Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

No Dia da Pizza, confira alguns lugares para comer a redonda em BH

Gostou? Compartilhe!

O dia 10 de julho é dedicado à pizza, um dos pratos mais populares da culinária italiana – inclusive aqui, na capital mineira

Patrícia Cassese | Editora Assistente

A cada dia 10 de julho, que neste ano de 2023 “cai” numa segunda-feira, festeja-se, no Brasil, o Dia da Pizza. A efeméride teria sido proposta em 1985, pelo então secretário estadual de turismo de São
Paulo, Caio Luís de Carvalho, a partir do sucesso de um concurso que elegeu as 10 melhores receitas
de Mozarela e Margherita.

Na foto, a pizza Barolio, da casa de mesmo nome: ela leva mozarela de búfala, rúcula e presunto parma, entre outros ingredientes (Victor Schwaner/Divulgação)
Na foto, a pizza Barolio, da casa de mesmo nome: ela leva mozarela de búfala, rúcula e presunto parma, entre outros ingredientes (Victor Schwaner/Divulgação)

Em Belo Horizonte, o sucesso não é menos. Confira, a seguir, cinco lugares para degustar a redonda em BH (lembrando que essa lista foi feita a título de sugestão, posto que há dezenas de outras ótimas pizzarias espalhadas pela capital mineira – e grazie a Dio)

Frizza

A Frizza entra nesta lista de pronto por conta de um diferencial. O local oferece a versão frita da pizza.
Por trás da iniciativa estão os nomes dos empreendedores Bruno Silva Rodrigues Naves e Rafael
Rodrigues Martins, que se encantaram por este modo pouco usual de fazer “a redonda” à época em que
moraram na Itália, quando, por acaso, toparam com uma barraquinha oferecendo a iguaria.

A Frizza fica ali, pertinho do Condomínio JK, e oferece a versão frita da pizza (Patrícia Cassese)

Na casa, as pizzas ganharam nomes de mulheres. Assim, temos, por exemplos, a Francesca (molho de tomate, abobrinha grelhada no azeite, alho frito triturado e folhas de hortelã) ou a Carmem (creme de queijo, pêra em fatias, queijo gorgonzola, fio de mel e pimenta moída), ambas a R$ 18 (a brotinho). Fica na Rua dos Timbiras, 2.628, Santo Agostinho.

Panorama

A Pizzaria Panorama é, sem sombra de dúvidas, um dos pontos mais charmosos da cidade.
Isso a partir da escadaria de acesso ao espaço, ladeada por paredes cobertas por lambe-lambes. O
espaço interno é fofo, decorado em tons de rosa e azul, com peças de adorno antiguinhas. Há uma
varanda que permite uma vista dos murais já feitos no âmbito do projeto Circuito Urbano de Artes, o
Cura.

Mas vamos falar das redondas: batizadas com nomes de ruas famosas da cidade, são bem
saborosas. A Guaicurus se tornou a favorita da autora dessas linhas: Mozarela, queijo azul de minas,
cogumelos paris, lâminas de amêndoas e mel de figo. A Panorama fica na rua Sapucaí, 533, Floresta,

Pitza 1780

A Pitza 1780 funciona na rua Antônio de Albuquerque, 749, na Savassi. Trata-se de um ponto no qual você pode pedir a pizza e levar para a casa ou degustar lá mesmo. A iniciativa de Eduardo Maya oferece a redonda a preços bem acessíveis e valoriza ingredientes brasileiros, como se pode atestar com o sabor Pesto de Baru, uma delícia. Ah, sim. A pizzaria oferece uma estrutura itinerante para estar presente em eventos sociais ou ações empresariais.

Em tempo: como outras que seguem a linha italiana, as pizzas têm
bordas com “pinta de leopardo”. “Não é queimado. É estilo italiano”, diz o site, que lembra, ainda, que as
massas e molhos são produzidos artesanalmente no centro culinário Eduardo Maya.

Barolio

Localizado no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, o restaurante Barolio se dedica à
gastronomia napolitana. A massa (de fermentação natural), é assada em forno à lenha, com
temperaturas acima de 350 graus.

De sabores especiais, o espaço oferece 12, como a Barolio (molho de tomates pelati, mozarela de búfala, parmesão, manjericão, rúcula e presunto parma), a Amalfitana (molho de tomates pelatti, mozarela de búfala, parmesão, manjericão, presunto Parma, cogumelos Paris e brie) e a Monte Epomeo (creme de cebola da casa, mozarela de búfala fresca, mozarela de búfala defumada, parmesão, linguiça desconstruída e tomilho). Preços a partir de R$ 59,99. Fica na Alameda Oscar Niemeyer, 1.033, Loja 4.

