fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira cinco dicas de drinks tradicionais para fazer em casa

Dentre as opções tem drinks com vodka, rum, gin, cachaça e licor

Por Thiago Fonseca *

15/05/2020 às 08:48 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Ilustrativa: Guaja / Divulgação

Sextou! Com a chegada do fim de semana e com uma vasta lista de lives para ver, o jeito é curtir, mesmo que em casa. Neste post separamos cinco dicas de drinks para você mesmo fazer em casa. Separe a coqueteleira, pegue aquela bebida no bar e separe umas frutas. Tem opção de drink com gin, vodka, cachaça, rum e licor.

Gin Tônica

Foto Ilustrativa: Bruno de Lima / Divulgação

Apesar de não fazer parte da carta de drinks da International Bartenders’ Association (IBA), a gin tônica é um clássico informal da coquetelaria. E agora ganhou um destaque nas festas brasileiras. A bebida do momento nasceu na Índia. Era conhecida por ser um ótimo tônico contra a malária. Sendo assim, o drink era consumido aos litros durante as tardes do verão indiano. Para preparar a receita, você vai precisar de  70 ml de gin, água tônica para completar, um limão-siciliano e gelo. Corte a fruta em fatias, coloque no fundo do copo ou da taça e encha de gelo até a borda. Depois, despeje o gin e complete com água tônica. Você pode ainda experimentar com outras frutas. O ideal é servir em uma taça própria e a receita é para uma pessoa. 

Caipirininha

Foto Ilustrativa: Heitor Feitosa / Divulgação

É claro que a queridinha dos brasileiros não poderia ficar de fora. A caipirinha é um coquetel de origem paulista, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Há também variações de drinks que incluem a caipiroska, que é feita com vodka ao invés de cachaça, e a caipiríssima, que é feita com rum. O preparo é rápido e qualquer um consegue fazer. Separe um limão grande, duas colheres de açúcar, gelo a gosto e 60 ml de cachaça ou vodka. Corte os limões em fatias ou pedaços, coloque a fruta com o açúcar no copo e amasse com um socador. Em seguida, coloque o gelo e depois a bebida alcoólica. Se preferir, faça o drink na coqueteleira. Serve uma pessoa. 

Caipifruta

Foto Ilustrativa: Marcilone Mesquita / Divulgação

Outra bebida popular no Brasil é a caipifruta. O nome é usado para nomear variações de caipirinha que não são feitas com os ingredientes originais. Tem para todos os gostos. O drink pode ser feito com uma única fruta ou com um mix delas. A receita que vamos deixar é de uva, morango e abacaxi. Você precisará de 50 gramas de cada fruta descascada e picada, 60 ml de vodka, leite condensado e gelo. No copo ou na coqueteleira coloque as frutas, o leite condensado e amasse. Depois coloquei o gelo até a boca do copo e a vodka. Porção para uma pessoa.

Mojito

Foto Ilustrativa: Bruno de Lima / Divulgação

Originário de Cuba, o Mojito é um coquetel à base de rum branco e tem mais de 100 anos. Nasceu em Havana. É uma bebida bem refrescante. Para o preparo, reserve uma dose de rum branco, uma colher de sopa de açúcar, suco de um limão, 100 ml de água com gás, hortelã a gosto e gelo. Coloque os quatro últimos ingredientes no copo onde vai ser servido. Amasse bem o hortelã com um socador. Depois é só adicionar o rum e o gelo.

White Russian

Foto Ilustrativa: Notícia Expressa Assessoria / Divulgação

White Russian é um coquetel para os amantes de café. É feito com vodca, licor da bebida e creme de leite, servido com gelo. O termo russo é devido à adição de vodka na receita. Mesmo que o nome dê a entender, não tem nada a ver com o país. Embora o preparo seja simples, entre os drinks indicados é um dos mais complexos. Você vai precisar de 60 ml de vodka, 30 ml de licor de café, 30 ml de creme half-and-half e gelo. Para fazer o creme half-and-half misture partes iguais de leite com creme de leite. Depois junte tudo e sirva. O ideal é usar um copo de whisky. Rende uma porção. 

photo

Entenda como festivais de cinema vão se adaptar por conta da pandemia

É oficial! Pela primeira vez em 73 anos, o Festival de Cinema de Cannes, previsto para o mês de maio, adiado para julho, foi finalmente cancelado. E pior: não foi o único festival de cinema mundo a fora a sofrer impactos do coronavírus. O Prêmios Platinos, previsto para ser realizado em maio no México, também […]

LEIA MAIS
photo

Delivery: dicas de 15 restaurantes de BH que entregam menus para você ficar em casa

Além de ficar em casa, a crise que o Coronavírus gera pede também colaboração. Se você sempre foi aquele tipo de pessoa que curtia o bar com os amigos, sair para almoçar ou jantar em restaurantes, não vai ser agora que vai deixar de apoiar o seu local preferido, não é mesmo? Muitos estabelecimentos precisaram […]

LEIA MAIS