Menu
Cinema

Confira filmes que estreiam nos cinemas neste mês de janeiro

Saiba que filmes devem aportar este mês nos cinemas

O diretor chileno Pablo Larraín encerra sua trilogia sobre ícones femininos com Maria Callas ("Maria"), estrelado por Angelina Jolie (Diamond Films/Divulgação)

De “Babygirl” e “Maria Callas” a produções não ocidentais, como “Meu Bolo Favorito”: saiba que filmes devem aportar este mês nos cinemas


Patrícia Cassese * | Editora Assistente

Como se sabe, a virada na programação das salas dos cinemas se dá a cada quinta-feira. E, nesta próxima, dia 9, já tem muitos filmes bem esperados. Entre eles, “Babygirl”, de Halina Reijn, com Nicole Kidman, Harris Dickinson, Sophie Wilde e Antonio Banderas. Para a criançada, tem “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”. Mas não só. O promissor “Meu Bolo Favorito” também estreia, bem como o brasileiro “Baby”. Listamos, aqui, algumas outras estreias previstas para o mês – lembrando que, claro, as distribuidoras podem alterar as datas.


“Meu Bolo Favorito” – 9 de janeiro

Entre os filmes que entram em cartaz nesta quinta, 9 de janeiro, está “Meu Bolo Favorito”. Aos 70 anos, Mahin vive sozinha no Teerã desde a morte do marido e a partida da filha para a Europa. Um chá da tarde com amigas quebra a rotina solitária e a faz revitalizar sua vida amorosa à medida que Mahin se abre para um novo romance. E isso começa como um encontro inesperado, que rapidamente evolui para uma noite imprevisível e inesquecível.

 Faramarz (Esmail Mehrabi) e Mahin (Lily Farhadpour) em cena de “Meu Bolo Favorito” (Imovision/Divulgação)

O longa tem direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha. Com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Em tempo: o filme venceu o Prêmio Fipresci e o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim deste ano, onde também competiu pelo Urso de Ouro. Com diálogos em persa, é uma coprodução entre o Irã, França, Suécia e Alemanha.

Confira o trailer

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” – 9 de janeiro

Este entra na leva dos filmes pensados para as crianças que estão em férias escolares. Em cena, o carismático caipira criado por Mauricio de Sousa. Na trama, Chico Bento precisa unir toda a turma para “sarvar” a goiabeira do Nhô Lau. No geral, humor, nostalgia e lições de vida, a partir da magia do campo e das memórias de um dos personagens mais queridos do Brasil. Direção: Fernando Fraiha. No elenco, Isaac Amendoim, Taís Araújo, Guga Coelho, Luis Lobianco, Debora Falabella e outros. Produção da Biônica Filmes, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento, Paramount Pictures e Daniel Rezende.

Confira o trailer

“Baby” – 9 de janeiro

Após viajar por festivais de todo o mundo, “Baby”, de Marcelo Caetano, estreia nos cinemas brasileiros. A bordo, mais de 25 prêmios de festivais nacionais e internacionais. Entre eles, as recentes conquistas no Festival de Havana (Menção Especial do Júri) e Festival Merlinka, na Sérvia (Melhor Filme). Marcelo Caetano diz: “O reconhecimento de ‘Baby’ nos festivais internacionais mostra a força do cinema brasileiro, em especial do nosso cinema queer“.

“Baby” estreou na Semana da Crítica de Cannes 2024, com o prêmio de Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro (Vitrine Filmes)

Ele acrescentou que acompanhou o filme em 15 países, presenciando reações emocionadas. “Mas nada como estrear no Brasil que nos recebeu tão bem com prêmios e sessões lotadas”. No decorrer do ano, haverá estreias nos cinemas em 20 países. No elenco, estão João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros e Kyra Reis, entre outros.

Confira o trailer

“Babygirl” – 9 de janeiro

Com direção de Halina Reijon, suspense erótico chega aos cinemas em 9 de janeiro. “Babygirl” rendeu a Nicole Kidman o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza e indicação ao Globo de Ouro 2025 na mesma categoria. Na trama, uma executiva de sucesso coloca sua carreira e vida particular em risco ao decidir se envolver com o jovem Samuel, estagiário vivido por Harris Dickinson. Confira o novo trailer aqui. A nova produção do renomado estúdio A24 subverte a dinâmica de poder convencional dos filmes do gênero, trazendo um romance eletrizante que desafia os limites do desejo.

Confira o trailer

“A Semente do Fruto Sagrado” – 9 de janeiro

Drama iraniano escrito e dirigido por Mohammad Rasoulof. Na trama, recém-promovido a juiz de instrução, Iman luta contra a paranóia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares. No elenco, Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi, Missagh Zareh, Soheila Golestani, Reza Akhlaghirad e Shiva Ordooie. O filme é uma produção do Irã, em parceria com a Alemanha e a França.

