Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mês do Choro: Confira 4 lugares para curtir uma roda de Choro em BH!

Gostou? Compartilhe!

Configurando-se como um verdadeiro marco cultural do Brasil, o Choro é representado em vários estabelecimentos na capital mineira.

por Caio Brandão | Repórter

O Choro é um gênero musical complexo. Comparado com o jazz, o estilo uniu aspectos de vários movimentos com um rigor técnico ímpar, gerando algo único. Sendo assim, o Culturadoria separou 4 lugares em BH para você curtir um chorinho ao vivo. 

Choro
Quadro " Chorinho" de Cândido Portinari

Santo Boteco 

Localizado na divisa entre a Savassi, São Pedro e Santo Antônio, o Santo Boteco traz a Belo Horizonte o clima dos bares de esquina do Rio de Janeiro. Fundado em 2015, o local foi pensado em torno do Choro, tendo como objetivo construir um ecossistema ideal para abrigar, com conforto, esse estilo tão único.

A programação musical do estabelecimento fará uma pausa por conta do Comida di Buteco, mas voltará a todo vapor após a realização do evento. Os chorinhos acontecem nas terças-feiras.

Endereço: Rua Major Lopes, 4 – São Pedro

Vento Arte Gastronomia

Erguendo-se como um espaço, acima de tudo, cultural, o Vento contempla várias facetas da arte. Literatura, exposições, gastronomia, além de outras manifestações artísticas coexistem nesse espaço. Contudo, a protagonista é a música, e claro que o Choro tem lugar dentro dessa lógica.

Inspirado pelo Clube da Esquina, a musicalidade faz parte da identidade do local, que é frequentado por membros desse icônico grupo mineiro. Os chorinhos acontecem aos domingos. 

Endereço: Rua Urucuia, 36 – Floresta

Juramento

O Juramento existe num espaço conceitual que se localiza entre uma mercearia e um bar. Sendo assim, além de ser um espaço de descontração, o local possui uma curadoria de produtos para o público, lembrando as antigas vendinhas de bairro, tanto pelos itens vendidos quanto pela estética visual do estabelecimento.

Tendo tudo isso em vista, o Juramento é conhecido também por só tocar música brasileira. Logo, a presença do Choro é algo natural, e assim, as rodas acontecem toda quarta-feira.

Endereço: Rua Juramento, 202 – Pompéia

choro
Juramento Foto Bernardo Silva

Bolota’s

Tradicional ponto da boemia de Belo Horizonte, o Bolota’s também incorpora o Choro na sua programação. Tendo nomes de peso como Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Paulinho da Viola como grandes influências para o bar, ter a presença de uma roda de chorinho no estabelecimento é uma forma de homenagear a música brasileira nessa forma tão elegante e versátil. 

O Bolota’s é um bar raiz, sem frescura, mas que conta com um ambiente aconchegante. Somado a isso, as porções fartas e a cerveja gelada, marcas registradas da casa. O Choro acontece às segundas e quintas, na unidade do Santa Tereza.

Endereço: Rua Mármore, número 397 – Santa Tereza

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]