Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Robert Downey Jr.: 5 filmes para embarcar na carreira do ator

O ator é geralmente associado ao seu trabalho em ‘Home de Ferro’, mas também deixa sua marca em outras produções

Gostou? Compartilhe!

Você pode até não conhecer esse ator pelo nome mas, com certeza, o conhece pelo personagem Homem de Ferro. O super-herói da Marvel marcou a carreira do ator. E, por isso, Robert Downey Jr. é o escolhido do Culturadoria dentre os aniversariantes do mês de abril. 

Sempre com personagens únicos e excêntricos, Robert Downey Jr. consegue fluir entre os gêneros do cinema, mas sempre mantendo sua assinatura em cada atuação. É claro que, depois de ver Homem de Ferro, é quase impossível o dissociar do personagem. Então, comece pelos outros filmes antes de chegar à trilogia da Marvel. Combinado? Vamos lá!

Zodíaco (2007)

O filme é baseado na busca e investigação para encontrar o serial killer que cometeu uma série de crimes nos Estados Unidos na década de 1960 e 1970. O assassino, auto intitulado Zodíaco, mandava cartas para os jornais da época, confessando aos crimes sem revelar sua identidade ou deixar pistas. Nesse longa, Robert Downey Jr. tem um papel secundário. É o jornalista ameaçado pelo serial killer que perde o rumo depois de não conseguir investigar a fundo e encontrar o nome do culpado. 

Robert Downey Jr. no filme O Juiz
Robert Downey Jr. no filme O Juiz Foto: Warner Bross Pictures

O solista (2009)

O longa conta a história de um jornalista que vira amigo de um músico morador de rua, chamado Nathaniel. O que começou como uma pauta para a coluna semanal do escritor, interpretado por Robert Downey Jr., vira uma história complexa que fala sobre doenças psiquiátricas, questões sociais e econômicas e o poder da amizade na vida das pessoas. O filme é baseado em fatos reais e conta com ninguém menos que Jamie Foxx na pele do músico. 

O juiz (2014)

Toda a história do filme gira em torno do conflito familiar de Hank, interpretado por Robert Downey Jr., e o pai dele. Hank é um advogado de sucesso que volta à cidade natal para o velório da mãe. Ao retornar para casa, o pai, Juiz Palmer, triste pela perda da mulher, vai ao mercado e volta para casa com carro batido, sem saber exatamente o que aconteceu. A história se desenvolve a partir do crime cometido pelo Juiz, revelando os fatos da batida e o porquê dos conflitos entre pai e filho. Um longa cheio de drama e reviravoltas. 

Sherlock Holmes

Sabemos que o Robert Downey Jr. é muito bom em interpretar personagens caricatos e Sherlock Holmes é um deles. Os contos do famoso detetive tomam forma nesses dois longas, cheios de mistério, investigação e reviravoltas. Para quem não conhece a história do detetive: Sherlock usa da lógica e de métodos científicos para solucionar crimes. Vale conferir!

Sherlock Holmes (2009)

Sherlock Holmes: O jogo de sombras 2 (2011)

Homem de Ferro

Com certeza desse aqui você já ouviu falar. Os longas Homem de Ferro fazem parte de uma das maiores franquias do cinema. A trilogia da Marvel conta a história de Tony Stark, bilionário e mega inteligente que cria um robô para sobreviver e combater ao crime. E além dos filmes que levam o nome do super-herói, interpretado por Robert Downey Jr., o personagem também aparece em outros filmes da Marvel como Vingadores e Homem-Aranha.

 

Homem de Ferro (2008)

Homem de Ferro 2 (2010)

Homem de Ferro 3 (2013)

Faixa bônus: Chaplin (1992)

Esse aqui você não consegue ver no streaming, mas caso algum amigo tenha em DVD com o longa, vale conferir. Robert Downey Jr. entra na pele de Charles Chaplin. O filme mostra os bastidores e o processo de criação do personagem que Chaplin assumiu ao fazer filmes, como Tempos Modernos, que entrou para história do cinema.

Robert Downey Jr. no filme O Solista Foto: Universal Pictures

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]