fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cultura na quarentena: dicas de atividades para fazer on-line

Visitas virtuais a museus, galerias e bibliotecas, festival de música, show em formato de live. Confira como se entreter culturalmente

Por Jaiane Souza *

18/03/2020 às 11:11 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: AFP / Thomas Samson

Não tem como escapar da quarentena. E nem pense em ficar desatento quanto aos cuidados básicos:  lavar as mãos com frequência, tossir e espirrar usando a parte interna dos cotovelos, entre outras medidas para evitar a propagação do vírus. As medidas necessárias que nos afastam de atividades presenciais não significam, no entanto, que a cultura deve sumir da sua vida. Mas ainda bem que existem os recursos “on-line”!

Graças à tecnologia, muitos museus liberaram, por exemplo, o acesso às visitas on-line. Tem também plataforma de streaming oferecendo o catálogo gratuitamente, festival de música on-line com 40 horas de duração e muito mais.

Sendo assim, reunimos aqui algumas dessas possibilidades. Mas lembre-se: quarentena não é férias! É um momento de prevenção contra a propagação do vírus. Use e abuse das nossas dicas com responsabilidade. Indique para os amigos e família também. Confira!

Museus, galerias e bibliotecas públicas

Ir a museus é uma atividade cultural que, mesmo que indiretamente, envolve outras pessoas. Isso porque muita gente vai visitar o local ao mesmo tempo. Pensando nisso, alguns museus estão com visitas on-line abertas durante os próximos dias. Um deles é o Louvre. Localizado em Paris, conta com visitação virtual em algumas salas e galerias. No momento, as visitas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado. 

Vale lembrar que as orientações para a vista virtual são em inglês. Entre as salas liberadas está boa parte do pavilhão do Egito, um dos mais curiosos do Louvre. Claro que é diferente de estar frente a frente com uma múmia, mas diante das circunstâncias, está valendo!

Além dele, tem o Museu Metropolitano de Nova York e a Galeria Nacional de Arte, em Washington, nos Estados Unidos. No Brasil também há opções, como é o caso do Museu Casa de Portinari, que fica em São Paulo, e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que conta com acervo virtual com informações sobre os itens museológicos e bibliográficos.

Este artigo do G1 fez uma lista recheada de locais para visitar virtualmente. Mas, além disso, você pode visitar o o Google Arts & Culture, que reúne locais do mundo todo e informações sobre artistas e obras de arte. Entretanto, é importante lembrar, que grande parte dos museus tem visita virtual independentemente de pandemia. Ou seja, você pode visitar a qualquer momento.

online

Ilustração de Alice no País das Maravilhas
por John Tenniel

Literatura

Para quem gosta de literatura e quer atualizar a leitura, a L&PM Editores está liberando um e-book grátis a cada dia, como um incentivo à leitura. Entre eles, estão títulos clássicos, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, além de diversas obras dos gêneros policial e aventura. Além disso, a editora oferece descontos em todo o seu catálogo on-line. A iniciativa vale até o dia 31 de março. Para adquirir os e-books gratuitos, basta acessar o site da editora e clicar em “comprar”. Ao colocar no carrinho, o livro sairá gratuito.

No Instagram alguns perfis estão fazendo contação de histórias em formato de lives. Boa opção para entreter a criançada. Confira:

Fafa Conta, 10h30 (seg, qua e sex) e 16h30 (ter é qui)

Mãe que lê, 11h

Carol Levy, 11h30

Marina Bastos, 12h30

Camila Genaro, 15h

Marina Bigio (histórias, cordéis, oficinas e música), 18h.

Outra opção é o site Domínio Público. A plataforma promove acesso a obras literárias, artísticas e científicas em formato de textos, áudios, imagens e vídeos. Todas elas, vale lembrar, em domínio público ou que tenham a divulgação autorizada. Só para ilustrar, centenas de livros clássicos, brasileiros e de outros países estão lá, como A divina comédia de Dante, A metamorfose, de Kafka, Dom Quixote I e II, de Miguel de Cervantes. Além de títulos de Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Castro Alves, Augusto dos Anjos e Machado de Assis. Aqui vai uma listinha para ajudar. Ah! Tudo é gratuito e on-line!

Filarmônica de Berlin
Foto: Matthias Heyde

Música

Até o dia 22 março, a Metropolitan Opera, mais conhecida como Met Opera, está oferecendo concertos gratuitos de forma virtual. Um por dia. Tem Tchaikovsky, Donizetti, Verdi (La Traviata) e outros. Acesse o site para acompanhar.

Diretamente de Portugal, o Festival #EuFicoemCasa promete 40 horas de música para você curtir da sua sala. Em resumo, são 78 artistas, durante seis dias (17 a 22 de março), tocando por meia hora através de live no Instagram. Esta é uma oportunidade para conhecer novos nomes da música. Ao seguir o perfil, é possível acompanhar nos Stories uma contagem regressiva para o próximo show. O recurso permite que você recebe uma notificação quando a live começar.

Voltando a falar de música clássica, devido à quarentena, a Filarmônica de Berlim liberou todo o acerto do Digital Concert Hall. Isso quer dizer que qualquer pessoa do mundo pode ser cadastrar no site, que é um projeto de transmissões digitais de concertos da orquestra, e acessar mais de 600 vídeos de toda a trajetória da filarmônica. Para isso, acesse este link e digite o código BERLINPHILL. Novos usuários precisam se cadastrar.

Streaming e televisão

Todos os canais do Telecine estarão disponíveis em todas as operadoras de TV por tempo indeterminado, bem como o streaming do canal, que está aberto durante 30 dias para novos assinantes. 

Alguns títulos do Globoplay também estão disponíveis gratuitamente. A maioria dos programas é para o público infantil.

As operadoras de televisão também vão liberar o sinal. A Claro TV, por exemplo, liberou todos os canais (menos HBO Premium, Fox Premium, e pay per view) para os clientes e eles ficarão disponíveis por tempo indeterminado. A Sky TV disponibilizou diversos canais na TV aberta e pelo streaming Skyplay.

photo

5 produções do Studio Ghibli que entraram no catálogo da Netflix

De tempos em tempos o catálogo da Netflix muda de acordo com novos contratos, parcerias e produções originais. São filmes que saem, série que entra, novas temporadas, enfim. O fato é que a plataforma de streaming tem opções para todos os gostos, o que nos faz ficar muito perdido às vezes sem saber o que […]

LEIA MAIS
photo

5 filmes com Meryl Streep para você conferir no streaming

As expectativas foram altas para ver Meryl Streep em A Lavanderia. Mas, como está registrado aqui, foi uma decepção. Não com ela, claro, mas com o resultado final do longa dirigido por Steven Soderbergh. Então, para compensar, elaboramos uma lista com outras produções em que ela está no elenco e que marcam nossos corações!  Em […]

LEIA MAIS
photo

Cinco filmes na Netflix para morrer de chorar

Sejam filmes românticos, históricos, baseados em fatos reais ou de cachorros. A grande parte deles, sempre nos leva a emoção. Separamos nesta lista cinco filmes para você morrer de chorar que estão disponíveis no catálogo da Netflix. A aproveite as férias e separe os lenços, afinal, soltar as emoções também faz parte. Confira também, uma lista […]

LEIA MAIS