Teatro
Princesa Falalinda diverte e provoca reflexão em BH
Espetáculo infantojuvenil da Cia O Trem será apresentado no dia 21/9, no Teatro Francisco Nunes, dentro do programa Diversão em Cena.
Foto: Manu Sales
Teatro
Espetáculo infantojuvenil da Cia O Trem será apresentado no dia 21/9, no Teatro Francisco Nunes, dentro do programa Diversão em Cena.
Foto: Manu Sales
No dia 21 de setembro, Belo Horizonte recebe a peça “Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”, no Teatro Francisco Nunes, às 16h. A apresentação integra o programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal. Com duração de 55 minutos e classificação livre, o espetáculo tem entrada gratuita e acessível em libras.
A montagem da companhia mineira O Trem traz uma fábula contemporânea que mistura humor, poesia e crítica social. O enredo questiona os padrões clássicos dos contos de fadas e convida o público a refletir sobre o silenciamento feminino e a importância da liberdade de expressão desde a infância.
Na trama, a princesa Falalinda recebe de uma bruxa a maldição de dizer tudo o que pensa. Alegre e curiosa na infância, a personagem passa a ser vista como incômoda à medida que cresce. O conflito com o pai, o rei, se intensifica quando ele decide casá-la com um príncipe especialista em calar pessoas.
Isolada em uma torre, Falalinda perde a voz aos poucos. O desfecho chega quando a bruxa revela ser sua mãe, a rainha, e devolve à filha a força de se expressar. Assim, a princesa se torna soberana respeitada e querida, símbolo de coragem e sinceridade.
Criado em 2010 pela Fundação ArcelorMittal, o programa Diversão em Cena já levou mais de 1 milhão de pessoas ao teatro em diferentes estados brasileiros. A iniciativa oferece espetáculos gratuitos ou a preços populares, sempre com foco em democratizar o acesso à cultura.
Segundo Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação, “a democratização da cultura é uma ferramenta essencial para a transformação social”.
“Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”
Data: 21 de setembro, domingo, às 16h.
Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Av. Afonso Pena, 1.321, Centro, Belo Horizonte – MG).
Ingressos entre R$10 e R$20 pela Sympla.
Duração: 55 minutos.
Classificação: Livre.
Mais informações no Instagram
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 08/09/25