Literatura

Flávia Péret reflete sobre Alzheimer e memória afetiva

Autora lança “Coisas presentes demais” em BH, obra sobre lembrança, linguagem e o amor por sua avó

Flávia Péret | Foto: Bianca de Sá

25/07/2025 a 25/07/2025
19:00
Presencial
Gratuito
Quixote Livraria e Café - Rua Fernandes Tourinho - Savassi, Belo Horizonte - MG, Brasil
MAIS INFORMAÇÕES Ao clicar no botão você verá um anúncio

O que se perde quando se perde a memória? Essa é a pergunta que guia Coisas presentes demais, novo livro de Flávia Péret. A autora mineira mergulha numa escrita íntima ao lidar com o Alzheimer da avó, evocando fragmentos, silêncios e lembranças para reconstruir uma relação. O lançamento será no dia 25 de julho, às 19h, na Livraria Quixote, em Belo Horizonte, com bate-papo entre a autora e convidadas.

Entre visitas à casa de repouso e recordações de infância, Péret constrói uma narrativa sensível, que une amor, linguagem, imaginação e esquecimento. A obra convida o leitor a refletir sobre o que permanece quando tudo parece se apagar.

“Sigo em busca de uma imagem síntese que traduza com exatidão a essência luminosa e desafiadora da avó”, afirma a autora.

Fragmentos para lembrar o que parece se perder

Com 188 páginas, Coisas presentes demais reúne episódios curtos, poéticos e comoventes. A neta se vê diante do apagamento da avó – uma mulher forte, exuberante, mas já capturada pela doença. Ao escrever, Flávia tenta resgatar o amor que parecia distante, numa linguagem que é também cuidado.

“Sinto que é mais fácil amar a avó aqui”, diz a narradora em um dos trechos.

“Toda mulher é um pouco fora da lei”, escreve em outro.

A escritora, que já publicou livros como Uma Mulher e Os Patos, recebeu prêmios no Brasil e na Alemanha. Seu trabalho une literatura, crítica e pesquisa em linguagem, gênero e memória.

Amor, silêncio e a mulher que emerge

“Não sou mais a menina que, aos olhos da avó, não sabia se arrumar direito”, diz a narradora. Ver-se através dessa outra – se suas cores, suas roupas, seu léxico, suas manias –, é também se aproximar corajosamente de uma pergunta sobre o que significa, hoje ainda, ser uma mulher.

O lançamento de Coisas presentes demais será acompanhado de uma roda de conversa com presenças das escritoras Paloma Vidal, Danielle Magalhães, Carina Gonçalves e Marina Apolinário. A troca entre gerações e vozes pretende ampliar as questões levantadas pelo livro.

Serviço

Lançamento de “Coisas presentes demais”, de Flávia Péret
Conversa e leitura com a autora e convidadas: Paloma Vidal, Danielle Magalhães, Carina Gonçalves e Marina Apolinário
Local: Livraria Quixote – Belo Horizonte
Data: 25 de julho (sexta-feira)
Horário: 19h
Mais informações no Instagram @quixotelivraria.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 17/07/25

Compartilhar nos Stories

Literatura
Flávia Péret reflete sobre Alzheimer e memória afetiva

Autora lança “Coisas presentes demais” em BH, obra sobre lembrança, linguagem e o amor por sua avó

Flávia Péret | Foto: Bianca de Sá

25/07/2025 a 25/07/2025
19:00
Presencial
Gratuito
Quixote Livraria e Café - Rua Fernandes Tourinho - Savassi, Belo Horizonte - MG, Brasil