Maravilhas arquitetônicas: 5 museus que são verdadeiras obras de arte
Conheça os espaços que combinam cultura, história e arquitetura ao redor do mundo
Foto: William Gomes / Divulgação
Conheça os espaços que combinam cultura, história e arquitetura ao redor do mundo
Foto: William Gomes / Divulgação
Para quem gosta de cultura e arte, viajar para um novo destino é sempre uma oportunidade para conhecer maravilhas arquitetônicas e museus.
Ver de perto obras já admiradas ou então explorar uma exposição singular e inusitada pode se tornar o melhor passeio da viagem.
Se o desejo é mais do que admirar obras, mas também se sentir acolhido pela arquitetura e ver no próprio edifício beleza e cultura, vale a pena conhecer os museus considerados os mais bonitos do mundo.
É um dos museus mais icônicos da cidade luz, com seu design avesso, projetado com escadas rolantes externas e tubulações coloridas e expostas. Não há dúvidas de que se trata de uma das maravilhas arquitetônicas do mundo.
A arquitetura inovadora abriga uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea da Europa – são 120 mil peças –, com obras de Picasso, Duchamp, Dalí e Pollock.
Inaugurado em 2022, este museu tem uma arquitetura futurista, construído em fibra de vidro e aço. A parte externa é toda revestida por palavras escritas em árabe sobre inovação e progresso. Iluminado por LED durante a noite, oferece exposições sobre a ciência e o futuro tecnológico.
O Met, localizado na Quinta Avenida, tem uma estrutura clássica e possui em seu acervo mais de 2 milhões de peças. Com capacidade de contar mais de 5 mil anos de história, é considerado um dos museus mais importantes do mundo.
Além da vasta coleção de cultura egípcia, ele guarda obras de Van Gogh, Rembrandt, Monet, Picasso e Caravaggio.
Dedicado à história naval e marítima do país, este museu vizinho do castelo que inspirou Hamlet de Shakespeare é um edifício subterrâneo construído no subsolo de um antigo dique.
A arquitetura com paredes de vidro e passarelas é premiada internacionalmente, e as exposições utilizam tecnologias como realidade aumentada para proporcionar experiências imersivas.
O MAR é um centro que reúne arte, cultura e educação, em um dos edifícios mais belos do Rio. Unidos por um telhado que simboliza as ondas da Baía de Guanabara, há um palácio, um prédio da polícia e um terminal de ônibus, que formam a arquitetura moderna e contrastante do museu.
As exposições temporárias focam na identidade brasileira e nas transformações sofridas pelo país ao longo do tempo, principalmente pelo Rio de Janeiro.
Inhotim, Brumadinho, Brasil
Localizado em meio à exuberante paisagem de Minas Gerais, o Inhotim é um dos maiores museus a céu aberto do mundo, combinando arte contemporânea e natureza. Entre seus pavilhões, destaca-se a Galeria Adriana Varejão, projetada pelo arquiteto Rodrigo Cerviño Lopes. A construção, inspirada nas fachadas coloniais brasileiras, abriga obras da artista que exploram a história e as camadas culturais do país. Além das peças expostas, a própria arquitetura do espaço, com seu espelho d’água e tons terrosos, se torna parte da experiência imersiva que faz do Inhotim um destino imperdível para os amantes da arte.
Se tem uma coisa que não falta neste mundo, são bons museus. Dos mais novos e modernos aos tradicionais e imponentes, é possível encontrar arte em quase todo canto.
Para quem vai viajar e pretende conhecer novas obras de arte, uma dica é levar uma lista pronta dos locais a serem visitados e reservar os hotéis com antecedência.
Confira mais alguns museus considerados pela National Geographic os mais bonitos:
Créditos: Istock/AzmanL
Publicado por Equipe Culturadoria
Publicado em 02/04/25