Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

8 filmes e documentários sobre futebol feminino para entrar no clima da Copa do Mundo!

Gostou? Compartilhe!

Já estamos na contagem regressiva para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, e o Culturadoria separou 8 obras sobre o esporte, confira!

Por Caio Brandão | Repórter

Não é exagero nenhum dizer que futebol é religião no Brasil. Inclusive, a afirmativa é tão verdadeira que já virou um clichê. Assim, fãs do esporte vivem a expectativa para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, que começará no dia 20 de julho.

Já estamos na contagem regressiva para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, e o Culturadoria separou 8 obras sobre o esporte, confira!
Foto: Simone Arveda/Getty Images

Para já entrar no clima da competição, bem como aprofundar o conhecimento acerca do assunto, o Culturadoria separou 8 filmes e documentários sobre o futebol feminino, em escala nacional e mundial, para você conferir!

Minas do Futebol

O documentário acompanha a história da equipe de futebol feminino do A.D. Centro Olímpico. Por não haver uma competição feminina sub-13 em São Paulo, o time se vê obrigado a participar de um torneio masculino. Sendo assim, a obra registra o desenrolar dessa história inusitada.

Raíz do Futebol, Episódio 5

Produzida pela Goal Brasil, a série de mini-documentários mostra várias facetas do futebol brasileiro. Nesse sentido, o quinto episódio gira em torno da categoria feminina do esporte, contemplando as complexidades que existem nesse ambiente.

Eu, Jogadora

O documentário propõe ao espectador um mergulho profundo na mente das protagonistas do esporte: as jogadoras. Dessa forma, a obra exibe relatos de nomes gigantes do futebol feminino nacional, como Emily Lima, ex-técnica da seleção brasileira feminina e a primeira mulher a assumir esse cargo, Roseli de Belo e Nilda Ismael, ex-atletas olímpicas, além de outras atletas que estão em atividade.

Joga Igual Mulher

O documentário traz à tona as perspectivas de mulheres que estão envolvidas, direta e indiretamente com o futebol feminino. Sendo assim, a obra contém declarações de atletas, profissionais e amadoras, jornalistas, torcedoras, uma árbitra, e mais. 

Driblando o Destino

Originalmente intitulado de “Bend It Like Beckham”, o filme conta a história de Jesminder, uma garota indiana que vive na Inglaterra, e tem o sonho de jogar futebol tal qual seu ídolo, David Beckham. A família de Jesminder, porém, não aceita a ideia, constantemente colocando obstáculos para a adolescente e gerando tensão na trama. 

O Futebol da Gente – Mulheres

Produzida pelo Museu do Futebol, a série documental O Futebol da Gente possui um episódio dedicado ao futebol feminino. Assim, o material ergue dezenas de entrevistas sobre o assunto, contando com nomes lendários dentro do esporte, como as jogadoras Marta e Cristiane.

Futebol Feminino, Uma História Invisível

Registrando a trajetória do futebol feminino no Brasil, o documentário contempla as dificuldades que o esporte enfrenta no país no âmbito social, bem como no econômico. O material faz parte do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil. O documentário completo está disponível no link.

Fora do Jogo

O filme iraniano não fala diretamente sobre o ato de jogar futebol, mas sim de torcer. O filme se passa no Irã, lugar notório pelas medidas conservadoras presentes no panorama político do país, e conta a história de torcedoras que, para comparecer aos jogos, precisam se passar por homens se quiserem driblar a segurança e entrar nos estádios. 

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]