Este ano, o Junta acontecerá em dois finais de semana no Galpão Sérgio Machado, localizado no bairro Bonfim
Começa nesta sexta-feira, dia 8/12, a 21ª edição do Junta. Como de praxe, o evento vai reunir artistas contemporâneos e um público diverso em um espaço que, além da venda de obras, contará com atrações musicais e gastronômicas. Assim, este ano, o Junta vai ocupar o Galpão Sérgio Machado. Localizado no tradicional Bairro Bonfim, o espaço sedia, no dia a dia, o ateliê dos artistas Sérgio Machado e Francisco Nuk. De antemão, a grande novidade desta edição é que o Junta também ocupará a rua.
Desse modo, ao todo, serão 50 artistas. Ou seja, o visitante vai apreciar mais de 500 trabalhos expostos, todos à venda. A curadoria foi feita por Flaviana Lasan, Comum e, tal qual, Thiago Alvim. “O Junta tem esse sabor de eclosão, bem como de variedade de possibilidades na conjuntura das artes visuais. É um evento que até agora não teve nenhum tipo de fomento, seja público ou privado. Ou seja, é 100% autogerido” explica Thiago Alvim.
Ampliação do olhar
Comum acrescenta: “Belo Horizonte sempre foi efervescente neste sentido, desde as feiras gráficas até as ações de leilões e ‘corres’ independentes da galera da rua… Desse modo, nós fazemos parte dessa história. Se lá no início foram quatro grafiteiros que resolveram olhar para a cena de arte da cidade em termos de fomento, hoje, mesclamos uma infinita gama de possibilidades”.
O caráter comercial do Junta, lembra o material de divulgação da iniciativa, não é puramente mercantil. Desse modo, insere-se na possibilidade de o público conhecer a cidade e a geografia dela. E, desse modo, estender comunitariamente o sentido de arte nas revelações que os artistas trazem. Tal qual, visa reunir familiares e amigos em espaços acessíveis para usufruir da criação daqueles a que nem sempre temos acesso. “Vender arte pra gente nessas últimas edições se mostrou uma evidência social de ampliação e alargamento de culturas”, pontua Flaviana. “Assim, é inacreditável os mundos que nos são apresentados quase que diariamente”, finaliza.
Os artistas:
Confira, por ordem alfabética, os artistas da nova edição do Junta, a começar da letra A até a letra C: Arado, Barbara Daros, Benedikt Wiertz, Bernardo Sek, Bruni Emanuele, Bruno Amon, Cadu Passos, Caio Ronin, Carolina Santana, Chris Tigra + Ana Pá e Comum;
Do mesmo modo, estarão, no Junta, da letra D até a letra K: Danielle dos Anjos, Daphne Cunha, Dayane Tropicaos, DGS, Douglas Carlos da Silva, Ed-Mun, Efe Godoy, Elizabeth Ramos, Fernanda Campos, Flaviana Lasan, Gabriel Figueiredo, Helena Borges, Isabella Haru, Juliana Gontijo, Karine Mageste, Kenny Mendes e kiD¡AZucrina!.
Da letra L à R, o Junta traz: Laura Lolli, Leo Salvo, Lucas Matoso, Lucas Skritor, Luiza Therezo, Mag Magrela, Nathalia Falagan, Patrick Arley, Pé de Pavão, Priscila Amoni e Rafaela Ianni. E mais: Retratistas do Morro, Ricardo dos Santos, Sérgio Machado, Shima, Sônia Assis, Tainá Evaristo + Jessica Brito, Thiago Alvim, Thiago Pacheco, Thales Pimenta, tttttuto e Willian Júnio.
Conforme o material do evento, a 11ª edição do Junta “vem reforçar a intenção de formar um panorama das artes visuais contemporâneas produzidas em MG”. Do mesmo modo, “fomentar a cena de arte que não é gerida pelas galerias”.
Sobre o Junta
O Junta é um espaço de arte temporário e itinerante. Foi idealizado por Binho Barreto, Comum, Ticiano Rottenstein e Thiago Alvim, nomes conhecidos da cena de arte urbana de Belo Horizonte. Assim, já são 11 edições realizadas de forma itinerante e com programação intensa. A ideia é realizar um “giro” econômico no território, na gastronomia e no setor musical, além das artes visuais. Hoje, respondem, pelo projeto, Comum (idealizador, organizador e curador), Thiago Alvim (idealizador, organizador e curador) e Flaviana Lasan (organizadora e curadora)
Serviço
JUNTA
Data: 8, 9, 10, 16 e 17 de Dezembro
Horário: 8/12 – 18h às 22h. Dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro – 10h às 20h
Local: Galpão Sérgio Machado (Rua José Ildeu Gramiscelli, 365, Bonfim)
Entrada Gratuita