fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Carreira de Chiquinha Gonzaga norteia apresentações no Palco Virtual do Itaú Cultural

Serão três shows e um experimento cênico tendo como norte a carreira da primeira compositora de marchinha do Brasil

Por Jaiane Souza *

11/02/2021 às 17:33 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Indira Nascimento. Foto: Arthur G costa / Divulgação

Chiquinha Gonzaga foi a mulher responsável pela composição da primeira marchinha de Carnaval brasileira. Além disso, a primeira musicista de choro e a primeira mulher a reger uma orquestra no país. Esses são apenas alguns marcos da carreira da artista que serão homenageados no Palco Virtual do Itaú Cultural. São duas ações, uma realizada de 11 a 14 de fevereiro, sempre às 20h. Serão três shows e um experimento cênico com apresentações gratuitas. Por outro lado, a segunda começa no dia 24 com a Ocupação Chiquinha Gonzaga, mostra com mais de uma centena de itens sobre a trajetória da compositora e pianista carioca. 

Apresentações do fim de semana

O esquenta para a ocupação vai ser composto por três shows ao vivo. O primeiro é com a pianista carioca Maria Teresa Madeira. Ela toca músicas autorais e de outros grandes compositores do Brasil, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim. Já no dia 12, é a vez de Ana Karina Sebastião, contrabaixista que passa por diferentes gêneros musicais. O repertório vai ser composto por músicas que fez em parceria com compositores como Maria Gadú, Chico César e Arrigo Barnabé. No terceiro show musical, em 13 de fevereiro, é a vez de Maíra Freitas. A artista apresenta repertório inédito baseado no samba e na sua ancestralidade. 

Por fim, o público aprecia o experimento cênico Ensaio sobre ter voz, previamente gravado. Nele, a atriz Indira Nascimento faz um convite ao diálogo e ao pensamento sobre como existir na sociedade atual. 

Ocupação Chiquinha Gonzaga

As quatro apresentações são um esquenta para a mostra que vai ser inaugurada no dia de fevereiro também no Palco Virtual. O público terá acesso a itens em homenagem à Chiquinha para conhecer um pouco mais sobre a biografia da artista. 

 

[O QUE] Palco Virtual Itaú Cultural – Chiquinha Gonzaga [QUANDO] 11 a 14 de fevereiro, 20h [ONDE] Zoom com retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla.  

11 de fevereiro: Maria Teresa Madeira – show ao vivo

12 de fevereiro : Ana Karina Sebastião – show ao vivo

13 de fevereiro: Maíra Freitas – show ao vivo

14 de fevereiro: Indira Nascimento – espetáculo gravado

Chiquinha Gonzaga

Ana Karina Sebastião. Foto: Celso Wolfe / Divulgação

photo

Programação especial do Itaú Cultural celebra legado de Antônio Abujamra

De 18 a 28 de fevereiro o Itaú Cultural realiza a programação online Antônio Abujamra – A Voz do Provocador. O objetivo da mostra é promover reflexões sobre o ator e diretor Antônio Abujamra, um dos nomes fundamentais nas artes cênicas do Brasil. Além disso, a programação comemora os 30 anos de fundação da Cia […]

LEIA MAIS
photo

“Ô abre alas”, primeira marcha de carnaval do Brasil, inspira livro infantil

A primeira marchinha de Carnaval brasileira foi composta por uma mulher: Chiquinha Gonzaga! Essa história serviu como inspiração para o livro Ô abre alas, do ilustrador paulistano Duda Oliva. A homenagem para a artista vem em formato de livro infantil e conta a história de uma cidade cinzenta que ganha cor por meio da música. […]

LEIA MAIS
photo

Julia Branco lança 3ª temporada do projeto “Soltar a conversa”

Em tempos de pandemia, os artistas precisaram se reinventar. Sendoassim, seja no formato, no conteúdo ou na interação, a classe artística foi, e está sendo, uma das mais desafiadas ao longo dos últimos meses. Uma das alternativas encontradas pela cantora, compositora e atriz Julia Branco foi a estreia do programa Soltar a conversa. O nome […]

LEIA MAIS