Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dez filmes que se passam em apenas um lugar!

Gostou? Compartilhe!

Todo mundo ama filmes com cenários variados que geram aquela sensação de grandiosidade, mas e quando tudo acontece em apenas um lugar?

Por Caio Brandão | Repórter

O cinema, assim como outras formas de arte, dá vida à imaginação. Assim, vemos obras que percorrem vários lugares do mundo, ou até vários planetas e universos diferentes. Contudo, o que acontece quando um longa se ergue em oposição à essa lógica? Separamos, então, dez filmes que se passam (pelo menos a grande maioria da duração do filme) em apenas um lugar!

Todo mundo ama filmes com cenários variados que geram aquela sensação de grandiosidade, mas, e quando tudo acontece em apenas um lugar?
Robert Pattinson e Willem Dafoe em "O Farol" - Foto: Eric Chakeen

O Farol 

Dirigido por Robert Eggers, um dos diretores mais conceituados da nova geração do terror, e tendo queridinhos do público como Robert Pattinson e Willem Dafoe no elenco, “O Farol” conquistou uma legião de fãs pela trama intensa e visual diferenciado. Como o nome do filme sugere, a história se passa em um farol (quem diria!), onde os personagens tem apenas a si mesmos para ter algum tipo de interação humana. Conforme a obra se desenrola, as coisas começam a sair do controle enquanto a loucura toma conta desse local isolado do resto do mundo. 

Locke

Tom Hardy protagoniza essa obra claustrofóbica dirigida por Steven Knight. Nesse sentido, o longa inteiro se passa dentro de um carro conduzido por Ivan Locke, personagem vivido por Hardy. Erguendo-se como um autêntico filme slow burn, o longa vai lentamente aumentando a proporção dos problemas que surgem, e, a única forma com a qual os diálogos se dão exclusivamente por meio de ligações.

Os Oito Odiados

Contando com um elenco estrelado e com a direção de Quentin Tarantino, o filme evoca a claustrofobia de uma obra prévia do diretor, “Cães de Aluguel”. Por causa de uma forte nevasca, os personagens se veem obrigados a buscar abrigo em um armazém. Contudo, à medida em que interagem entre si, segredos sangrentos são revelados e a tensão toma conta do ambiente, fazendo com que, talvez, aquele armazém seja pequeno demais para abrigar aquelas pessoas.

Coerência

Talvez o filme mais interessante dessa lista, Coerência é um daqueles thrillers que te fazem querer assistir o filme mais de uma vez para entender todos os detalhes. Quando um grupo de amigos se junta para um jantar amistoso, um cometa passa por cima da cidade na qual estão. O que eles não sabem é que esse fenômeno tem consequências multidimensionais, fazendo com que os personagens lentamente percam a sanidade dentro da casa na qual o filme se passa. 

Louca Obsessão

Baseado no clássico livro de Stephen King, “Misery”, “Louca Obsessão” é uma obra que, ao longo dos anos, andou com as próprias pernas e se tornou icônica e independente do material original. Um famoso autor sofre um acidente de carro, mas uma fã o salva e oferece abrigo em sua residência. Ufa! Mas é claro que as coisas não são tão simples assim, né? Acontece que a fã desenvolveu uma obsessão doentia pelo ídolo, e faz com que ele passe por um verdadeiro inferno durante a estadia na residência.

12 Homens e Uma Sentença

Um dos grandes clássicos da história do cinema, “12 Homens e Uma Sentença” é um filme imortal. O longa se passa dentro de uma sala, dentro da qual um júri deve decidir se um réu deve, ou não, ser condenado. A trama é cheia de reviravoltas, e ver como os argumentos apresentados interagem com a psique de cada um dos personagens é sempre algo fascinante de se presenciar.

Janela Indiscreta

Outro filme lendário dessa lista, “Janela Indiscreta” é uma das obras mais reconhecidas de Alfred Hitchcock, que, dependendo para quem você perguntar, é considerado o maior diretor da história. A trama se dá dentro do apartamento de um jornalista que, forçadamente confinado por conta de uma lesão na perna, começa a passar o tempo observando os vizinhos. Porém, as coisas começam a ficar sérias quando ele suspeita que um assassinato foi cometido no prédio que observava.

Rec

Vindo diretamente da Espanha, a obra dirigida por Paco Plaza e Jaume Balagueró fascinou os fãs de filmes de terror. A trama se ergue a partir do momento em que uma repórter e um cinegrafista vão documentar um dia de trabalho dos bombeiros da cidade. Mas, quando eles recebem um chamado para conter um misterioso problema, os personagens se veem presos em um prédio cheio de zumbis! A premissa pode parecer clichê, mas a realidade é que “Rec” te deixa na ponta da cadeira do início ao fim.

Por Um Fio

Protagonizado por Colin Farrel e dirigido por Joel Schumacher, “Por Um Fio” se passa no menor lugar dessa lista: uma cabine telefônica! Após realizar uma ligação para uma amante, Stu escuta o telefone tocar novamente e atende instintivamente. Do outro lado da linha, um homem misterioso está com uma arma apontada para Stu, e promete que, caso ele desligue o telefone, ele será morto pelo dono da voz enigmática que emerge do telefone.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]