Teatro
Conexão Trem da Esquina faz rota cultural pela Pampulha
Projeto gratuito une turismo, teatro, música e memória em passeios por pontos históricos de Belo Horizonte
Trem da Esquina | Foto: Igor Cerqueira
Teatro
Projeto gratuito une turismo, teatro, música e memória em passeios por pontos históricos de Belo Horizonte
Trem da Esquina | Foto: Igor Cerqueira
A história de Belo Horizonte ganha novos caminhos a partir de um passeio de trem por espaços culturais e pontos turísticos da Pampulha. O projeto Conexão Trem da Esquina segue com viagens gratuitas nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 8h30 às 13h30, com embarques no Museu de Artes e Ofícios, no Centro Cultural Usina de Cultura e no Centro Cultural São Bernardo.
Idealizado pela A Mais Produtora e pelo Grupo Confesso, o projeto une turismo, arte, teatro, música e memória em uma experiência voltada para todas as idades. A viagem passa por pontos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, como a Casa do Baile, a Igreja São Francisco de Assis e o Museu Casa Kubitschek. Ao longo do trajeto, guias de turismo compartilham histórias da capital mineira. Além disso, personagens ligados à criação e à transformação de Belo Horizonte entram em cena para aproximar o público do patrimônio cultural da cidade.
Durante o passeio, nove personagens-celebridades históricas surgem nas paradas e nos trajetos. Entre eles estão Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima, Bias Fortes, Candido Portinari, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Otacílio Negrão de Lima e Roberto Burle Marx.
As aparições são conduzidas em formato de Teatro de Cordel pelo Grupo Confesso. Assim, fatos sobre a projeção da capital, a mudança da sede administrativa de Ouro Preto para Belo Horizonte e a construção da Pampulha ganham linguagem cênica. A proposta também inclui curiosidades e casos ligados à formação da cidade.
Antes do embarque, o público é recebido com café e música. A cantora mineira Clara Dias apresenta repertório com canções do Clube da Esquina, criando uma conexão direta entre memória afetiva, cultura mineira e o espírito do projeto. Durante os deslocamentos, os guias Betto Fernandes, Neuma Horta e Daisy Carvalho conduzem a mediação turística.
No roteiro, o público embarca acompanhado por personagens como o projetista Aarão Reis, o ex-presidente Afonso Pena, Augusto de Lima, Bias Fortes e Juscelino Kubitschek. Em seguida, na Casa do Baile, o encontro é com Otacílio Negrão de Lima. Já na Igreja São Francisco de Assis, entram em cena Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx.
O percurso segue até o Museu Casa Kubitschek, onde todos desembarcam para uma visita guiada. Ao final, o público assiste a uma encenação sobre curiosidades presentes na construção de Belo Horizonte.
As viagens dos dias 26, 27 e 28 de junho terão acessibilidade em Libras.
Conexão Trem da Esquina
Datas: 26, 27 e 28 de junho
Horário: das 8h30 às 13h30
Entrada gratuita
Acessibilidade em Libras: 26, 27 e 28 de junho
Embarques:
26/06: Embarque Museu de Artes e Ofícios
27/06: Centro Cultural Usina de Cultura
28/06: Centro Cultural São Bernardo
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 22/06/26