Confira o trailer

“Sol de Inverno” – 16 de janeiro

Após rodar grandes festivais de cinema mundo afora, “Sol de Inverno” chega aos cinemas brasileiros no dia 16 de janeiro, com distribuição da Michiko Filmes. Integrando a seleção Un Certain Regard, do Festival de Cannes, o longa do diretor japonês Hiroshi Okuyama fez sua estreia mundial em maio de 2024. Inspirado pela música “Boku no Ohisama” (“My Sunshine”), da dupla folk Humbert Humbert, Okuyama narra neste, que é o segundo longa da sua carreira, a história do pequeno Takuya (Keitatsu Koshiyama).

Com uma história singela, “Sol de Inverno” ganhou a alcunha de “joia escondida” do Festival de Cannes (Michiko Filmes/Divulgação)

Aos 9 anos, o menino pena para acompanhar os treinos de hóquei no inverno. No entanto, se empolga ao assistir, na pista de patinação, às coreografias da jovem Sakura (Kiara Takanashi). Atento ao interesse do menino, o treinador Hisashi Arakawa (Sôsuke Ikematsu), ex-campeão da patinação artística, decide acolhê-lo e treiná-lo como parceiro de Sakura. Mais do que ensiná-lo, porém, a atitude leva os três personagens a formar um laço profundo e simbólico.

Confira o trailer

“Lobisomem” – 16 de janeiro

Filme dirigido e coroteirizado por Leigh Whannell, com Christopher Abbott e Julia Garner à frente do elenco. As filmagens ocorreram na Nova Zelândia, no início de 2024. Blake se muda de São Francisco para o Oregon, com a esposa, Charlotte, e a filha, Ginger (Matilda Firth), ao herdar a casa de infância, após o desaparecimento e suposta morte de seu pai. Em uma noite de lua cheia, a família é atacada por um lobisomem, que consegue ferir o braço de Blake. E, assim, ele passa a colocar em risco a segurança de sua família.

Veja o trailer



Redenção – 16 de janeiro

Inspirado na história real de Maixabel Lasa, cujo marido, Juan María Jaúregui, foi assassinado pelo ETA, grupo basco nacionalista, no ano 2000, o drama espanhol “Redenção” chega aos cinemas em 16 de janeiro. Dirigido pela cineasta Icíar Bollaín, o filme explora temas profundos como dor, perdão e reconciliação, em meio à violência do terrorismo.

A história se passa onze anos após a tragédia, quando Maixabel recebe a informação de que um dos responsáveis pela morte de seu marido deseja encontrá-la na prisão de Nanclares de la Oca, onde cumpre pena após romper seus laços com o grupo terrorista. Apesar da dor e das dúvidas, Maixabel aceita o encontro. O longa recebeu 14 indicações ao Prêmio Goya, a maior premiação do cinema espanhol, e conquistou o troféu de Melhor Atriz Protagonista pela atuação de Blanca Portillo, uma das mais renomadas atrizes do país.

“Maria Callas” – 16 de janeiro

“Maria Callas” é o novo filme do diretor chileno Pablo Larraín e estreia em 16 de janeiro nos cinemas. Nesta obra, o cineasta explora, assim como nos seus filmes ‘Jackie’ (2016) e ‘Spencer’ (2021), mais uma importante figura feminina. Dessa vez, uma das maiores cantoras de ópera de todos os tempos e, por muitos considerada a maior: Maria Callas. Interpretada por Angelina Jolie, a atriz foi indicada ao Globo de Ouro pela interpretação, na categoria de Melhor Atriz de Filme de Drama (a brasileira Fernanda Torres faturou a estatueta). No elenco, além de Jolie, Valeria Golino, Pierfrancesco Favino, Alba Rohrwacher e Haluk Bilginer.

Confira o trailer

“Moon” – 16 de janeiro

A trama de “Moon” se passa em 2029, quando uma nave é mandada para explorar a Lua. No entanto, uma explosão solar mata toda a tripulação, deixando apenas um sobrevivente, Hwang Sun-woo. Em tempo: o personagem é interpretado pelo cantor e ator Do Kyung-soo (D.O.), do grupo KPOP – EXO e  de “Along with the Gods”, da Netflix. Anos antes, uma missão parecida acabou em tragédia, matando toda a tripulação. Agora, como Hwang sobreviveu, ele se torna o centro da atenção do mundo todo que torce por seu resgate.

Cena do filme “Moon”, escrito e dirigido por Kim Yong-hwa (Sato Company/Divulgação)

Na Terra, uma equipe liderada por Kim Jae-gook (Sul Kyung-gu, de “Memórias de um assassino”) assume o comando para trazer o astronauta de volta. Para Kim, essa se torna uma missão pessoal, uma vez que ele assumiu como sua responsabilidade o desastre do passado. Kim Yong-hwa também assina o roteiro.

“Luiz Melodia – No Coração do Brasil” – 16 de janeiro

O documentário musical “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, narrado todo em primeira pessoa, busca dar voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical ao qual contribuiu ativamente a partir dos anos 70. O novo documentário da diretora Alessandra Dorgan tem distribuição da Embaúba Filmes.

