Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

5 motivos para ver a mostra de Almodóvar no Cine Humberto Mauro

Mostra no Cine Humberto Mauro, com entrada franca, exibe 19 produções dirigidas pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar

Gostou? Compartilhe!

Até o dia 18 de julho, o Cine Humberto Mauro recebe a Mostra Almodóvar. Ela reúne 19 obras do cineasta espanhol e só deixa de fora os sete curtas-metragens do começo da carreira  e os longas Os Amantes Passageiros (2013) e Dor e Glória (2019). Este último que estreou no em junho no Brasil. 

Antes de ser cineasta, ator e criador dos argumentos dos próprios filmes, Almodóvar nunca pôde estudar cinema. Isso porque a família não tinha condições para para arcar com as despesas do estudante. Entretanto, antes de se tornar um cineasta renomado, ele foi funcionário de uma companhia telefônica e cantor de uma banda de rock. Um detalhe curioso: sempre cantava travestido. Almodóvar também fez quadrinhos. 

A Mostra Almodóvar passeia por diversas fases do diretor. Entre os destaques do fim de semana, por exemplo, estão filmes como Carne trêmula (1997), no sábado. No domingo, quem animar uma rodada dupla vai ver dois clássicos. Às 18h tem Áta-me!, (1986) e às 20h, Tudo Sobre Minha Mãe (1999). Confira a programação completa aqui.

Pedro Almodóvar. Foto: Aaron Poole / ©A.M.P.A.S.

Para te dar mais motivos para assistir a mostra em cartaz no Cine Humberto Mauro, nós separamos cinco curiosidades sobre a vida e obra de Pedro Almodóvar para aguçar ainda mais a sua curiosidade. Confira!

Leia aqui a crítica de Carol Braga sobre Dor e Glória

 

1- Inúmeras premiações

Antes de entrar no cinema comercial, como a maioria dos diretores se arrisca, Almodóvar produziu vários curtas metragens autorais. Entre eles Salomé, o único que foi lançado no Brasil e em Portugal. 

Em seguida, quando entrou para o circuito comercial, se tornou um dos realizadores mais premiados da história do cinema. Almodóvar venceu dois Oscar e dois Globo de Ouro, quatro BAFTA, quatro prêmios no Festival de Cannes e seis prêmios Goya. Este último que é a premiação máxima do cinema espanhol. Em Cannes, por exemplo, o filme Dor e Glória, o mais novo dele, ganhou o prêmio de Melhor Ator para Antonio Banderas. 

A parceria entre os dois não é recente, ela vem desde 1986 com o longa Matador. Depois vieram Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Ata-me! (1990), A Pele Que Habito (2011), Os Amantes Passageiros (2013). 

 

Distribuição: Fox Film do Brasil

 

2- Único diretor espanhol a ser indicado ao Oscar

Já que falamos de premiação, essa curiosidade mostra ainda mais como Almodóvar é importante para a história do cinema. O filme Mulheres à beira de um ataque de nervos deu sucesso internacional a ele. O longa foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro em diversas premiações. São elas Globo de Ouro, Oscar, National Board of Review e New York Film Critics Awards. No Oscar, a categoria indicada, curiosamente, foi a de Melhor Diretor. 

3- Representatividade nos filmes

Quem comparecer no Cine Humberto Mauro até o dia 18 vai tirar a prova. As montagens de Almodóvar, além de dar muito destaque às mulheres, também dá visibilidade para o público LGBTQI+. Não poderia deixar de ser assim, já que o diretor é gay e jamais escondeu isso em suas obras.

4- Inaugurou uma exposição de pinturas

Nem só de filme viverá o cineasta! Se não bastasse todas as suas produções que fizeram sucesso mundialmente, os 69 anos, Almodóvar inaugurou a exposição “Flores da Periferia”. Ela está no centro Andaluz de la Fotografia (CAF). A mostra traz 25 obras que ele desenvolveu durante cinco meses junto com o artista Jorge Galindo. A partir de fotos de flores e natureza morta foram criadas telas coloridas. Para isso, foi colocado óleo por cima das imagens. Isso faz todo o sentido, principalmente depois da ode ao poder da arte que faz em Dor e Glória. 

5- Relatos Selvagens

Além de diretor, Pedro Almodóvar, sempre em parceria com o irmão, Agustín, produzem filmes em língua espanhola. Lançado em 2014, o filme Relatos Selvagens, de Damián Szifron. Lançado em 2014, conta seis histórias diferentes. Os personagens ficam sempre em cima do muro. De um lado, está a civilização, do outro a barbárie. São seis histórias de vingança que deixa o público rindo de nervoso com tanta gente à beira de perder o controle. 

Mas o que esse filme tem a ver com as curiosidade sobre Pedro Almodóvar? 

Acontece que Pedro e Agustín Almodóvar são donos da produtora El Deseo. Essa foi a produtora responsável por Relatos Selvagens e, por isso, o cineasta espanhol está creditado no longa. 

Então, foi motivo suficiente para prestigiar a Mostra Almodóvar? Confira a programação completa aqui. Como a entrada para os filmes é gratuita, basta chegar, retirar seu ingresso e curtir. 

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]