Teatro

“Os Sobreviventes” no Teatro da Cidade em BH

Espetáculo inspirado na obra de Caio Fernando Abreu terá três apresentações em maio pelo projeto No Palco Cidade

Foto Letícia Souza

08/05/2026 a 10/05/2026
Presencial
Pago
Entre R$30 e R$60
Teatro da Cidade - Rua da Bahia - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
LINK PARA COMPRA DE INGRESSOS Ao clicar no botão você verá um anúncio
Horários:
  • Sexta-feira, Sábado – 20:00 às 21:00 (Aberto)
  • Domingo – 19:00 às 20:00 (Aberto)

O espetáculo “Os Sobreviventes”, adaptação do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, chega ao Teatro da Cidade, para curta temporada entre os dias 8 e 10 de maio. As sessões integram a programação do projeto No Palco Cidade e serão às 20h na sexta-feira (8) e no sábado (9), além de sessão às 19h no domingo (10).

Indicado ao Prêmio CENYM de Teatro Nacional, o espetáculo tem direção de Ana Regis e dramaturgia de Thomaz Cannizza, responsável também pela adaptação do texto. Em cena, Cannizza atua ao lado da atriz Luciana Veloso.

A montagem acompanha o reencontro de um ex-casal no final dos anos 1980. Durante a conversa, os personagens “Ele” e “Ela” revisitam afetos, frustrações e escolhas de uma geração marcada pela transição política do Brasil após a ditadura militar.

A narrativa se desenvolve a partir de uma despedida iminente. Ao longo do espetáculo, memórias e conflitos emergem em diálogos intensos, conduzindo o público por diferentes camadas da relação entre os personagens.

Linguagem de Caio Fernando Abreu conduz a narrativa

A adaptação preserva características marcantes da escrita de Caio Fernando Abreu, reconhecido pela abordagem sensível de temas ligados à subjetividade e à vivência LGBTQIA+. Além disso, a peça propõe reflexões sobre o desgaste dos ideais políticos, a desilusão histórica e as transformações dos afetos ao longo do tempo.

A encenação aposta no naturalismo e na força da palavra. Dessa forma, o texto e o trabalho dos atores ocupam posição central na construção dramática.

A ambientação transita entre duas atmosferas principais: os anos 1980 e o campo da memória. Elementos de cenário, iluminação e figurino reforçam esse deslocamento temporal. Já a trilha sonora, inspirada em artistas como Cazuza e Angela Ro Ro, contribui para a composição emocional da obra e dialoga com a efervescência cultural da época.

Projeto No Palco Cidade segue até setembro

Além de “Os Sobreviventes”, o projeto No Palco Cidade recebe outros espetáculos até setembro. Em junho, será apresentada a peça “… quando tudo desaparecer…”, com direção de Gabriela Luque. Em julho, entra em cartaz “O urso”, do dramaturgo russo Anton Tchekhov.

Na sequência, agosto terá “A obscena senhora H – obra e vida de Hilda Hilst”, baseada na obra da escritora e dramaturga. Já em setembro, o público poderá assistir a “O pagador de promessas”, inspirado no clássico de Dias Gomes.

Serviço

“Os Sobreviventes” – Projeto No Palco Cidade
Datas: 8, 9 e 10 de maio
Horários: sexta e sábado às 20h | domingo às 19h
Local: Teatro da Cidade – Belo Horizonte
Ingressos: Entre R$30 e R$60, pela Sympla.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 07/05/26

Compartilhar nos Stories

Teatro
“Os Sobreviventes” no Teatro da Cidade em BH

Espetáculo inspirado na obra de Caio Fernando Abreu terá três apresentações em maio pelo projeto No Palco Cidade

Foto Letícia Souza

08/05/2026 a 10/05/2026
Presencial
Pago
Entre R$30 e R$60
Teatro da Cidade - Rua da Bahia - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
Horários:
  • Sexta-feira, Sábado – 20:00 às 21:00 (Aberto)
  • Domingo – 19:00 às 20:00 (Aberto)