pode surpreender. É o único representante da Região Norte nesta lista.

Petisco: Picolé Premiado da Sorte – blend de copa lombo e barriga suína com tempero especial de ervas à milanesa. Acompanham molhinhos da casa.
Praça Capela Nova, 122 – Loja 1 – Minas Brasil

Cantim D’or Noir

Em 2021 e em 2017 ficou com o terceiro lugar no concurso. Mudou de nome recentemente, incluindo a preposição. É o único representante da região Leste nesta lista.

Petisco: Capiau ao Murro do Cantim D’or Noir – fraldinha suína na manteiga e alho acompanhada de batatas ao murro ao molho de queijos e crispy de cebola

Avenida do Contorno, 3.588, Santa Efigênia

Pé de Goiaba

Foi quinto lugar em 2019 e terceiro em 2018. Já está na hora de voltar ao pódio? 

Petisco: Caminho da Roça – lombo à caminho da roça, farofa de jiló e molho da casa

Avenida Amazonas, 4676 – ou Rua Castro Alves, 195 – Nova Suíça

Pé de goiaba. Foto Eller Zant.

O Comida di Buteco segue elegendo o melhor bar de cada circuito. Durante o período do evento, o público e os jurados podem votar avaliando atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias valem 10% cada. Anualmente, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte: a ideia da organização é garantir uma renovação e acirrar a competitividade. Neste ano, são quatro novos circuitos que irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville. Desta forma, somam-se 24 praças abarcando todas as regiões em mais de 45 cidades.

Desde de 2016, depois de eleitos os campeões de cada circuito, um corpo de jurados visita e avalia os campeões e elege o Melhor Buteco do Brasil, sempre divulgado em julho, em São Paulo. 

Veja todos os participantes do Comida di Buteco 2023

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 07/04/23

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura