Música

Renato Motha e Patrícia Lobato abrem a III Mostra Retratos do Brasil com “In Mantra”

Duo mineiro apresenta show gratuito no Conservatório UFMG no dia 29 de maio

Patrícia Lobato e Renato Motha. Foto: Beto Benatti

29/05/2025 a 29/05/2025
19:30
Presencial
Gratuito
Conservatório UFMG - Avenida Afonso Pena - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil

O duo mineiro Renato Motha e Patrícia Lobato realiza o show “In Mantra” no dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h30, no Conservatório UFMG, localizado na Avenida Afonso Pena, 1534, no centro de Belo Horizonte. A apresentação marca a abertura da III Mostra Retratos do Brasil, que ocorre entre maio e outubro de 2025 com programação gratuita. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil @conservatorioufmg ou pelo telefone (31) 3409-8300.

A proposta da Mostra é valorizar a pluralidade da música brasileira e, principalmente, destacar a atuação de músicos de Belo Horizonte e Minas Gerais. Nesta edição, o duo apresenta uma vertente ainda não abordada nas mostras anteriores: a adaptação brasileira de mantras indianos.

Renato Motha e Patrícia Lobato possuem uma trajetória consolidada no Brasil e no exterior. O duo lançou 24 álbuns, incluindo três duplos, além de dois DVDs. O repertório transita por diversos gêneros musicais, da canção brasileira aos kirtans indianos, destacando a universalização da música mineira e brasileira.

Em 2024, lançaram o álbum “Madhu”, em colaboração com o músico espanhol Victor Sakshin. No ano de 2022, lançaram “Caeiro”, uma trilogia inspirada na obra de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. Em 2021, firmaram parceria com Mauricio Tizumba no álbum “Terreiro Zen”. Já em 2020, gravaram ao vivo no Inhotim o projeto “Orquestra de Mantras”. Outros destaques são os álbuns “Amrit” (2019) e o duplo “Dois em Pessoa – vol. II” (2017), este último considerado um dos melhores discos brasileiros no Japão.

Trajetória do duo é marcada por prêmios e colaborações

Renato Motha recebeu prêmios nacionais nas categorias de revelação, compositor e cantor, com destaque para o Prêmio VISA em 2000 e 2002, além do Festival TV Cultura de 2005. Seu álbum solo “Menino de Barro” figurou entre os melhores do ano de 2014 pelo G1 Música. O artista também se apresentou ao lado de nomes como Ivan Lins, João Bosco, Guinga e César Camargo Mariano. Uma de suas canções mais conhecidas, “Menina da Lua”, gravada por Maria Rita no álbum de estreia.

Em 2010, o duo recebeu da revista japonesa Latina o Prêmio de melhor álbum brasileiro pelo CD “In Mantra”, gravado ao vivo no Komyoji Temple, em Kamakura, Japão. Desta maneira, o show “In Mantra” marca o retorno deste repertório ao palco, dentro da proposta de apresentar linguagens musicais pouco abordadas em programações tradicionais.

A III Mostra Retratos do Brasil nasceu em 2022, em alusão aos 200 anos da independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Desde então, o projeto visa fomentar a reflexão sobre a diversidade da identidade brasileira por meio da música.

Mostra prossegue até outubro com workshops e concertos

A primeira edição, realizada em 2022, apresentou onze shows, incluindo artistas como Roger Deff, Dona Jandira e Babadan Banda de Rua, além de atividades formativas. Em 2024, a segunda edição ampliou as ações com 22 shows e diversos workshops, contando com nomes como André Mehmari, Tulio Mourão, Celso Adolfo, Lea Freire, Cristian Budu, Cobra Coral e Titane.

Em 2025, a mostra mantém a proposta de retratar a diversidade musical brasileira, com uma curadoria que abrange a música tradicional, a canção popular, a música instrumental e a música erudita. A programação prioriza repertórios e gêneros com menos visibilidade midiática, valorizando músicos locais.

A equipe curatorial é composta pelos professores da Escola de Música da UFMG: Fernando Rocha (curadoria geral), Myrian Aubin (música erudita) e Mauro Rodrigues (música popular).

Em junho, a programação segue com novos concertos no Conservatório UFMG. No dia 10, o duo de violino e piano formado por Rommel Fernandes e Elisa Galeano se apresenta. No dia 12, o trio do pianista Rafael Martini, professor da UFMG, convida Marcelo Galter, pianista baiano que colaborou com Letieres Leite. Fechando o mês, em 24 de junho, o consagrado duo de piano formado por Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini realiza concerto gratuito.

Desta maneira, a III Mostra Retratos do Brasil prossegue até outubro de 2025, oferecendo ao público uma programação gratuita e variada no Conservatório UFMG.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 26/05/25

Compartilhar nos Stories