fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Robert Downey Jr.: 5 filmes para embarcar na carreira do ator

O ator é geralmente associado ao seu trabalho em 'Home de Ferro', mas também deixa sua marca em outras produções

Por Fernanda Peixoto *

08/04/2020 às 11:03 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Robert Downey Jr. no filme O Juiz Foto: Warner Bross Pictures

Você pode até não conhecer esse ator pelo nome mas, com certeza, o conhece pelo personagem Homem de Ferro. O super-herói da Marvel marcou a carreira do ator. E, por isso, Robert Downey Jr. é o escolhido do Culturadoria dentre os aniversariantes do mês de abril. 

Sempre com personagens únicos e excêntricos, Robert Downey Jr. consegue fluir entre os gêneros do cinema, mas sempre mantendo sua assinatura em cada atuação. É claro que, depois de ver Homem de Ferro, é quase impossível o dissociar do personagem. Então, comece pelos outros filmes antes de chegar à trilogia da Marvel. Combinado? Vamos lá!

Zodíaco (2007)

O filme é baseado na busca e investigação para encontrar o serial killer que cometeu uma série de crimes nos Estados Unidos na década de 1960 e 1970. O assassino, auto intitulado Zodíaco, mandava cartas para os jornais da época, confessando aos crimes sem revelar sua identidade ou deixar pistas. Nesse longa, Robert Downey Jr. tem um papel secundário. É o jornalista ameaçado pelo serial killer que perde o rumo depois de não conseguir investigar a fundo e encontrar o nome do culpado. 

O solista (2009)

O longa conta a história de um jornalista que vira amigo de um músico morador de rua, chamado Nathaniel. O que começou como uma pauta para a coluna semanal do escritor, interpretado por Robert Downey Jr., vira uma história complexa que fala sobre doenças psiquiátricas, questões sociais e econômicas e o poder da amizade na vida das pessoas. O filme é baseado em fatos reais e conta com ninguém menos que Jamie Foxx na pele do músico. 

O juiz (2014)

Toda a história do filme gira em torno do conflito familiar de Hank, interpretado por Robert Downey Jr., e o pai dele. Hank é um advogado de sucesso que volta à cidade natal para o velório da mãe. Ao retornar para casa, o pai, Juiz Palmer, triste pela perda da mulher, vai ao mercado e volta para casa com carro batido, sem saber exatamente o que aconteceu. A história se desenvolve a partir do crime cometido pelo Juiz, revelando os fatos da batida e o porquê dos conflitos entre pai e filho. Um longa cheio de drama e reviravoltas. 

Sherlock Holmes

Sabemos que o Robert Downey Jr. é muito bom em interpretar personagens caricatos e Sherlock Holmes é um deles. Os contos do famoso detetive tomam forma nesses dois longas, cheios de mistério, investigação e reviravoltas. Para quem não conhece a história do detetive: Sherlock usa da lógica e de métodos científicos para solucionar crimes. Vale conferir!

Sherlock Holmes (2009)

Sherlock Holmes: O jogo de sombras 2 (2011)

Homem de Ferro

Com certeza desse aqui você já ouviu falar. Os longas Homem de Ferro fazem parte de uma das maiores franquias do cinema. A trilogia da Marvel conta a história de Tony Stark, bilionário e mega inteligente que cria um robô para sobreviver e combater ao crime. E além dos filmes que levam o nome do super-herói, interpretado por Robert Downey Jr., o personagem também aparece em outros filmes da Marvel como Vingadores e Homem-Aranha.

 

Faixa bônus: Chaplin (1992)

Esse aqui você não consegue ver no streaming, mas caso algum amigo tenha em DVD com o longa, vale conferir. Robert Downey Jr. entra na pele de Charles Chaplin. O filme mostra os bastidores e o processo de criação do personagem que Chaplin assumiu ao fazer filmes, como Tempos Modernos, que entrou para história do cinema.

Robert Downey Jr. no filme O Solista Foto: Universal Pictures
photo

Tédio na quarentena: jogos de celular para passar o tempo

O jogo da cobrinha dos celulares do início dos anos 200 era uma das poucas opções de entretenimento. Os aparelhos daquela   serviam basicamente para realizar e receber ligações. Entretanto, era sucesso. Funcionava basicamente assim: o jogador guiava uma linha retangular pela tela que ia crescendo a medida que se alimentava, não podia encostar no próprio […]

LEIA MAIS
photo

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como de pensamento sobre o funcionamento das principais mídias da atualidade. Pensando em capacitar cada vez mais os diversos setores da área cultural afetados pela crise, o Culturadoria, por meio do Culturadoria Lab, expande sua atividade e lança o primeiro curso on-line […]

LEIA MAIS
photo

Cinema na quarentena: ‘Entre facas e segredos’ mostra a graça que o suspense pode ter

Geralmente os filmes de suspense costumam ser, no mínimo, tensos, né? Agora, o que Entre facas e segredos, o longa dirigido por Rian Johnson, mostra é o quanto o humor pode fazer bem às histórias com assassinatos, perseguições e muitas desavenças familiares. É até curioso dizer, mas está aí uma delícia de filme! Sim, porque […]

LEIA MAIS