Gastronomia
Risoto Uai mistura sabores de Minas e técnica italiana
Criação do chef Palmeira leva queijo minas, bacon e couve e integra festival na Savassi nesta sexta-feira (21)
Chef Palmeira | Foto: Carina Medina
Gastronomia
Criação do chef Palmeira leva queijo minas, bacon e couve e integra festival na Savassi nesta sexta-feira (21)
Chef Palmeira | Foto: Carina Medina
Queijo minas, bacon e couve entram em cena ao lado de uma das preparações mais tradicionais da cozinha italiana. O chef Palmeira, responsável pelos pratos do bistrô no Quintal com Chefs, na Savassi, criou o risoto Uai, uma versão que combina a técnica italiana com ingredientes tradicionalmente mineiros.
A receita leva arroz arbório, caldo secreto de legumes do chef, bacon e queijo minas. Além disso, recebe crispy de couve na finalização. A criação estará entre os sabores servidos no próximo Festival de Risotos da casa, marcado para esta sexta-feira (21), a partir das 19h.
Segundo Palmeira, a intenção não foi definir a receita como um risoto mineiro. A proposta partiu da possibilidade de criar uma releitura sem abandonar os fundamentos tradicionais do prato italiano.
“Não teria a pretensão de definir este risoto como um prato propriamente dito mineiro, pois existem produtos que são a identidade de uma região. O que podemos fazer são releituras e alterações criativas, desde que não desrespeitem o que é tradicional, e foi isso que criei aqui”, afirma.
O prato surgiu a partir da proposta do bistrô de renovar diariamente os sabores do cardápio. Nesse processo, Palmeira buscou na própria cozinha mineira ingredientes que pudessem dialogar com a técnica italiana.
Além do risoto Uai, o Festival de Risotos terá outras três opções: risoto de legumes, risoto de camarão e risoto de filet a pomodoro. Para a sobremesa, a cozinha prepara sorvete com manga em calda de especiarias.
O cardápio de bebidas também estará disponível durante o evento, com opções de drinks, chopes e bebidas sem álcool. O valor do festival é de R$ 115 por pessoa, com bebidas vendidas à parte. É necessário fazer reserva prévia pelos números do estabelecimento.
Inaugurado em 2020, o no Quintal com Chefs fica no coração da Savassi e trabalha com cozinha contemporânea. O espaço tem cozinha aberta, o que permite ao público acompanhar o preparo dos pratos em tempo real.
A decoração reúne obras de arte e elementos que remetem à identidade de uma casa de vó. O estabelecimento também possui uma área arborizada para receber os clientes.
Festival de Risotos no Quintal com Chefs
21 de agosto – sexta-feira
A partir das 19h
Rua Paraíba, 755, Savassi – BH
Valor: R$ 115,00 (por pessoa)
Mais informações: Instagram
Reservas: (31) 98451-5671 ou (31) 98466-7219
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 19/08/26