Confira, a seguir, o trailer

“Conclave” – 23 de janeiro

“Conclave”, filme do diretor Edward Berger (“Nada de Novo no Front”), acompanha o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes). A contragosto, ele se vê encarregado de coordenar a eleição do novo líder da Igreja, após a morte inesperada do antigo Sumo Pontífice. Para sua surpresa, porém, a tarefa é ainda mais complicada do que apenas equilibrar seu luto pessoal com a preocupação em garantir a lisura durante todo o processo. De repente, Lawrence se vê no meio de uma rede de segredos e conspirações, que ameaça sua fé e os próprios alicerces da Igreja.

Ralph Fiennes em cena de “Conclave” (Diamonds Films/Divulgação)

Com um elenco estelar, que ainda conta com Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, “Conclave” chega aos cinemas brasileiros em 23 de janeiro. Distribuição: Diamond Filmes.

Confira o trailer

“O Dia” – 23 de janeiro

Selecionado pela Coreia do Sul para representar o país no Oscar 2025, o filme “O Dia” foi a maior bilheteria coreana de 2023. O longa retrata um capítulo importante da história do país que dialoga com debates políticos atuais. Dirigido por Kim Sung-soo, recria os eventos da noite de 12 de dezembro de 1979, quando o assassinato do presidente Park levou à declaração de Lei Marcial. E, assim, desencadeou um golpe militar. O ambicioso comandante Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min) lidera um grupo de oficiais em uma tentativa de tomar o poder.

Do outro lado, o comandante Lee Tae-shin (vivido por Jung Woo-sung) tenta impedir que o exército seja usado para fins políticos. Essa é a primeira vez que esse golpe militar é retratado no cinema de ficção. O diretor Kim Sung-soo, de filmes como “Asura: The City of Madness” e “The Flu”, destaca que a produção combina história com elementos ficcionais para capturar a intensidade da época. “Quis transportar o público para aquela noite fria e tensa, mostrando as escolhas e dilemas de quem viveu esse evento tão marcante”, afirma.

Confira o trailer

“Paddington: Uma Aventura na Floresta” – 23 de janeiro

Paddinton deixa Londres e viaja à sua terra natal na América do Sul para visitar sua amada tia Lucy, que agora reside no Lar para Ursos Aposentados. No entanto, o que seria uma pacata temporada de férias se transforma em uma aventura emocionante acontece quando um mistério os mergulha em uma jornada inesperada pela floresta amazônica e até os picos das montanhas do Peru. Direção: Dougal Wilson.

A franquia “Paddingto” é derivada das histórias do britânico Michael Bond (Sony Pictures)

Confira o trailer

“Anora” – 23 de janeiro

No filme de Sean Baker (“Projeto Flórida), Anora (Mikey Madison) é uma jovem profissional do sexo do Brooklyn, que se casa impulsivamente com o filho de um oligarca russo, Ivan (Mark Eidelshtein). No entanto, os pais do jovem descobrem e não ficam nem um pouco satisfeitos. Tanto que partem para Nova York decididos a anular o casamento. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Veja o trailer

“Trilha Sonora para um Golpe de Estado” – 30 de janeiro

Com uma carreira de sucesso em festivais e já com várias premiações, “Trilha Sonora para um Golpe de Estado” tem estreia prevista para 30 de janeiro de 2025. O documentário belga parte do episódio verídico de quando os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU. O motivo: protestar contra o assassinato de Patrice Lumumba, em 1961. Já o propósito da produção é expor a violência do processo de colonização do Congo Belga e também a luta de independência do país. 

O longa belga que concorre na pré-lista do Oscar na categoria melhor documentário (Pandora)

A produção traz depoimentos e apresentações de figuras como Malcolm X, Louis Armstrong, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Abbey Lincoln, Max Roach e Nina Simone. Em entrevista, o diretor Johan Grimonprez pontuou: “Os EUA envolveram expoentes negros do jazz, enviando-os para a região afro-asiática, as zonas de fricção, para realmente conquistar os corações das mentes do Sul Global. Mas o que é peculiar é, por exemplo, quando Louis Armstrong chega ao então recém-independente Congo é que ele é usado como isca para esconder que, na verdade, há um golpe de estado sendo tramado pela CIA”. 

Confira o trailer

“Acompanhante Perfeita” – 30 de janeiro

Produção norte-americano de suspense psicológico romântico, escrita e dirigida por Drew Hancock. No elenco, Sophie Thatcher (‘Yellowjackets’), Jack Quaid, Lukas Gage, Megan Suri, Harvey Guillén e Rupert Friend. Em cena, a a história de um casal que vivencia momentos de obsessão, com direito a muitas aventuras e surpresas. 

“Acompanhante Perfeita” é escrito e dirigido por Drew Hancock (Warner Bros Pictures)

Confira o trailer



* Lista organizada a partir de material enviado por distribuidoras. As datas podem sofrer alterações.

Conteúdos Relacionados