fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Lançamentos na quarentena: confira as novidades musicais dos últimos dias

Trabalhos lançados dentro do período de isolamento. Veja as novidades de artistas como MV Bill e Djonga

Por Jaiane Souza *

10/04/2020 às 10:48 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Alex Takaki / Divulgação

O setor cultural é um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, de acordo com um levantamento do SEBRAE divulgado no fim de março. Entretanto, artistas e produtores culturais estão se mantendo ativos para tentar sobreviver em meio à crise. Alguns apostam nos editais e chamamentos, outros em financiamento coletivo, espetáculos online e lives para aumentar a visibilidade. Há, também, aqueles que continuam com lançamentos de singles e discos, produzidos antes e durante o isolamento social. 

Sendo assim, que tal aproveitar esse período de reclusão para conferir o que chegou de novo e ajudar a dar visibilidade para quem continua promovendo a cultura? Confira as nossas dicas! 

Não tem bacanal na quarentena

O rapper baiano Baco Exu do Blues decidiu adiar o lançamento do álbum Bacanal por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas encontrou uma alternativa. Em apenas três dias, produziu e lançou o EP Não tem bacanal na quarentena, que contou com profissionais na produção dos beats e participações especiais. As nove canções do novo trabalho falam sobre o coronavírus, Big Brother Brasil 20, racismo, política e faz diversas críticas sociais. O EP está disponível no YouTube e nas plataformas de streaming de música. 

Um aspecto que chama atenção é a capa assinada pelo artista Guil. Faz referência ao disco Ready to Di’e, do rapper The Notorious B.I.G. Na versão brasileira, um urso com máscara e álcool em gel faz alusão ao bebê de black power do disco do artista dos EUA. 

MV Bill

Assim como o EP de Baco Exu do Blues, a música Quarentena do rapper carioca MV Bill também foi gravada em casa. O novo single fala sobre o coronavírus de forma a conscientizar o público. Entretanto, não deixa de criticar, já que os versos falam da postura de um governante que tenta minimizar o tamanho da crise pela qual o mundo passa. 

 

lançamentos

Djonga – Foto: Daniel Assis / Divulgação

Histórias da minha área

Mais um rapper na nossa lista. Desta vez, o mineiro Djonga, que lançou o disco lá no início da quarentena. A produção dá sequência às críticas contundentes que sempre fez em relação às injustiças em todos os âmbitos. Além disso, não deixa de lado o bom humor e até mesmo o swing. Considerado atualmente como um dos maiores e mais influentes nomes do rap nacional, Djonga celebra e relembra as suas origens em Histórias da minha área e conta com parcerias com FBC, NGC borges, MC Don Juan, Bia Nogueira e Coyote Beatz. O álbum está disponível no YouTube e nas plataformas de música.

No dia 10 de abril, o rapper também vai fazer uma live show em seu canal no YouTube para aproximar e matar a saudade dos fãs em tempos de quarentena. 

Pearl Jam

Depois de sete anos de espera, um novo disco. Gigaton é o décimo primeiro álbum de estúdio do grupo liderado por Eddie Vedder e fala da atualidade. As músicas percorrem assuntos como política e sociedade em diferentes tons: sombrios, agitados e calmos. O lançamento de Gigaton provoca reflexão sobre o momento em que estamos vivendo, pois é necessário respeitar o mundo, entendê-lo e mudar a visão sobre as coisas que nos cerca. Você pode ler mais impressões sobre o disco no site Tenho mais discos que amigos

Pouco tempo após o lançamento, este é o disco mais elogiado do Pearl Jam em vinte anos. 

Pabllo Vittar

Contando com Ivete Sangalo, Jerry Smith, Psirico, Thalía e Charli XCX como participações especiais, a cantora lançou recentemente o álbum 111. O lançamento não surpreendeu muito, porque, das nove faixas, apenas três são inéditas. Entretanto, as novidades deixaram os fãs satisfeitos, já que diferentes ritmos compõem a produção, como o arrocha, o trance e o já tradicional pop. Ah, para completar, o álbum é trilíngue: português, inglês e espanhol. Então, arraste os móveis e ouça no YouTube e nas plataformas de streaming de música. 

photo

Editais culturais com inscrições abertas em abril

Ainda não é possível medir o impacto do novo coronavírus na cultura brasileira. Entretanto, diversos artistas e companhias já estão sentindo os efeitos da pandemia mundial. Pensando em amenizar a situação, algumas iniciativas já apareceram e podem ser um respiro para passar por esses tempos sombrios. Entre elas, os editais!  Sendo assim, aqui vão algumas […]

LEIA MAIS
photo

Charlie Brown Jr.: no aniversário de 50 anos de Chorão, entenda porque a banda fez história

Há 50 anos, mais precisamente em 9 de abril de 1970, nascia Chorão, nome artístico de Alexandre Magno Abrão, que viria a se tornar líder do grupo Charlie Brown Jr. em 1992. A banda de rock fez muito sucesso nas décadas de 1990 e 2000 devido às letras sobre temas comuns da adolescência e do […]

LEIA MAIS
photo

Robert Downey Jr.: 5 filmes para embarcar na carreira do ator

Você pode até não conhecer esse ator pelo nome mas, com certeza, o conhece pelo personagem Homem de Ferro. O super-herói da Marvel marcou a carreira do ator. E, por isso, Robert Downey Jr. é o escolhido do Culturadoria dentre os aniversariantes do mês de abril. Sempre com personagens únicos e excêntricos, Robert Downey Jr. […]

LEIA MAIS