Mais de 50 profissionais do Brasil e do exterior se encontram em BH para o Seminário Internacional Entre Cinemas – CineBH + CineMundi 2026. A atividade gratuita será no Cine Theatro Brasil – Espaço Petrobras de Conexões. As inscrições seguem abertas até 15 de setembro pelo site da CineBH.
Integrado à programação da 20ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e do 17º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução, o seminário reúne cineastas, produtores, agentes de mercado, gestores, pesquisadores, curadores e profissionais da indústria audiovisual.
Ao longo de quatro dias, o encontro terá mais de 20 atividades. A programação inclui cinco debates, seis painéis, cinco masterclasses, duas rodas de conversa, workshop, estudo de caso e sessão de trabalho. Participam profissionais do Brasil, de outros países da América Latina, além da Europa, África e Ásia.
O seminário está organizado em cinco eixos: Pensar o Cinema; Construir os Projetos; Conectar Territórios e Mercados; Fazer os Filmes Circularem e Encontrarem Públicos; e Imaginar Novos Modelos.
Entre os assuntos previstos estão identidade e futuros do cinema latino-americano, desenvolvimento de projetos, laboratórios e residências, internacionalização, coprodução, documentário, Film Commissions, políticas públicas e financiamento.
No dia 23, a abertura terá o debate “Cinema Latino-Americano: O que será?”, seguido da exibição de “Ejercicios de Memoria”. E também a masterclass internacional “Mil Vientos”, com a cineasta paraguaia Paz Encina, homenageada da 20ª CineBH.
Cinema, mercado e circulação
No dia 24, as atividades abordam internacionalização do cinema latino-americano, documentário, Film Commissions, desenvolvimento de projetos e trajetórias profissionais. Já no dia 25, entram em pauta políticas públicas, financiamento e coprodução.
Entre os destaques estão um painel sobre os oito anos do programa BH nas Telas, o estudo de caso de “A Fabulosa Máquina do Tempo” e o debate “Além dos Fundos: Novos Ecossistemas de Financiamento para o Cinema Independente”. O dia também terá o painel “Pontes Brasil–África”.
Por sua vez, o dia 26 concentra debates sobre circulação, agentes de vendas, seleção internacional, relação entre filmes e públicos e participação das mulheres no audiovisual.
A programação formativa inclui ainda masterclasses do CineMundi Lab. Entre elas estão “Do Projeto ao Mundo: Como Construir uma Trajetória Internacional”, com Paulo de Carvalho, e “Como Coproduzir com o Brasil?”, com Márcio Yatsuda.
Também estão previstos o workshop “Entre o Filme e o Público – Mediação e Conversas Pós-Exibição”, com Leonard Cortana, e a Working Session – Dos Labs aos Ecossistemas.
Durante o evento, serão lançados ainda livros comemorativos da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi.
Serviço
Seminário Internacional Entre Cinemas – CineBH + CineMundi 2026.
Data: 23 a 26 de setembro de 2026.
Local: Cine Theatro Brasil – Espaço Petrobras de Conexões – 6º andar | Belo Horizonte – MG.
Inscrições: gratuitas
Prazo: até 15 de setembro de 2026
Inscrições e informações: cinebh.com.br.
Vagas limitadas.