ExposiçãoFotografiaGratuito

Exposição reúne olhares globais sobre natureza em BH

Itinerância do Festival de Fotografia de Tiradentes 2026 abre em 16 de abril e tem entrada gratuita

Mundo Floresta | Foto: Daniela Paoliello

16/04/2026 a 16/04/2026
19:00
Presencial
Gratuito
CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais - Avenida Afonso Pena - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil

A CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais recebe a exposição “Foto em Pauta: Mundo – Floresta” entre os dias 17 de abril e 29 de agosto de 2026. A abertura será em 16 de abril, às 19h, com entrada gratuita. A mostra marca o início da itinerância do Festival de Fotografia de Tiradentes deste ano.

Com curadoria de João Castilho, Pedro David e Gabriela Sá, a exposição reúne mais de 100 imagens de 10 artistas de diferentes regiões do mundo. Estão presentes nomes como Claudia Andujar, Frans Krajcberg, Lalo de Almeida, Cássio Vasconcellos, Florence Goupil e Musuk Nolte. As obras propõem um olhar múltiplo sobre a relação entre o ser humano e a natureza.

A proposta parte do romance Floresta é o Nome do Mundo (1972), da escritora Ursula K. Le Guin. A narrativa inspira uma transposição da literatura para a fotografia. Assim, o público encontra imagens que dialogam com temas como devastação ambiental, povos originários e a conexão entre humanos e ecossistemas.

As fotografias apresentam diferentes abordagens visuais. Há sobreposições, contrastes intensos e registros documentais. Ao mesmo tempo, os trabalhos constroem interpretações poéticas e críticas sobre o impacto humano no planeta.

Da ficção à construção de imagens

A obra literária que inspira a mostra narra a colonização de um planeta coberto por florestas. O equilíbrio do local é rompido pela exploração de recursos naturais. Esse ponto de partida orienta a curadoria e amplia o debate para a realidade contemporânea.

Segundo o curador Pedro David, a fotografia carrega uma relação direta com o real, mas também permite criar novas leituras. “A fotografia tem essa cola na realidade. Ela é um espelho, mas não necessariamente fala da realidade, ela cria outras e também possibilita que você crie ideias, não só registre. Mas, a técnica é do registro. Ainda que você construa essa cena, ela é muito pensada em algo real. E então, nós usamos uma base de ficção científica na fotografia que cria um desafio, uma curiosidade, uma atmosfera muito pitoresca e convidativa”, afirma Pedro.

Outro ponto central foi articular trabalhos de artistas de diferentes países. Mesmo com linguagens diversas, as obras mantêm um eixo comum. Elas abordam temas como colonização, destruição ambiental e formas alternativas de organização social.

A exposição convida o visitante a refletir sobre o presente e imaginar possibilidades futuras. “Em princípio, a obra foi colocada ali para o público ver, ler e tirar suas conclusões. Mas, o que nos leva a propor essa abordagem, a colocar esse trabalho na parede e a expor esse conjunto de abordagens sobre essa relação difícil entre o homem e a natureza é uma proposição de que outros mundos são possíveis, da urgência de que se experimentem outras formas de vida, que se pare a destruição, que se preste atenção no que está acontecendo em torno do planeta e dessas ações que estão levando à impossibilidade da nossa espécie continuar vivendo na Terra”, pondera Pedro.

Serviço

Exposição: “Foto em Pauta: Mundo – Floresta”
Abertura: 16 de abril de 2026, às 19h.
Período: 17 de abril a 29 de agosto de 2026.
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h.
Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.
Endereço: Av. Afonso Pena, 737, Centro – Belo Horizonte.
Entrada gratuita
Classificação: livre

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 10/04/26

Compartilhar nos Stories

ExposiçãoFotografiaGratuito
Exposição reúne olhares globais sobre natureza em BH

Itinerância do Festival de Fotografia de Tiradentes 2026 abre em 16 de abril e tem entrada gratuita

Mundo Floresta | Foto: Daniela Paoliello

16/04/2026 a 16/04/2026
19:00
Presencial
Gratuito
CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais - Avenida Afonso Pena - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura