Chiquinha Gonzaga foi a mulher responsável pela composição da primeira marchinha de Carnaval brasileira. Além disso, a primeira musicista de choro e a primeira mulher a reger uma orquestra no país. Esses são apenas alguns marcos da carreira da artista que serão homenageados no Palco Virtual do Itaú Cultural. São duas ações, uma realizada de 11 a 14 de fevereiro, sempre às 20h. Serão três shows e um experimento cênico com apresentações gratuitas. Por outro lado, a segunda começa no dia 24 com a Ocupação Chiquinha Gonzaga, mostra com mais de uma centena de itens sobre a trajetória da compositora e pianista carioca.
Apresentações do fim de semana
O esquenta para a ocupação vai ser composto por três shows ao vivo. O primeiro é com a pianista carioca Maria Teresa Madeira. Ela toca músicas autorais e de outros grandes compositores do Brasil, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim. Já no dia 12, é a vez de Ana Karina Sebastião, contrabaixista que passa por diferentes gêneros musicais. O repertório vai ser composto por músicas que fez em parceria com compositores como Maria Gadú, Chico César e Arrigo Barnabé. No terceiro show musical, em 13 de fevereiro, é a vez de Maíra Freitas. A artista apresenta repertório inédito baseado no samba e na sua ancestralidade.
Por fim, o público aprecia o experimento cênico Ensaio sobre ter voz, previamente gravado. Nele, a atriz Indira Nascimento faz um convite ao diálogo e ao pensamento sobre como existir na sociedade atual.
Ocupação Chiquinha Gonzaga
As quatro apresentações são um esquenta para a mostra que vai ser inaugurada no dia de fevereiro também no Palco Virtual. O público terá acesso a itens em homenagem à Chiquinha para conhecer um pouco mais sobre a biografia da artista.
[O QUE] Palco Virtual Itaú Cultural – Chiquinha Gonzaga [QUANDO] 11 a 14 de fevereiro, 20h [ONDE] Zoom com retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla.