Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes LGBT para celebrar o Dia dos Namorados

Vamos celebrar todas as formas de amor e nos divertir. Confira uma lista com comédias românticas que contam histórias de casais LGBT
Special é uma série com temática LGBT na Netflix. Foto: Netflix/Divulgação
Special é uma série com temática LGBT na Netflix. Foto: Netflix/Divulgação

Não precisamos nem de pesquisa formal para saber que o número de produções audiovisuais com histórias de personagens LGBTQIA+ (sim, a sigla vai além do conhecido LGBT) cresceu muito. Sem dúvida. Mesmo assim, se você for comparar os gêneros cinematográficos abordados, verá que a quantidade de dramas ainda é bem maior. 

Cadê as comédias românticas com finais felizes e bem açucarados? Aos poucos elas vão aparecendo. Se você já viu uma assim, conta pra gente. Por hora, separamos algumas dicas de filmes leves, que vão te divertir e também fazer pensar sobre a importância da normalização do amor entre pessoas do mesmo sexo. Já não é sem tempo, né?

Você nem imagina (2020)

Embora o romance em si não seja a coisa mais forte neste roteiro, o longa protagonizado por Leah Lewis é leve e se aproxima bem dessa naturalização que estamos defendendo. Ela interpreta Ellie Chu, a menina nerd, que oferece os serviços de escrita de cartas para um colega da escola. Acontece é que ela e a garota destinatária acabam se aproximando. Vale para se divertir! 

Veja na Netflix

Vovó saiu do armário (2020)

Aqui está uma grande raridade: uma comédia LGBTQIA+ e ainda por cima abordando um amor entre pessoas mais maduras. Outro tema relevante e pouco explorado na ficção. O filme tem clichês? Sim, um monte. Mesmo assim vale o play pela forma inusitada como o tema é abordado. Vovó saiu do armário conta a história de duas mulheres que resolvem assumir o relacionamento para a família aos 70 anos de idade.

Veja na Netflix

Special (2019-2021)

Como Sex Education já apareceu em várias listas que já fizemos e a série anda meio esquecida na Netflix, a dica vai ser de Special. Uma pérola LGBT. Foi escrita e é protagonizada por Ryan O’Connell. É a história de um rapaz com uma leve paralisia cerebral que decide fazer tudo o que sempre desejou. Inclusive, amar outros homens. A segunda e última temporada estreou em março de 2021 na Netflix

Uncle Frank (2020) 

A produção disponível na Amazon Prime Video conta, basicamente, a história de Frank Bledsoe (Paul Bettany) e sua sobrinha de 18 anos, Beth (Sophia Lillis, da franquia de terror It). Eles vão fazer uma viagem juntos e, junto com eles, vai o namorado estrangeiro do tio. É um filme muito elogiado pela crítica por falar com sensibilidade de algo tão delicado como não pertencimento por ser diferente.

Veja no Prime Video

Seu nome gravado em mim (2020) 

Que tal uma história de amor LGBTQIA+ que vem lá de Taiwan? Você encontra essa na Netflix. É a história de dois rapazes que se conhecem no colégio, durante a aula de música. Depois da natural fase do “o que é isso que estou sentindo?”, eles se entregam. Talvez, nessa lista, seja a trama mais emocionante. Ok, vamos abrir esta exceção! 

Veja na Netflix

Faixa bônus:

Minha mãe é uma peça 3 (2020)

Como não colocar Paulo Gustavo nessa lista, gente? Não tem jeito. Especialmente este terceiro filme da franquia é o encerramento triunfal de uma história de muito amor e aceitação LGBT. Ok, não tem beijo, mas tem casamento. Quem não viu, veja. Quem já viu, veja novamente. Como o ator mesmo disse: rir é um ato revolucionário. Amar também.

Filmes LGBT disponíveis na Netflix. Foto: Netflix/Divulgação
Filmes LGBT disponíveis na Netflix. Foto: Netflix/Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]