Música

“Festa Griot”: Instituto Alforriado Matias celebra idosos do Barreiro com diversas atividades culturais

"Festa Griot"Foto: Marlon Andreata

Com o objetivo de valorizar a memória e a sabedoria da população idosa, o Instituto Alforriado Matias promove, entre os dias 10 e 22 de março, o projeto “Griot – Guardiões da Cultura”. A programação inclui oficinas, apresentações musicais e rodas de conversa em instituições do Barreiro, em Belo Horizonte. O encerramento acontece no sábado, 22 de março, com a “Festa Griot” no espaço Quinta Arte, reunindo shows, debates e celebração da cultura afro-brasileira. A entrada é gratuita para idosos e crianças, e o público em geral pode adquirir ingressos por R$ 5.

Griots

Inspirado na figura dos Griots, contadores de histórias em culturas africanas, o projeto busca destacar a importância dos idosos como guardiões da memória e das tradições. De acordo com o cofundador do Instituto Alforriado Matias, Marlon Andreata, o projeto é um espaço de inclusão e protagonismo para a terceira idade. “Estamos vivendo em uma sociedade que envelhece cada vez mais. Em BH, os idosos representam quase 20% da população, segundo o Censo IBGE 2022. O ‘Griot’ vem para exaltar a sabedoria dos idosos, sobretudo os barreirenses”, afirma.

A programação inclui atividades culturais gratuitas, como oficinas de artesanato, yoga e memórias nos dias 19, 20 e 21 de março, no Centro Cultural Urucuia e no Quinta Arte. As inscrições podem ser feitas presencialmente nos locais ou pelo formulário online (https://forms.gle/J1fjAB4HQ9BcRtxt7).

“Festa Griot”

A “Festa Griot” contará com apresentações de Marinho San, Maurício Tizumba e Júlia Tizumba. Marinho San, cantor e compositor com mais de 25 anos de carreira, tem uma relação especial com o Barreiro, onde cresceu. “É uma grande satisfação participar deste evento, o Barreiro é minha raiz musical”, destaca. Já Maurício e Júlia Tizumba, pai e filha, prometem um show que passeia pelos ritmos afro-mineiros e canções do congado.

Além dos shows, haverá uma roda de conversa conduzida por Dulcinea do Carmo e Ayobami Nombulelo, cofundadora do instituto. O debate abordará o conceito “Curva da Felicidade” da antropóloga Miriam Goldenberg, que destaca o aumento da felicidade após os 50 anos, quando as pessoas valorizam mais sua liberdade e autenticidade.

A programação celebra também a história de Alforriado Matias, um símbolo de coragem e liberdade no Barreiro do século XIX. Em 2022, o Instituto recebeu o título póstumo de Honra ao Mérito em reconhecimento à sua luta contra a escravidão. Desde 2017, a organização promove ações culturais no Barreiro e já foi reconhecida com o Certificado de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

SERVIÇO:
“Festa Griot”
Data: Sábado, 22 de março
Hora: A partir das 16h
Local: Quinta Arte – Avenida Sinfrônio Brochado, 1053, Barreiro, Belo Horizonte
Entrada: Gratuita para idosos e crianças, R$ 5 para o público em geral
Inscrições para oficinas: Presencialmente nos locais ou pelo link: Formulário Online
Informações e entrevistas: Assessoria de Imprensa – Fortalecência Comunicação – Mariana Cordeiro: (31) 98782-1287, [email protected]
Ingressos para a “Festa Griot”: Sympla

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Guilherme Silva

Publicado em 13/03/25

Compartilhar nos Stories

"Festa Griot"Foto: Marlon Andreata
Música