Domenico

O restaurante fica em uma casa charmosa, tombada pelo patrimônio histórico, com dois ambientes, mesas de madeira e algumas fotos da Itália espalhadas pela parede. A cozinha é comandada pelo experiente chef Domenico Cardamuro, nascido em Nápoles. Algumas pizzas levam o nome de cidades italianas, caso de Siena (Pomodoro, mozzarella especial, carne de sol refogada na manteiga de garrafa, queijo canastra, folhas de basílico) e Assisi (Pomodoro, mozzarella especial, legítimo “prosciutto crudo”, lâminas de champignon de paris, folhas de basílico, azeite EVO), para citar apenas duas. Fica na Rua Claudio Manoel, 583 A. Lembrando que funciona à noite – para almoço, apenas aos sábados e domingos.

La Traviata

Um dos lugares mais tradicionais da cidade, o La Traviata tem ambiente acolhedor e
atendimento impecável. Não bastasse, as paredes trazem memórias da capital mineira, como a Padaria
Savassi, que acabou dando nome à região. As pizzas são excelentes, e a gente destaca, aqui, a
Burrata, que leva molho de tomate pelatti, burrata, tapenade de azeitona, tomatinhos e manjericão.
Fantástica. Pena que não tenha mais o Cine Pathé do outro lado da rua! Av. Cristóvão Colombo, 282

Kóctus Pizzaria

Aqui, a pizza napolitana (que não é um sabor, como frisa ) é a protagonista. O forno à lenha recebe a pizza a uma temperatura de 450, 480 graus, sendo assim, a pizza fica 90 segundos e, assim, não resseca. Massa fina, borda com altura de 2cm. com as pintinhas escuras. Comandada por Ricardo Koctus, baixista do grupo Pato Fu, a pizzaria batizou algumas redondas com nomes de música, como “Vento Ventania” (Rúcula, mel de abelha, queijo de cabra, muçarela de búfala e molho de tomate italiano pelati). Fica na Rua Leopoldina 161, Lojas 3 e 4, no Santo Antônio.

Fabriqueta

Na Fabriqueta, além do cardápio tentador, o frequentador certamente vai achar boas inspirações para incrementar a decoração da casa (Foto: Patrícia Cassese)

Localizada em Contagem (Rua M, 450, Conj. Água Branca), a Fabriqueta oferece vários tipos de iguarias em seus cardápio, ou seja, não é só uma pizzaria. Mas as redondas são bem saborosas. Recomendamos, com ênfase, a de Zucchini com Gorgonzola, uma delícia. Outros sabores oferecidos: Parma com Rúcula, Ragu de Linguiça, Copa Lombo com Alho Poró e Mineirinha, entre outros. O lugar vale a visita também pelo charme da decoração, no melhor estilo industrial, com o reaproveitamento de peças de aço, placas de trânsito e até malas antigas. Lindo.

Pizza Sur

Assistir a um filme no Una Belas Artes e, dali, sair para comer uma pizza na Sur: melhor programa. Na verdade, o cardápio oferece outras iguarias, como as tradicionais empanadas (e nem poderia ser diferente, em se tratando de um restaurante que foi fundado por um argentino nato) e sanduíches. As pizzas são diferentonas, mas deliciosas. Uma das que arrasam é a Maradona. A Unidade Liberdade fica na Rua da Bahia, 1.764.

Delizie di Dario

Misto de bistrô e pizzaria, o Delizie di Dario aposta na propaganda boca a boca, feita pelos clientes. O local é comandado pelo italiano Dario Panzeri e pela sua esposa, a belo-horizontina Giovanna Indelicato, e fica no Prado, precisamente, na rua Turquesa, 36A, Prado.

Forno da Saudade

Um dos locais mais bombados da capital mineira neste momento, o Forno da Saudade foi tema recente de uma reportagem nossa, do Culturadoria. Fica na rua Patrocínio, 1, no Carlos Prates, e, além de pizzas divinas, oferece uma bela vista para a cidade.

Santa Pizza

A Santa Pizza, que por 14 anos funcionou na rua Silvianópolis, em Santa Tereza, em frente ao Birosca S2, está à procura de uma nova casa, e a gente, do Culturadoria, fica na expectativa de que logo, logo os deliciosos sabores possam ser apreciados novamente pelos fãs.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]