Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Prêmio Oceanos anuncia semifinalistas da edição 2024

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Obras brasileiras, portuguesas, moçambicanas e caboverdianas, publicadas por 37 diferentes editoras, estão entre as selecionadas no Oceanos

O Oceanos –?Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou os 60 títulos semifinalistas da edição de 2024. Neste ano, a premiação contou com 2.619 livros inscritos. Assim, dois júris especializados, um de prosa e outro de poesia, analisaram as obras. Os júris trouxeram profissionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Após o trabalho de leitura e avaliação das obras, ao fim de mais de quatro meses, cada júri elegeu 30 livros em prosa e 30 de poesia. São obras de autoras e autores de quatro nacionalidades: Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde.

Uma curiosidade: as 60 obras semifinalistas do Oceanos foram publicadas por 37 casas editoriais – das grandes às independentes, de diferentes perfis e nacionalidades. Caso das brasileiras Aboio e Corsário-Satã, a angolana Kacimbo, a moçambicana Gala-Gala, e a portuguesa Poética, entre outras.  

Joca Reiners Terron, um dos nomes da lista de semifinalistas do Oceanos (Renato Parada/Divulgação)

Veteranos e estreantes

O quesito diversidade também se verifica no perfil dos semifinalistas do Oceanos, composto por escritoras e escritores tanto veteranos com de obras publicadas, quanto por estreantes. Entre os veteranos, estão escritores como João Silvério Trevisan (Brasil), Hélia Correia (Portugal) e Mia Couto (Moçambique), na prosa; e Glauco Mattoso e Nei Lopes (Brasil), Adília Lopes (Portugal), e José Luiz Tavares (Cabo Verde), na poesia. Entre os estreantes, estão Juliana Slatiner e Ana Johann (Brasil), e Sofia Perpétua (Portugal), na prosa; e Jeremias F. Jeremias (Moçambique) e Vitoria Vozniak (Brasil), na poesia.

Prosa

Na categoria prosa, foram eleitos 19 romances, sete livros de contos, dois de crônicas e duas dramaturgias. Parte dessa produção atualiza o passado, em narrativas de ambientação histórica que percorrem do século XVI ao século XX. Caso dos romances “A Capitoa”, de João Paulo Oliveira e Costa, e “Revolução”, de Hugo Goncalves (Portugal), e “Os infortúnios de um governador nos trópicos”, de Germano Almeida (Cabo Verde). Outra parte dialoga com o presente de um mundo em crise. Desse modo, flagram a morte, literal ou simbólica; bem como as várias formas de violência, intolerância, fundamentalismo e discriminação. Tal qual, os atentados contra a dignidade humana e animal.

As obras dos brasileiros Airton Souza (“Outono de carne estranha”), Micheliny Verunschk (“Caminhando com os mortos”) e Joca Reiners Terron (“Onde pastam os minotauros”), por exemplo, são, segundo o material do Prêmio Oceanos, expressões dessa contemporaneidade.

Poesia

No caso da categoria poesia, do Prêmio Oceanos, há uma outra diversidade, relativa aos estilos. Eles contemplam desde a ressignificação e a subversão do soneto e outras formas tradicionais, como “Porca miséria”, de Glauco Mattoso (Brasil) e “Uma colheita de silêncios”, de Nuno Júdice (Portugal), à mescla de gêneros. Ou seja, com poemas em prosa e versos de dicção prosaica ou ainda à maneira de autobiografias, como “Ninguém quis ver”, de Bruna Mitrano, e “Vida e morte de Adília Lopes”, de Piero Eyben (Brasil).

Pandemia, guerras, as faces da resistência, as trincheiras das identidades, o fazer poético como ficção estão entre os temas presentes nos 30 livros semifinalistas brasileiros e estrangeiros na categoria Poesia do Oceanos. Vale observar que dois poetas portugueses semifinalistas, Nuno Júdice e Miguel Gullander, faleceram em 2024. Neste sentido, o Prêmio Oceanos esclarece que, pelo regulamento, escritores falecidos após a inscrição de seus livros permanecem concorrendo. No caso, se ganhadores, o prêmio é concedido in memoriam

Seleção dos finalistas

O Prêmio Oceanos entra, agora, na etapa de seleção dos 10 finalistas entre as 60 obras que chegaram à semifinal. O júri, eleito pelo anterior, é composto, na prosa, pelos brasileiros Carola Saavedra e Cristóvão Tezza; os portugueses António Araujo e Simão Valente; e a moçambicana Teresa Manjate. Na poesia, pelos brasileiros Ademir Assunção e Luiza Romão; pelos portugueses Helena Buescu e Hugo Pinto Santos; e pela moçambicana Teresa Noronha.

