Este conteúdo também está no portal UAI ↗
FormaçãoGratuitoOportunidades na Cultura

VIVA! Festival 60+ abre inscrições para oficinas gratuitas

Atividades de escrita, contação de histórias e dança começam em setembro no Centro Cultural Venda Nova, em Belo Horizonte.

Bernardo Gondim | Foto: Flávio Charchar

O VIVA! Festival 60+ abriu inscrições para oficinas gratuitas que serão no Centro Cultural Venda Nova, em Belo Horizonte. As atividades começam em setembro e antecedem a primeira edição do festival, marcada para 17 de outubro. A programação prioriza pessoas com 60 anos ou mais.

A primeira atividade será a Oficina de escrita e contação de histórias, conduzida por Rainy Campos. Os encontros serão nos dias 15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro, das 9h às 11h. A proposta cria um espaço para compartilhar memórias e narrativas pessoais, com atenção às trajetórias de vida e ao protagonismo feminino na terceira idade.

A oficina oferece 15 vagas para mulheres cis e trans com 60 anos ou mais. Caso sobrem vagas, o público geral também poderá participar. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro Cultural Venda Nova até 11 de setembro.

Já a Oficina de dança contemporânea, com Bernardo Gondim, será realizada nos dias 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro, também das 9h às 11h. A atividade trabalha consciência corporal, criatividade e bem-estar por meio do movimento e da experimentação.

São 15 vagas para pessoas com 60 anos ou mais. As inscrições seguem até 23 de setembro, presencialmente no Centro Cultural Venda Nova. Além disso, o projeto fornecerá os materiais necessários para participação.

Festival terá programação em outubro

No dia 17 de outubro, o VIVA! Festival 60+ também promove a oficina de escrita, desenho e lambe-lambe “Palavras para desenhar o tempo”, com a artista visual Maíra Paiva. A atividade será das 14h30 às 17h.

A proposta é transformar memórias, histórias e desejos em cartazes autorais. Depois, os trabalhos serão reunidos em uma intervenção artística coletiva. São 20 vagas para pessoas com 60 anos ou mais. As inscrições poderão ser feitas de 15 de setembro a 15 de outubro. Se houver vagas remanescentes, o público geral também poderá participar.

A primeira edição do VIVA! Festival 60+ será em 17 de outubro, das 13h às 19h, no Centro Cultural Venda Nova. A programação terá Feira de Comidinhas e Artes com empreendedores 60+, além de apresentações de coral, dança, teatro, intervenções e música.

Serviço

Oficina de escrita e contação de histórias, com Rainy Campos
Inscrições: até 11 de setembro, presencialmente no Centro Cultural Venda Nova
Datas: 15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro
Horário: 9h às 11h
Vagas: 15
Público: mulheres cis e trans com 60 anos ou mais. Havendo vagas remanescentes, poderão ser preenchidas pelo público geral.

Oficina de dança contemporânea, com Bernardo Gondim
Datas: 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro
Inscrições: até 23 de setembro, presencialmente no Centro Cultural Venda Nova
Horário: 9h às 11h
Vagas: 15
Público: pessoas com 60 anos ou mais.

Oficina “Palavras para desenhar o tempo”, com Maíra Paiva
Inscrições: de 15 de setembro a 15 de outubro, presencialmente no Centro Cultural Venda Nova
Data: 17 de outubro
Horário: 14h30 às 17h
Vagas: 20
Público: pessoas com 60 anos ou mais. Havendo vagas remanescentes, poderão ser preenchidas pelo público geral.

Local das oficinas: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários / Venda Nova – Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3277-5533 ou (31) 99734-5106 (WhatsApp)

VIVA! Festival 60+
Data: 17 de outubro de 2026
Horário: 13h às 19h
Local: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários / Venda Nova – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 09/09/26

Compartilhar nos Stories

FormaçãoGratuitoOportunidades na Cultura
VIVA! Festival 60+ abre inscrições para oficinas gratuitas

Atividades de escrita, contação de histórias e dança começam em setembro no Centro Cultural Venda Nova, em Belo Horizonte.

Bernardo Gondim | Foto: Flávio Charchar

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura