fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“É uma declaração de amor neste ano que a Elis faria 75 anos”, diz João Marcello Bôscoli sobre talk show dedicado à mãe

Bôscoli participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras no nosso Instagram, e contou sobre a reunião de memórias da mão em livro e no palco. O talk show estreia em BH neste 12 de setembro.

Por Jaiane Souza *

09/09/2020 às 20:50 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Rogério Alonso

Que Elis Regina foi uma das maiores cantoras que o Brasil já teve não há dúvidas. Ela fez história na música brasileira com a voz marcante e interpretações memoráveis. Dessa forma, contar o aspecto afetivo e pessoal de toda essa história ficou por conta de João Marcello Bôscoli. Ele é filho de Elis e autor do livro Elis e eu: 11 anos, 6 meses e 19 dias com minha mãe. A narrativa relata as memórias de João com a mãe durante os 11 anos de vida ao lado dela. 

Agora, essa a relação ganhou um talk show, que será apresentado no sábado, 12 de setembro, às 18h30, no Festival Desperta Unimed-BH na Arena Go Dream. João Marcello Bôscoli participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 17h30, no Instagram do Culturadoria. No programa, contou sobre a experiência de reunir e apresentar as memórias da mãe. Além disso, também bateu um papo sobre música.

Talk show sobre Elis Regina

Histórias, fotografias, vídeos, objetos e gravações inéditas fazem parte da apresentação que Bôscoli preparou e que tem estreia em BH. “É uma declaração de amor neste ano que a Elis faria 75 anos. Fora as histórias por trás das músicas, que me parece que é o que mais encanta as pessoas. Têm os objetos, vídeos da Elis dando entrevistas, e tem uma parte que eu gosto muito. É uma parte dela cantando à capela, que a gente ouve os pequenos ruídos do ambiente, barulho da mão estalando”, destaca João. Uma das faixas presentes na apresentação é Fascinação, canção que fez parte do décimo quarto álbum de estúdio de Elis, lançado em 1976. 

Além de afetivo, o encontro promete emocionar. Isso porque um dos objetos apresentados é uma sapatilha que Elis Regina usou em alguns shows. “É uma sapatilha que me emociona muito porque tem as marcas do pé dela impressas na palmilha. É uma jóia, repleta de significados, eu penso que ela contém átomos da minha mãe”, conta João Marcello Bôscoli. 

 

João Marcello Bôscoli

Foto: Silvio Correia

O livro

O talk show é uma espécie de extensão do livro que João publicou em 2019. Intitulado Elis e eu: 11 anos, 6 meses e 19 dias com minha mãe, a obra narra o tempo que mãe e filho passaram juntos a partir da perspectiva de criança de João. “Eu tive três motivações para escrever. A primeira é porque eu tive filhos e eu quis registrar as memórias, a segunda é que quase semanalmente as pessoas me perguntavam se eu me lembrava da minha mãe e a terceira é o senso de urgência para publicar”, destaca o escritor. 

No entanto, a verdade é que o livro foi um exercício de transcrição de memórias. Ou seja, a ideia é que fosse uma interpretação de adulto de João da época que viveu com a mãe. O livro está disponível para compra a partir de R$ 28,07. Se você quiser assistir à apresentação ao vivo do talk show retire aqui o seu ingresso

A situação da música brasileira

João Marcello Bôscoli é também músico e produtor musical. Além de Elis Regina, é filho de Ronaldo Bôscoli e já trabalhou com inúmeros nomes da música brasileira, como Lenine, Milton Nascimento, Ivan Lins e Jorge Ben Jor, por exemplo. Quanto à música brasileira na atualidade, ele acredita que a tecnologia é uma grande aliada. “Eu acho que teve uma revolução tecnológica que permitiu que em um laptop as pessoas tenham mais tecnologia que os Beatles nunca acessaram. Muitos artistas que a gente vê na cena contemporânea, se fosse há 30 anos, teriam muita dificuldade”, explica. 

Bôscoli defende, ainda, que não há uma música melhor que a outra. Cada pessoa é responsável por filtrar o que gosta e o que não gosta. “Para mim, música é uma tradução das emoções humanas”, pontua.

Veja aqui o Show da Tarde completo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Show da Tarde. Entrevistados do dia João Marcello Bôscoli @jmboscoli e Eryk Rocha @erykaruacrocha

Uma publicação compartilhada por Culturadoria (@culturadoria) em

photo

CURA volta para o hipercentro de BH e terá atividades online

O hipercentro de Belo Horizonte ganhará mais quatro empenas pintadas pelo o CURA – Circuito Urbano de Arte. Mesmo em tempos de pandemia, a organização decidiu realizar o evento, que chega à 5ª edição, com adaptações e programação online. Dessa forma, de 22 de setembro e 04 de outubro o público poderá conferir o processo […]

LEIA MAIS
photo

Thiago Delegado: ebulição criativa na pandemia

Com o que você se reencontrou no período de isolamento social? O músico Thiago Delegado se reconectou com o próprio violão e com o mar. O instrumento que ficava no porta malas do carro indo de um compromisso artístico a outro, ganhou moradia nova: a sala de casa. Dessa forma, com estudos, parcerias e projetos, […]

LEIA MAIS
photo

Saiba onde pedir bebidas, drinks e materiais para coquetéis em BH

Fim de semana com feriado da Independência do Brasil. Não há nada melhor do que ficar em casa e curtir uma boa bebida ou um drink. Neste post separamos cinco lugares, em Belo Horizonte, para você encomendar bebidas, drinks prontos ou materiais para você mesmo fazer. Tem opções variadas de cervejas, vinhos, drinks diferentes e […]

LEIA MAIS