Literatura
História do Zoológico de BH ganha livro da coleção BH
Regina Horta Duarte revisita 66 anos do Zoológico de BH em novo título da coleção “BH. A Cidade de Cada Um”.
Foto: Humberto Espírito Santo de Mello
Literatura
Regina Horta Duarte revisita 66 anos do Zoológico de BH em novo título da coleção “BH. A Cidade de Cada Um”.
Foto: Humberto Espírito Santo de Mello
A coleção “BH. A Cidade de Cada Um” lança seu 42º título com um mergulho na história e nos afetos que moldaram o Zoológico de Belo Horizonte. Com 66 anos de existência e instalado no coração da Pampulha, o espaço marcou gerações e atravessou transformações profundas desde sua fundação em 1959. O lançamento do livro “Zoológico”, de Regina Horta Duarte, será neste sábado (13/12), das 11h às 14h, na Livraria Jenipapo.
A obra recupera episódios emblemáticos que fazem parte do imaginário da cidade, entre eles a fuga da onça-pintada nos anos 1970, que mobilizou jornais e moradores. Ao mesmo tempo, acompanha a conversão do espaço, antes associado ao lazer e ao “exótico”, em um centro de medicina veterinária, pesquisa acadêmica e educação voltada para a vida silvestre.
Regina, historiadora especializada em história dos animais, estrutura o livro em quatro capítulos que costuram memórias pessoais e extensa investigação documental. Ela cresceu frequentando o Zoológico ao lado do pai, Manoel. As visitas de infância deixaram registros afetivos e percepções que, décadas depois, ganharam novas camadas.
“Minha lembrança infantil mais forte do zoológico é a de um passeio alegre ao lado do meu pai. Ali, foi aguçada minha sensibilidade e curiosidade em relação aos animais”, relata. Em sua pesquisa, revisitou o espaço com outro olhar, observando seu papel contemporâneo e a complexidade das rotinas internas.
A autora destaca que parte do interesse do livro nasce da forma como o público reage aos zoológicos. Mudanças na vegetação, por exemplo, muitas vezes são interpretadas como descuido, quando na verdade expressam características do Cerrado, bioma que abriga o espaço. Hoje, o Zoológico ocupa uma área de 1,4 milhão de metros quadrados e reúne mais de 3 mil animais de cerca de 250 espécies.
“Existem padrões e protocolos rígidos, certificações, biólogos com décadas de experiência, tratadores que amam aqueles animais”, afirma Regina. Ela lembra que, durante a pandemia, esses profissionais seguiram trabalhando diariamente para garantir o bem-estar dos animais.
O livro aproxima o leitor do dia a dia do local, apresentando etapas da preparação de dietas, acompanhamentos de gorilas, aves, répteis, lobos-guará e elefantes, além das pesquisas desenvolvidas por veterinários e biólogos. Também aborda o atendimento a animais resgatados do tráfico, muitos deles impossibilitados de retorno imediato à natureza.
A pesquisa envolveu acervos do Zoológico e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, com fotos, documentos e fitas VHS em processo de digitalização. Entre os temas revistos está o surgimento da Fundação ZooBotânica, em 1991, extinta em 2017 com a incorporação das estruturas pela Fundação de Parques Municipais e ZooBotânica.
Lançamento do livro “Zoológico – BH. A Cidade de Cada Um”
Com sessão de autógrafos de Regina Horta Duarte
Data: 13/12 (sábado), das 11h às 14h
Local: Livraria Jenipapo — Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi.
Entrada gratuita
Publicado por floriano
Publicado em 10/12/25