Em rede

Culturadoria lança curso ‘Conteúdo cultural: da produção à veiculação”

Carol Braga coordena o curso do projeto Culturadoria em Rede. Foto: Aline Prado

Com patrocínio da ArcelorMittal, projeto Culturadoria em Rede conta com aulas online, gratuitas e nacionais, além de monitoria especializada, e busca formar profissionais e impulsionar a economia criativa

Incentivar a produção de conteúdo jornalístico sobre a cultura brasileira, de forma a ampliar o acesso da população à produção artística nacional e, assim, fomentar a economia da cultura, a partir do consumo dos bens e serviços gerados pelo setor. Eis a principal meta do curso “Conteúdo Cultural: da produção à veiculação”, elaborado e realizado pelo site Culturadoria (www.culturadoria.com.br).

Gratuitas e online, as aulas nacionais serão ministradas em abril e maio, às segundas e quartas, das 19h às 22h, pelos professores e jornalistas Carol Braga – fundadora do portal – e Maurício Guilherme Silva Jr

Dinâmica

Por meio de debates teóricos e reuniões coletivas de pauta, a iniciativa abordará fundamentos da reportagem e da crítica cultural, além de estimular a produção de narrativas experimentais, a serem publicadas no próprio portal Culturadoria. 

As inscrições, destinadas a interessados de todo o Brasil, estarão abertas de até o dia 29 de março, aqui no site. O projeto conta com patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Fomento

“O Culturadoria é um veículo de extrema relevância para a formação crítica do espectador no campo da cultura. Além de divulgar as ações culturais e produzir um conteúdo especializado, o projeto se propõe a formar novos curadores e multiplicadores. Nos últimos anos, vimos sair de circulação diversos veículos que atuavam no cenário mineiro. Apoiar essa iniciativa é dar oportunidade ao público de acessar produções de qualidade, além de formar novos profissionais que irão intervir na formação de público. Juntamente com a produção do projeto tivemos oportunidade de ajustar o público alvo das ações formativas, e construímos um projeto que irá acolher a diversidade e priorizar a formação de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de equalizar a oportunidade entre os gêneros e raças menos contempladas em projetos dessa natureza”, comenta Adriana do Carmo, gerente de investimento social da Fundação ArcelorMittal.

O Culturadoria em Rede faz parte do programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal, núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal. Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação investe na formação de público e na formação de profissionais para atuarem na área cultural. Por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, contribuindo com a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades. Além disso, realiza o Diversão em Cena, o maior programa de formação de público para teatro infantil do país, presente em diversas cidades, com apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas.

Vagas

No total, há 100 vagas disponíveis, a serem preenchidas segundo parâmetros de respeito à paridade de gênero e raça e à inclusão de pessoas com deficiência. Planeja-se, ainda, dedicar 30% das vagas a dois estudantes universitários bolsistas (Prouni ou Fies) e a universitários em situação de vulnerabilidade social. 

O curso

Fruto do projeto “Culturadoria em rede”, o curso tem duração de 24 horas/aula, além de mentoria especializada, para produção de conteúdo em jornalismo cultural. “Afora a produção de pautas, com levantamentos históricos da cena cultural brasileira, abre-se espaço à revelação de novos artistas”, destaca Carol Braga, idealizadora do projeto e do site Culturadoria.

A iniciativa busca, portanto, formar produtores de conteúdo especializado em cultura brasileira, além de fomentar o consumo de produtos culturais realizados no Brasil. “Pretendemos, ainda, impulsionar a economia criativa brasileira, ampliar a divulgação e, assim, fortalecer a cadeia produtiva da economia criativa”, sublinha Carol, ao comentar que o curso também almeja contribuir com a sustentabilidade de empreendimentos culturais e a diminuição do deserto de informações acerca de manifestações artísticas oriundas do interior do país. 

Carol Braga coordena o curso do projeto Culturadoria em Rede. Foto: Aline Prado
Carol Braga coordena o curso do projeto Culturadoria em Rede. Foto: Aline Prado

Sustentabilidade

As ações do projeto serão realizadas via meio digital, com aulas e materiais didáticos virtuais. É uma forma de minimizar impactos ligados à produção de descartáveis e à degradação do meio ambiente. No que tange à questão financeira, a iniciativa realmente fomenta a cadeia produtiva da cultura. Isso porque possibilita a criação de habilidades para o desenvolvimento de trabalhos na área do jornalismo cultural.

Faça a sua inscrição aqui

Mentorias 

Após a realização das aulas teóricas, os 20 participantes que mais se destacarem participam da produção conteúdo jornalístico a ser publicado na estrutura multiplataforma (texto, áudio, vídeo e imagem) do Culturadoria. A produção será mentorada por Carol Braga. Além da curadoria técnica, a jornalista também vai organizar as pautas, para que haja equilíbrio de visibilidade em relação aos diversos setores da cultura no país. 

A partir de tal acompanhamento personalizado, serão produzidas e publicadas, em diversos formatos, cinco séries temáticas, sobre música; teatro e dança; cinema; Literatura; e gastronomia. “O material será divulgado, de forma gratuita e online, nos canais do Culturadoria. Além do portal, há Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, YouTube e plataformas de podcast”, explica a jornalista. 

Para seleção dos 20 participantes da mentoria, serão levadas em consideração a presença nas aulas, a participação no fórum de discussão e a disponibilidade de horários. “Dessa maneira, o projeto promove maior oportunidade de divulgação de projetos do interior dos estados brasileiros, e diminui o deserto de informações, sobretudo relacionado à cultura”, completa Carol. 

SERVIÇO

Curso: “Conteúdo Cultural: da produção à veiculação”, elaborado e realizado pelo site Culturadoria

Características: online, gratuito e nacional

Inscrições: de 7 a 29 de março, no site www.culturadoria.com.br/em-rede

Patrocínio: ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

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Publicado por Carol Braga

Publicado em 07/03/23

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