Música

Conheça Guitarricadelafuente, promessa da música espanhola

Guitarricadelafuente. Foto Nacho Alegre

Símbolo de “juventude e raíz”, Guitarricadelafuente traz frescor à indústria musical

Por Helena Tomaz | Assistente de Conteúdo

“Faz falta valor, não faz falta dinheiro”, canta Álvaro Lafuente, na canção “ABC”. Apresentando-se com o nome artístico “Guitarricadelafuente”, o artista espanhol, hoje com 25 anos, deu início à sua carreira musical quase que por acidente, quando ainda estudava arquitetura.

Na época, depois de escrever algumas canções, usou o microfone do próprio playstation para gravar seis delas. Pouco tempo após publicá-las nas plataformas de áudio, as músicas já eram sucesso. Seis meses depois, Guitarricadelafuente já estava em turnê.

Considerado uma das grandes promessas da música espanhola, o músico conquistou notoriedade internacional por meio do desfile da coleção do verão de 2021 da grife francesa Jacquemus. Interpretadas ao vivo, as canções de Guitarricadelafuente foram a trilha sonora para a apresentação da coleção “L’amour”. Feito em meio a uma plantação de trigo na França, o desfile mostrava peças que evocavam um ar de tranquilidade e frescor – exatamente como as músicas de Álvaro.

La Cantera

Até agora, o artista teve um único álbum lançado: “La Cantera”, de 2022.

Em entrevista à Rolling Stone, Guitarricadelafuente explicou que “cantera” é um termo que as pessoas mais velhas de Benicassim, sua cidade natal, usavam para se referir à geração mais nova, os jovens e adolescentes. Dessa forma, no lançamento do álbum, outdoors de divulgação traziam os dizeres: “la cantera es juventud y raíz”, ou, em português “a cantera é juventude e raíz”.

Isso porque, para o artista, a música precisa, claro, trazer novidades, mas sem esquecer o que é tradicional. Assim, o disco “La Cantera” está profundamente ligado aos costumes e ao folclore espanhol, mas transformando-os em algo novo.

Formação eclética

As referências que moldaram a personalidade artística de Guitarricadelafuente vêm de fontes múltiplas. Um exemplo disso é a rumba: o estilo de música (e também de dança)  marcado pelo uso das castanholas e das palmas aparece claramente em “La Filipina”, “Caballito” e “Ya mi mama me decía”.

Ele também diz ser influenciado pelas bandas de Rock da Espanha, , como “Loquillo” e “Extremoduro”, que ouvia quando adolescente, pelo reggaeton e até mesmo por Caetano Veloso.

O fato de ter crescido na costa espanhola também marca as canções do artista. Assim, em “La Filipina”, por exemplo, Álvaro canta: “Olha, olha o Ebro [rio espanhol]/Ele assinou um juramento para morrer com o mar”. Já da música “Vidalita del mar” ele canta: “Vidalita marinha, cristalina/Nos portos da minha terra, pátria menina”.

Promessa espanhola

A promessa de sucesso de Guitarricadelafuente também passa pela equipe que acompanha o cantor. É que “La Cantera” foi produzido por ele ao lado de Raül Refree, grande  produtor musical espanhol que trabalhou com Rosalía em “Los Ángeles” (2017), álbum que apresentou a cantora ao mundo.

Assim, Álvaro representa a geração Z para além dos estereótipos associados a essa faixa etária. Ele reconhece as raízes que tem, mas trilha o próprio caminho com músicas totalmente autorais. Apesar de jovem, compõe canções que não se restringem à época em que vivemos. Vale a pena ficar de olhos – e ouvidos – atentos a Guitarricadelafuente.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Helena Tomaz

Publicado em 27/04/23

Compartilhar nos Stories