fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dia Mundial do Rock: playlists para entender a linha do tempo do estilo

O Dia do Rock é comemorado em lembrança ao Live Aid, festival criado para acabar com a fome na Etiópia

Por Jaiane Souza *

13/07/2020 às 08:57 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Chuck Berry, um dos fundadores do rock. Foto: James A. Finley / AP Photo

O Dia Mundial do Rock é celebrado no Brasil em homenagem ao Live Aid, um evento que ocorreu em 13 de julho de 1985 com a intenção de acabar com a fome na Etiópia. Por ter sido tão marcante, já que participaram gigantes da música como Queen, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna e David Bowie, algumas rádios rock daqui do Brasil passaram a mencionar a data durante a programação por volta dos anos 1990. A homenagem foi bem aceita entre os ouvintes e expandiu para o restante do país. 

Mesmo que o Dia Mundial do Rock seja reconhecido em 13 de julho apenas no Brasil, é inegável que o estilo é extremamente popular. Isso porque o gênero nasceu sob influência de diferentes estilos e características, se adaptou a contextos sociais, políticos e raciais atingiu diversos públicos. 

Sendo assim, para celebrar este dia e também o estilo, nós fizemos uma linha do tempo em formato de playlists. Uma para cada década até os dias de hoje. Você pode passear por cada uma delas e perceber como o ritmo se modificou, manteve e alterou elementos e também como os grupos dialogavam arte e sociedade por meio das canções. 

O início: anos 1950 e 1960

No começo dos anos 1950, blues, rhythm and blues e country davam origem ao rock and roll, ritmos que também resultaram no funk, soul e disco music. Mesmo assim, já dava para encontrar elementos de formação do rock décadas antes, como no jazz, no gospel e nas canções presentes em Hollywood e na Broadway, por exemplo. Além disso, é importante destacar que os anos 1950 também foram marcados pelas tensões raciais nos Estados Unidos. Os negros protestavam contra segregação racial no espaço público e em escolas, e isso causou tensões pelo fato do rock ter surgidos de ritmos de origem negra mesclado com a presença de brancos.

Assim, surgiam grandes nomes e grupos que marcaram a história e você pode conferir alguns destaque dos anos 1950 e 1060 dos Estados Unidos nesta playlist.  

Vale destacar que o movimento também crescia do outro lado do mundo. A indústria pop aderiu à guitarra e vários grupos surgiram, com destaque para os Beatles, que se tornou uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Na mesma direção, surgiu no Brasil a Jovem Guarda, com Roberto e Erasmo Carlos. Por outro lado, a Inglaterra tinha outro estilo de rock com nomes como The Who, Rolling Stones e The Kinks. 

Anos 1970

Na década seguinte, a música extravasou o estilo musical e passou a ser reconhecida também como uma expressão artística e social. Foi quando as novas divisões começaram a ficar mais evidentes, como o punk dos Ramones, o heavy metal do Black Sabbath e o glam rock e David Bowie e Secos e Molhados. 

Confira nesta playlist disponível no Spotify.  

dia mundial do rock Cliff Burton, ex-baixista do Metallica. Foto: Ross Halfin

Cliff Burton, ex-baixista do Metallica. Foto: Ross Halfin

Anos 1980

Essa década foi tão especial que ganhou um post inteirinho com dicas de discos para se sentir naquela época. O período mostrou e estabeleceu ainda mais o rock com a chegada de bandas como o Nirvana no hard rock e o Iron Maiden no heavy metal. No Brasil, o estilo foi marcado pela rebeldia, já que nos aproximávamos do fim da ditadura militar e protestar era fundamental. Nomes como Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e, claro, o Sepultura, considerada a maior banda de heavy metal brasileira, se destacaram. 

Além disso, não podemos nos esquecer do surgimento do Rock in Rio em 1985. Só para exemplificar, participaram Iron Maiden, Queen, AC/DC, Whitesnake e Ozzy Osbourne.

Confira uma playlist com alguns destaques da época no cenário internacional.

Playlist de rock brasileiro anos 1980.

Anos 1990

O hard rock e o heavy metal deram lugar principalmente rock alternativo e ao grunge. O subgênero do rock surgiu para ir contra ao sistema instaurado até então e contra os padrões estabelecidos pela indústria. Dessa forma, destacaram-se nomes como o Nirvana, que na década anterior já tinha renome, Pearl Jam e Alice in Chains. Em resumo, era uma música que falava para a juventude.

No Brasil, o estilo se tornou ainda mais forte com Raimundos, Planet Hemp e Charlie Brown Jr., e também deu espaço para movimentos como o maguebeat, com Chico Science, Nação Zumbi e Mundo Live S/A. 

Ouça playlist dos anos 1990

Anos 2000

O rock começou a perder espaço para outros estilos musicais como a música eletrônica, o rap e o pop, no entanto, continuou em processo de adaptação e mudanças. Só para exemplificar, a década ficou marcada pelo hardcore emotivo ou emocore, com canções de temáticas adolescentes, pelo new metal, representado por System of a Down e Slipknot, pelo garage rock revival e indie rock.

Confira esta playlist dos últimos anos da história do rock. Vale destacar que muitas das bandas e nomes citados nos anos anteriores continuaram em atividade com suas características e com absorção de novas técnicas e elementos. Tanto é que aparecem em mais de uma playlist. 

 

photo

Reels: entenda a ferramenta do Instagram e de que forma pode ajudar você

Você já deve ter ouvido falar de um aplicativo que virou febre entre a geração Z: o TikTok. Pois é, o app chinês veio com tudo para o Brasil e ganhou muitos adeptos, principalmente, durante a quarentena. Eis que o esperto Mark Zuckerberg lançou o Reels, ferramenta dentro do Instagram e que nada mais é […]

LEIA MAIS
photo

Nem cinema, nem TV: videogames são a nova plataforma para grandes histórias

Contar histórias é uma tradição que acompanha a humanidade desde seus primórdios. O que começou com as pinturas e inscrições nas paredes das cavernas evoluiu ao longo de milhares de anos, tomando formas a partir de diferentes plataformas. E mesmo que já existam vários meios, sempre há um novo surgindo e inovando: é o caso […]

LEIA MAIS
photo

Cinco encontros da música clássica com a MPB para você assistir no Youtube

Toda e qualquer iniciativa que aproxima o universo da música clássica com o popular são louváveis. Ainda bem que é crescente o número de iniciativas desse tipo. Neste post, separamos cinco shows completos disponíveis no YouTube que revelam a potência dessas junções. Tem na lista Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, Nana Caymmi e Orquestra […]

LEIA MAIS