Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“É uma declaração de amor neste ano que a Elis faria 75 anos”, diz João Marcello Bôscoli sobre talk show dedicado à mãe

Bôscoli participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras no nosso Instagram, e contou sobre a reunião de memórias da mão em livro e no palco. O talk show estreia em BH neste 12 de setembro.
Por Jaiane Souza
João Marcello Bôscoli
Foto: Rogério Alonso

Que Elis Regina foi uma das maiores cantoras que o Brasil já teve não há dúvidas. Ela fez história na música brasileira com a voz marcante e interpretações memoráveis. Dessa forma, contar o aspecto afetivo e pessoal de toda essa história ficou por conta de João Marcello Bôscoli. Ele é filho de Elis e autor do livro Elis e eu: 11 anos, 6 meses e 19 dias com minha mãe. A narrativa relata as memórias de João com a mãe durante os 11 anos de vida ao lado dela. 

Agora, essa a relação ganhou um talk show, que será apresentado no sábado, 12 de setembro, às 18h30, no Festival Desperta Unimed-BH na Arena Go Dream. João Marcello Bôscoli participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 17h30, no Instagram do Culturadoria. No programa, contou sobre a experiência de reunir e apresentar as memórias da mãe. Além disso, também bateu um papo sobre música.

Talk show sobre Elis Regina

Histórias, fotografias, vídeos, objetos e gravações inéditas fazem parte da apresentação que Bôscoli preparou e que tem estreia em BH. “É uma declaração de amor neste ano que a Elis faria 75 anos. Fora as histórias por trás das músicas, que me parece que é o que mais encanta as pessoas. Têm os objetos, vídeos da Elis dando entrevistas, e tem uma parte que eu gosto muito. É uma parte dela cantando à capela, que a gente ouve os pequenos ruídos do ambiente, barulho da mão estalando”, destaca João. Uma das faixas presentes na apresentação é Fascinação, canção que fez parte do décimo quarto álbum de estúdio de Elis, lançado em 1976. 

Além de afetivo, o encontro promete emocionar. Isso porque um dos objetos apresentados é uma sapatilha que Elis Regina usou em alguns shows. “É uma sapatilha que me emociona muito porque tem as marcas do pé dela impressas na palmilha. É uma jóia, repleta de significados, eu penso que ela contém átomos da minha mãe”, conta João Marcello Bôscoli. 

 

João Marcello Bôscoli
Foto: Silvio Correia

O livro

O talk show é uma espécie de extensão do livro que João publicou em 2019. Intitulado Elis e eu: 11 anos, 6 meses e 19 dias com minha mãe, a obra narra o tempo que mãe e filho passaram juntos a partir da perspectiva de criança de João. “Eu tive três motivações para escrever. A primeira é porque eu tive filhos e eu quis registrar as memórias, a segunda é que quase semanalmente as pessoas me perguntavam se eu me lembrava da minha mãe e a terceira é o senso de urgência para publicar”, destaca o escritor. 

No entanto, a verdade é que o livro foi um exercício de transcrição de memórias. Ou seja, a ideia é que fosse uma interpretação de adulto de João da época que viveu com a mãe. O livro está disponível para compra a partir de R$ 28,07. Se você quiser assistir à apresentação ao vivo do talk show retire aqui o seu ingresso

A situação da música brasileira

João Marcello Bôscoli é também músico e produtor musical. Além de Elis Regina, é filho de Ronaldo Bôscoli e já trabalhou com inúmeros nomes da música brasileira, como Lenine, Milton Nascimento, Ivan Lins e Jorge Ben Jor, por exemplo. Quanto à música brasileira na atualidade, ele acredita que a tecnologia é uma grande aliada. “Eu acho que teve uma revolução tecnológica que permitiu que em um laptop as pessoas tenham mais tecnologia que os Beatles nunca acessaram. Muitos artistas que a gente vê na cena contemporânea, se fosse há 30 anos, teriam muita dificuldade”, explica. 

Bôscoli defende, ainda, que não há uma música melhor que a outra. Cada pessoa é responsável por filtrar o que gosta e o que não gosta. “Para mim, música é uma tradução das emoções humanas”, pontua.

Veja aqui o Show da Tarde completo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Show da Tarde. Entrevistados do dia João Marcello Bôscoli @jmboscoli e Eryk Rocha @erykaruacrocha

Uma publicação compartilhada por Culturadoria (@culturadoria) em

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!