Veja abaixo a lista completa dos semifinalistas do Oceanos:

PROSA

A Capitoa, João Paulo Oliveira e Costa – Temas e Debates

A valsa com a morte, João Tordo – Companhia das Letras PT

As cinco mães de Serafim, Rodrigo Guedes de Carvalho – Dom Quixote

As filhas moravam com ele, André Giusti – Caos e Letras

Baldeação, Luiz Mauricio Azevedo –  Editora de Cultura

Caminhando com os mortos, Micheliny Verunschk – Companhia das Letras

Certas raízes, Hélia Correa – Relógio D’Água

Compêndios para desenterrar nuvens e outros contos, Mia Couto – Leya

Eu era uma e elas eram outras, Juliana W. Slatiner – Aboio

Gambé, Fred Di Giacomo Rocha – Companhia das Letras

História para matar a mulher boa, Ana Johann – Nós

Lila, Gael Rodrigues – Cepe

Mata doce, Luciany Aparecida – Companhia das Letras

Metal de Sacrifício, Luiz Mauricio Azevedo – Figura de Linguagem

Meu irmão, eu mesmo, João Silvério Trevisan – Companhia das Letras

O barulho do fim do mundo, Denise Emmer – Bertrand Brasil

O caçador chegou tarde, Luís Henrique Pellanda – Maralto

O Quartel, A. M. Pires Cabral – Tinta da China

Onde pastam os minotauros, Joca Reiners Terron – Todavia

Os Infortúnios de um governador nos trópicos, Germano Almeida – Leya

Os primeiros, Ricardo Prado – Editora da Ponte

Outono de carne estranha, Airton Souza – Record

Perdeu vontade de espiar cotidianos, Evandro Affonso Ferreira – Nós

Pontas soltas tardes de neblina, Rogério A. Tancred0 – Urutau

Quando chega o nevoeiro, Caio Meira – 7Letras

Requiem por Isabel, Raquel Serejo Martins – Poética

Revolução, Hugo Gonçalves  – Companhia das Letras PT

Sem mim não há dia, Fellipe Fernandes F. Cardoso – Urutau

Sempre Paris, Rosa Freire D’Aguiar  – Companhia das Letras

Tanque, Sofia Perpétua – Douda Correria

POESIA

Aberto Todos os Dias Portugal, João Luís Barreto Guimarães – Quetzal

As palavras trocadas, Laura Erber – Âyiné

Caminhávamos pela beira, Lolita Campani Beretta – Aboio

Choupos, Adília Lopes – Assírio & Alvim

Coisa de mamíferos, João Mostazo –            Editora 34

Criação do Fogo, Álvaro Taruma – Alcance

Dialeto das nuvens, Christian Dancini – Patuá

Doze passos até você, Luciana Annunziata – Urutau

Gelo, Sérgio Nazar David – 7 Letras

Limalha, Rodrigo Lobo Damasceno – Corsário-Satã

Língua Solta, Flora Lahuerta – Urutau

Metamorfoses do fogo, Erick Costa  – Cas’a

Ninguém quis ver, Bruna Mitrano – Companhia das Letras

Nos beats do coração de um musaranho, Vitória Vozniak – Sete Letras

O Feiticeiro, Miguel Gullander – Kacimbo

O livro do figo, Lilian Sais – Macondo

O rosto é uma máquina aquosa, Ana Maria Vasconcelos – Ofícios Terrestres

Oitentáculos, Nei Lopes – Record

Órbitas, Paulo Tavares – Assírio & Alvim

Os desertos, Marcos Samuel Costa –             Folheando

Perder o pio a emendar a morte, José Luiz Tavares – The Poets and Dragons  Society

Porca Miséria!, Glauco Mattoso – Clóe

Ressurgências, José Manoel Ribeiro – Patuá

Rostos desabitados [e] fragmentos do escuro, Jeremias F. Jeremias – Gala-Gala

Teoria da ressecção, Tatiana Pequeno – Patuá

Txaiuirá, Jorgeana Braga – Urutau

Última Vida, Fernando Pinto do Amaral – Dom Quixote

Uma Colheita de Silêncios, Nuno Júdice – Dom Quixote

Uma volta pela lagoa, Juliana Krapp – Luna Park e Fósforo

Vida e morte de Adília Lopes, Piero Eyben – Urutau

O prêmio

O Prêmio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos em parceria com o Itaú Cultural.

Mais informações sobre cada obra podem ser conferidas no site da Associação Oceanos: https://associacaooceanos.org/.

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