Outros

Cinco canais no YouTube para quem ama arte e cultura

Cinema, artes plasticas, história da arte e música. Confira canais no YouTube para aprender um pouco mais sobre arte e também refletir

Foto: Canvas/Banco de Imagens

“Arte é assim: quanto mais a gente vê, mais a gente gosta”. Essa é a frase dita por Vivi, do canal Vivieuvi, no vídeo de apresentação do canal que mantém no YouTube. E ela tem razão, pois ter contato com a arte aumenta o senso crítico, a empatia e o conhecimento de mundo. Sendo assim, continuando nossa série de indicações do que fazer durante a quarentena de prevenção do coronavírus, selecionamos alguns canais que falam sobre arte e cultura. Eles promovem reflexão, fazem críticas e também ensinam.

Entre os escolhidos tem história da arte, cinema e música. Confira

Vivieuvi

Com vídeos novos toda segunda e sexta-feira, o canal fala de arte e “tudo que vem junto”, de acordo com a própria Vivi, idealizadora do canal. Ou seja, história, pensamentos e reflexões sobre o assunto. Para isso, fala de artistas em geral e realiza tour por exposições. E já que estamos em tempos de pandemia, o destaque aqui vai para o último vídeo do canal, “Como a arte pintou as pandemias”, que é justamente o que o título diz. A youtuber passa pela história da arte mostrando e comentando qual foi o papel da arte em retratar as pandemias na trajetória da humanidade. A partir da matéria da Daily Art Magazine, ela elaborou o vídeo. Você pode (em inglês).

Vra Tatá

A partir da sua pesquisa como atriz, Tarcila Tanhã criou o canal Vra Tatá para ampliar o debate de arte e cultura. Dessa forma, a atriz publica semanalmente no canal dois vídeos (com possibilidade de surgir um extra no meio da semana), fazendo resenha de livros, de filmes, 50 fatos sobre grandes artistas e curadoria. Neste último ítem trata-se de uma seleção de arte e cultura de acontecimentos recentes neste contexto. Além disso, toda semana o conteúdo de um dos vídeos tem a temática de curta poesia, isto é, uma performance audiovisual com uma poesia selecionada. O Vra Tatá também está em ritmo de quarentena. Tarcila está lançando episódios em uma espécie de série sobre a quarentena causada pelo coronavírus. Já tem episódio 1 e episódio 2.

EntrePlanos

Para os amantes da sétima ar o EntrePlanos realiza análises críticas sobre o cinema. Toda quinta-feira tem vídeo novo que promete fazer o espectador ver os filmes com outros olhos. Só para ilustrar como o canal é diverso, tem crítica dos indicados ao Oscar, sobre animes, animações e até séries. Além disso, Max Valarezo, o criador do canal conta histórias. Exemplo disso, é o vídeo “Como Metrópolis revolucionou o cinema”. O filme de Fritz Lang é uma ficção científica que teve grande impacto na era do expressionismo alemão. Veja as reflexões de Max Valarezo no vídeo ao lado.

Papo de Música

Não poderia deixar de ter música na nossa lista! Ele é feito pela jornalista Fabiane Pereira com direção de Vitor Souza Lima e traz, toda semana, uma entrevista inédita e exclusiva com um artista. A ideia é dar visibilidade para nomes da música brasileira, desde os mais conhecido até os novatos. O canal já conversou com Zeca Baleiro, Paula Toller, Arnaldo Antunes, Xande de Pilares, Tico Santa Cruz e MC Carol. Só por aí dá para sentir a versatilidade, não é? Ademais, o Papo de música trata de temas diversos, com o racismo, por exemplo. Sendo assim, destacamos (tarefa difícil) o bate-papo do canal com a sambista e funkeira MC Rebecca. Ela falou de carreira, sonhos e sobre o como o racismo ainda assombra a sociedade brasileira.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A orquestra foi criada para inserir o estado de Minas Gerais nos circuitos nacional e internacional da música clássica. Atualmente, ela é composta por aproximadamente 90 músicos de Minas, do Brasil e do mundo. Entre outros prêmios e condecorações, a Filarmônica foi nomeada como o melhor grupo erudito nacional em 2010 pelo Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, o APCA. No canal do YouTube está tudo que acontece nos concertos e bastidores do grupo principalmente, como ensaios e entrevistas. Aqui, destacamos a conversa que Evelyn Glennie, uma das maiores percussionistas da história, teve com a fagonista da Filarmônica Andrew Huntriss. Evelyn é deficiente auditiva e contou dos obstáculos que encontrou na trajetória musical, destacando o episódio de quase ser proibida de entrar na Academia Real de Música de Londres por causa da deficiência, mesmo tendo a capacidade técnica suficiente (pré-requisito) para ingressar.

música negra
Melvin Santhana
Foto: Vinícius Souza / Divulgação
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 18/03/20

Compartilhar nos Stories