O CURSO

O curso do projeto Culturadoria em rede será ministrado, em conjunto, pelos professores Carol Braga e Maurício Guilherme Silva Jr. Dividida em aulas teóricas e reuniões coletivas de pauta, a iniciativa pretende não apenas abordar fundamentos da reportagem e da crítica cultural, como estimular a produção de narrativas experimentais a serem publicadas no portal Culturadoria. Os participantes mais ativos ganharão mentorias exclusivas com Carol Braga.

Carga-horária: 24 horas/aula

PARA QUEM É?

Serão selecionados até 100 (cem) participantes que cumpram os seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro e alfabetizado;

b) Possuir acesso à internet e a dispositivo eletrônico para participar do Curso em plataforma online;

c) Ter disponibilidade de participar das aulas do Curso, conforme horários apresentados no Edital e no formulário de inscrição.

Poderão ser priorizados, na seleção, critérios de gênero, raça e também de pessoas com necessidades especiais, podendo ser dada preferência a participantes autodeclarados negros, indígenas, mulheres, pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com necessidades especiais.

O QUE TEM NO CURSO?

Apresentação geral
Desafios do jornalismo cultural na contemporaneidade

Professora Carol Braga

Conceitos de cultura e contextos de jornalismo cultural

Professor Maurício Guilherme Silva Jr.

Produção digital de conteúdos sobre cultura: conceitos e práticas

Professora Carol Braga

Narrativas, textualidades e apreciações de expressões culturais.

Conteúdo especializado sobre Artes Cênicas.

Professora Carol Braga

Conteúdo especializado sobre literatura.

Professor Maurício Guilherme Silva Jr.

Conteúdo especializado sobre música.

Professor Maurício Guilherme Silva Jr.

Conteúdo especializado sobre cinema.

Professor Maurício Guilherme Silva Jr.

Days
Hours
Minutes
Seconds

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

O curso será realizado ao vivo e online. Os participantes poderão acessar as aulas gravadas. Cada aula terá a duração de três horas, com um intervalo. Na etapa de mentoria, os atendimentos serão marcados diretamente com os participantes. As pautas a serem produzidas serão desenvolvidas ao longo do processo do curso e também dos encontros de mentoria.

A seleção dos participantes é aberta a todo cidadão brasileiro alfabetizado. As 100 vagas disponíveis serão distribuídas respeitando-se paridade de gênero, raça e também de pessoas com necessidades especiais. Todo o conteúdo produzido pelos participantes da etapa formativa, com representantes de todas as regiões do Brasil, será disponibilizado gratuitamente e com uso de tecnologias assistivas.

Estudantes de Jornalismo, Comunicação Social e áreas afins, além de pessoas ligadas à produção de conteúdo para (e sobre) cultura.

 

CONHEÇA OS PROFESSORES

Maurício Guilherme Silva Jr.

Doutor em Estudos Literários (UFMG, 2012), com pós-doutorado em Comunicação Social (UFMG, 2015), é graduado em Jornalismo (UFMG, 1999). Professor universitário desde 2005, integra o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig, por meio do qual é editor-chefe da revista Minas Faz Ciência. Como músico, integrou a banda Cinco Rios. No papel de crítico musical, foi colaborador do jornal O Tempo e do programa Viamundo, veiculado pela rádio Inconfidência FM. Como crítico literário, lançou, em 2014, o livro Cronismo de resistência: tensões narrativas entre jornalismo, história e literatura em crônicas de Carlos Heitor Cony contra o golpe militar de 1964.

Carol Braga

Doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea (Universidad Autónoma de Barcelona/UFMG, 2013), mestre em Jornalismo e novas linguagens (Universidad Autónoma de Barcelona, 2009) e pós-graduada em crítica de música pop e cinema (Universidad Ramon Llull, 2008), de Barcelona. Realizou estágio pós-doutoral na UFMG (2018), com projeto sobre narrativas transmídia. Jornalista cultural desde 2001, com experiências de crítica e reportagem na rádio Guarani, na TV Alterosa e no caderno de cultura do jornal Estado de Minas. Colaborou com veículos como revista Bravo e Correio Braziliense. Idealizadora e editora do portal Culturadoria. É professora universitária desde 2014.