Música

Show “Músicas de Comer” destaca sabores e sons em BH

Apresentação de Tito no Zinga Bar mistura ritmos brasileiros e gastronomia

Foto: Laís Madhú

04/05/2026 a 04/05/2026
17:00
Presencial
Pago
R$15
R. Itapagipe, 1012 - Graça, Belo Horizonte - MG, Brasil

A relação entre comida e cultura inspira o show “Músicas de Comer”, apresentado pelo cantor, compositor e instrumentista Tito no dia 04 de abril, sábado, às 17h, no Zinga Bar, em Belo Horizonte. A proposta une música brasileira e gastronomia, reforçando o título da capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, conquistado em 2019.

A apresentação reúne repertório diverso e propõe um passeio por diferentes ritmos. O artista constrói um “cardápio” musical que inclui samba, ijexá, sambalanço, rock nacional, forró, frevo e carimbó. “O ‘cardápio’ passará pelos ritmos do samba, ijexá, sambalanço, rock nacional, forró, frevo e carimbó. Um ‘menu’ completo com os estilos musicais brasileiros”, explica Tito.

Além disso, o show amplia o olhar sobre o ato de se alimentar. O artista propõe reflexões que vão além da comida como nutrição. “Para mim falar é diferente de dizer, ouvir é diferente de escutar, portanto comer é diferente de ‘se alimentar’. Alimento é o que precisamos para além de ‘barriga cheia’, é a alma que precisa conectar com outras pessoas, o sorriso, a emoção, a reflexão, o sentimento, se fartar de momento através da música”, afirma.

Repertório percorre diferentes regiões do Brasil

O repertório inclui canções que abordam alimentos e tradições culinárias de várias regiões do país. Entre elas estão “Comida Mineira”, de Toninho Geraes, “Vatapá”, de Dorival Caymmi, “Jamburana”, de Dona Onete, e “Feijoada Completa”, de Chico Buarque.

Outras músicas ampliam o tema ao tratar do preparo e da relação afetiva com a comida. Tito interpreta obras como “Massa de Mandioca”, do grupo Mastruz com Leite, “Tipiti”, de Dona Onete, “Morena Tropicana”, de Alceu Valença, além de “Comida”, dos Titãs, “Freguês da Meia Noite”, do Criolo, “Reis do Agronegócio”, de Chico César e “Eu te devoro”, de Djavan.

O show também traz composição autoral. O forró “Xote Xeru”, escrito por Tito, aborda o olfato e a saudade do perfume.

Instrumentos inusitados e trajetória do artista

No palco, Tito se apresenta ao lado de Sebástian Solari, no saxofone, e Denilson Kitulongi, na percussão. A proposta sonora inclui instrumentos não convencionais, como frigideira, prato e faca, ralador de cozinha e cabeça de enxada. “A banda é composta pelo percussionista que utilizará instrumentos não convencionais neste show”, destaca o artista.

Com 13 anos de trajetória, Tito reúne formação acadêmica e experiências em diferentes cidades. O músico é bacharel em Música Popular pela UFMG e pós-graduado em Arte-Educação pela UFBA. “A minha bagagem musical deu-se pela minha vida e vivência nas duas cidades que sou apaixonado, a que eu nasci e a que me reencontrei: Belo Horizonte e Salvador”, revela.

Serviço

Show: “Músicas de Comer” – Tito
Data: 04/04 (sábado)
Horário: 17h
Local: Zinga Bar (R. Itapagipe, 1012 – Bairro da Graça, Belo Horizonte).
Classificação: Livre
Ingressos: R$15

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 28/04/26

Compartilhar nos Stories

Música
Show “Músicas de Comer” destaca sabores e sons em BH

Apresentação de Tito no Zinga Bar mistura ritmos brasileiros e gastronomia

Foto: Laís Madhú

04/05/2026 a 04/05/2026
17:00
Presencial
Pago
R$15
R. Itapagipe, 1012 - Graça, Belo Horizonte - MG, Brasil