O Festival de Verão UFMG chega à sua 20ª edição com o tema “Pluriversidade – artes, culturas e ciência em trânsito”. De 10 a 20 de março, o evento reúne fotografia, desenho, dança, música e diálogos entre artistas. Além disso, sessões no planetário com projeções fulldome, em imagens audiovisuais em 360º.
A programação é gratuita e percorre diferentes espaços culturais da universidade no centro de Belo Horizonte, no Campus Pampulha e também na cidade de Tiradentes. O festival é realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e conta com parceria institucional da Festa do Livro UFMG. A programação completa está disponível no site da UFMG.
Nesta edição, a noção de pluriversidade orienta as atividades ao afirmar a coexistência entre artes, culturas e ciências como territórios sensíveis e essenciais para a formação universitária.
“A pluriversidade deriva da ideia de pluriversalidade, cunhada pelo filósofo sul-africano Mogobe Bernard Ramose, que nos indica a urgência de praticar e reconhecer a multiplicidade de modos de ser e de produção de conhecimento. Nesse sentido, o Festival afirma a pluralidade como fundamento da experiência cultural. São diversos os sujeitos do conhecimento, das artes e das culturas e, portanto, diversas também as práticas por eles mobilizadas no âmbito acadêmico”, explica Mônica Medeiros Ribeiro, pró-reitora adjunta de Cultura e uma das coordenadoras do 20° Festival de Verão UFMG.
Programação reúne diferentes linguagens
A abertura do festival será no dia 10 de março, às 19h, no Conservatório UFMG, com uma edição especial da série Conversas Musicais. A atividade apresenta “A Música de Milton Nascimento”, com Chico Amaral e Wilson Lopes, que irão tocar e conversar sobre a obra do compositor mineiro. Milton recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFMG em dezembro de 2025.
A solenidade de abertura contará com a presença do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e do pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli.
Entre os destaques da programação está a Cine Cúpula – I Mostra de Cinema Dômico da UFMG, que reúne produções universitárias nacionais e internacionais em 360º (fulldome) e utiliza os novos projetores digitais do planetário do Espaço do Conhecimento UFMG.
Além disso, o festival apresenta concerto do Coral Ars Nova, sarau com o grupo Samba&Choro de Quintal, Baile do Passinho, concertos de música clássica, oficina de bordado, exposições fotográficas e de artes visuais, além de projeções audiovisuais e rodas de conversa.
A programação inclui também uma parceria com o Fórum de Música de Minas Gerais, que traz oficina vocal com a cantora Titane, mesas-redondas e palco aberto.
Tradição cultural na universidade
Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG integra o calendário cultural da universidade e busca ampliar o diálogo entre cultura, educação e sociedade. Ao longo de quase duas décadas, o evento consolidou-se como espaço de circulação artística, reflexão e encontro entre diferentes áreas do conhecimento.
Nesta edição, as atividades se distribuem entre o Campus Pampulha, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e o Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
Serviço
20º Festival de Verão UFMG – Pluriversidade: artes, culturas e ciência em trânsito.
10 a 20 de março de 2026.
Locais:
Campus Pampulha, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
Toda a programação é gratuita.
Mais informações e programação completa no site da UFMG e no Instagram @festivaldeverao.
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 04/03/26
Compartilhar nos Stories