Oportunidades na Cultura

Ato em BH destaca combate ao racismo religioso

“Zumbi e Dandara Vivem em Nós” no dia 21 de março, na Praça Floriano Peixoto, com programação gratuita e pautas voltadas à discriminação racial, intolerância religiosa e violência contra a população negra

Foto: Patrick Arley

21/03/2026 a 21/03/2026
15:00
Presencial
Gratuito
Praça Floriano Peixoto - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, Brasil

Belo Horizonte recebe, no dia 21 de março, o 4º ato “Zumbi e Dandara Vivem em Nós”, na Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia. Com programação gratuita, o evento chama atenção para a discriminação racial, o racismo religioso e a defesa das tradições de raízes de matrizes africanas e nações do Candomblé.

Organizado pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO) e pela Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga, o ato marca o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé. A data de 21 de março, instituída em 2023 pela Lei 14.519/2023, também celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e em prol do Combate ao Racismo Religioso.

Pelo quarto ano consecutivo, a capital mineira recebe a mobilização. A proposta é ampliar o debate sobre ancestralidade, herança cultural, diversidade religiosa e direitos da população negra. Além disso, a programação reúne atrações infantis, capoeira, ritualística e shows com Bloco Samba D’Ouro e Cinara Gomes convida Dona Eliza.

“É um dia para dizer à sociedade que os povos de matriz africana são a base da identidade do país. Um dia para combater o racismo e o racismo religioso. Por isso é tão importante expandir o entendimento desta data. Não é só mais um dia para celebrar, mas também para ocupar, para tomar posse, reivindicar direitos e denunciar”, explica Pai Ricardo, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente.

Dados e contexto da mobilização

Segundo os organizadores, o evento também busca pressionar por mais políticas públicas. “O 21 de março pra gente é um momento político, para reafirmar nossos direitos, de nos fortalecer, de pedir mais políticas públicas que defendam o povo de matriz africana, de realidade matriz africana. Essa data precisa ser cada dia mais incentivada, precisa de mais recursos porque não se combate o racismo e o racismo religioso sem recursos. Só papel e tinta não vão impedir o ataque às casas, aos terreiros e aos povos de matriz africana”, afirma Pai Ricardo.

Os números citados no release ajudam a dimensionar o cenário. Segundo o IPEC, 51% da população brasileira já presenciou alguma situação de racismo e 81% dos brasileiros acreditam que o país é racista. Já a Fundação Cultural Palmares aponta que a população negra representa 77,9% das vítimas de homicídios.

Serviço

4º ato “Zumbi e Dandara Vivem em Nós”
Data: 21 de março, sábado
Horário: a partir das 15h
Local: Praça Floriano Peixoto – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG.

Programação

15h – Atração infantil: Bicho Folha convida Voa Andorinha
15h às 17h15 – Prosa de Saberes Tradicionais – Coletivo Minhas Plantas
17h15 – Ala de Berimbaus da Floresta & Grupo Candeia de Capoeira – Coordenação: Mestra Alcione
18h – Ritualística
18h30 – Fala Institucional
19h30 – Bloco Samba D’Ouro
20h40 – Cinara Gomes convida Dona Eliza
22h – Encerramento
Intervalos com DJ Black Josie
Entrada gratuita

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 18/03/26

Compartilhar nos Stories

Oportunidades na Cultura
Ato em BH destaca combate ao racismo religioso

“Zumbi e Dandara Vivem em Nós” no dia 21 de março, na Praça Floriano Peixoto, com programação gratuita e pautas voltadas à discriminação racial, intolerância religiosa e violência contra a população negra

Foto: Patrick Arley

21/03/2026 a 21/03/2026
15:00
Presencial
Gratuito
Praça Floriano Peixoto - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, Brasil
Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura