Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cursos para entender melhor a Semana de Arte Moderna de 22

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Movimento que revolucionou as artes brasileiras, Semana de Arte Moderna completa 100 anos e ainda gera muitas discussões

Por Carol Braga | Editora

O GRUPO DOS CINCO: AMIZADE E MODERNISMO

A Casa Mário de Andrade, com sede em SP, oferece o curso sobre a produção modernista de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti. Gênese Andrade, doutora e pesquisadora da obra de Oswald é responsável pela curadoria e as aulas. O curso dela caminha sob a ótica das sob a ótica das relações pessoais e dos diálogos artísticos do Grupo dos Cinco. Será toda quarta de março, de 19h às 21h. Inscrições gratuitas e aula online pelo Zoom. 

SEMANA DE 22 – UMA TRAJETÓRIA ATRAVÉS DAS ARTES PLÁSTICAS

A Casa Fiat de Cultura, de BH, promove no dia 20 de fevereiro uma edição especial especial do programa Encontros com o patrimônio. A pesquisadora, historiadora da arte e curadora-chefe na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Valéria Piccoli conduzirá o bate-papo. Ela vai abordar, por exemplo, tanto o legado de artistas que participaram ativamente do movimento mas também aqueles que se destacaram posteriormente. O evento é gratuito, das 11h às 12h30. Inscrições aqui.

O PENSAMENTO MODERNISTA NA ARQUITETURA

Casa Fiat de Cultura também promove este minicurso. Será nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. Os três episódios irão falar dos temas: O pensamento Modernista, Arquitetura Modernista no Brasil e Reverberações internacionais. O conteúdo também abordará obras de profissionais que são referência como, por exemplo, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Vilanovas Artigas e Lúcio Costa. 

100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA – Arte & Política

Este minicurso tem como objetivo discutir o legado da Semana de Arte Moderna de 22 a partir das obras de Anita Malfatti, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Assim, serão quatro aulas, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. O tema da primeira aula, por exemplo, é Vanguardas e o legado da Semana de Arte moderna de 1922. Os encontros também serão online, pelo Meet. A inscrição custa R$ 60.

MULHERES DO MOVIMENTO MODERNISTA BRASILEIRO: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 22

A casa Guilherme de Almeida promove até o dia 23 o curso que pretende discutir a trajetória de mulheres importantes para o contexto artístico e cultural do início do século 20 no Brasil. Fabiola Notari é quem ministra as aulas. Sendo assim, a proposta é traçar um diálogo com a representação do feminino por meio do estudo da relação de gênero e suas representações nas artes. É gratuito e online via Zoom.

1922: MODERNISMOS EM DEBATE

Em 2021, o Instituto Moreira Salles fez uma série de lives sobre a Semana de Arte Moderna. Dessa maneira, em razão da proximidade do centenário em si, os vídeos foram organizados em uma playlist. Sendo assim, 1922: modernismos em debate tem 15 vídeos que realizam uma verdadeira revisão crítica da Semana. O evento foi organizado pelo Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e pela Pinacoteca. Ao todo, foram dez encontros e 41 convidados. Eles contextualizaram historicamente a semana de 1922 e examinaram outras manifestações similares em diversas partes do país. Acesse aqui a playlist.

SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922: O CENTENÁRIO DE UM MARCO

O curso organizado pelos professores Gabrieli Simões, Lucas Benatti e Marcelo Adolfi tem três aulas. Na primeira, o tema é Modernismos e vanguardas: conceitos e legados. Depois serão abordadas Estratégias e poéticas da arte moderna brasileira. Por fim, será tratado A Face política do modernismo brasileiro. Os encontros serão online, com inscrição a R$ 49,99, pelo Sympla.

Semana de Arte Moderna. Foto: Itaú Cultural

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!