Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco atores marcantes na história do Coringa

Preparamos uma lista de curiosidades sobre o Coringa e os atores que interpretaram o personagem ao longo da história

Gostou? Compartilhe!

Supervilão. É assim que a Wikipédia apresenta o Coringa. O personagem foi criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane. A primeira aparição – sempre apoteótica – foi em abril de 1940, na revista Batman #1, lançada pela DC Comics. Sim, ele é o arqui-inimigo do homem morcego. Aparece em diversos livros e listas como um dos maiores vilões dos quadrinhos. 

A primeira vez que ele apareceu em uma tela foi de televisão. No caso, no seriado de Batman dos anos 1960. Em 1966, foi a vez de marcar presença no cinema, interpretado por César Romero. Desde então, soma sete filmes, entre eles o novíssimo que leva o próprio nome. 

Para você que é fã do Coringa ou está prestes a ficar depois que ver o filme, separamos aqui outras cinco histórias com o personagem que você não deve deixar de conferir. Partimos, por exemplo, dos atores que tiveram a oportunidade de interpretá-lo. Vamos combinar que é uma chance e tanto na carreira, né?

Joaquin Phoenix como Coringa. Foto: Warner Bros./Divulgação

Confira aqui a crítica que fizemos sobre o filme.

Jack Nicholson

No filme feito em 1989, dirigido por Tim Burton, o ator demonstra a transformação da carreira do Coringa. Começa como um fora da lei como qualquer um e vira um psicopata maníaco como o conhecemos hoje. Foi a primeira vez que Coringa apareceu representado dessa forma. 

Heath Ledger

No Cavaleiro das Trevas (2008), Heath Ledger interpretou um Coringa realista. Diferente dos filmes anteriores: um personagem que pintava o próprio rosto e planejava todos os passos futuros. Calculista e com um único foco. Ou seja, chamar atenção do Batman para si.

Cameron Monaghan

Presente na série Gotham, lançada em 2014, que conta a história de como o crime tomou conta da cidade antes de o Batman existir, quando o Bruce Wayne era apenas uma criança. Nessa série, o personagem de Cameron se destacou como vilão e ajudou a construir a história do Coringa, com várias referências às HQs que já haviam contado a história do criminoso.

Cesar Romero

Em um seriado da década de 60, Cesar Romero ganhou fama atuando como o Coringa. A série traz uma versão mais cômica e infantil do vilão e, nesse caso, ainda teve um toque especial: o bigode de Cesar Romero, que só aceitou fazer o papel se pudesse manter essa sua marca registrada intacta. 

Coringa de "A Piada Mortal" de Alan Moore (HQ)

Essa história do personagem do mundo das HQs acabou se tornando uma das mais icônicas, sendo base para vários filmes que foram feitos com o personagem depois. Na trama, o Coringa defendia que a loucura podia estar presente em qualquer pessoa. Para que venha a tona, é preciso somente um pouco de incentivo. 

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]