Carla Madeira lança seu quarto romance, “Quando”, nesta terça-feira (1º de setembro), às 19h30, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. O encontro integra as comemorações dos 40 anos do Sempre um Papo e terá participação da escritora Giovana Madalosso.
A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 17h30, limitados a um por pessoa e sujeitos à capacidade do espaço.
Após o encontro, Carla Madeira participa de uma sessão de autógrafos. A escritora assinará exclusivamente exemplares de “Quando”, que também estará à venda no local.
Publicado pela Editora Record, o livro chega depois de “Tudo é rio”, “A natureza da mordida” e “Véspera”. Juntos, os três romances anteriores ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.
Em “Quando”, Carla Madeira apresenta a história de Viridiana, mãe de Margarida, Valquíria e Tito. Um episódio trágico leva a personagem a tomar uma decisão extrema: denunciar o próprio filho à polícia.
A narrativa começa no Brasil da década de 1980. A escolha provoca uma ruptura familiar que se estende por duas décadas. Vinte anos depois, as personagens voltam a se aproximar e precisam lidar novamente com as consequências do passado.
Um romance sobre escolhas e relações familiares
Maternidade, homofobia, culpa, violência, justiça e perdão estão entre os temas abordados pelo romance. Carla Madeira trabalhou na construção do livro durante quase quatro anos.
Segundo Rita von Hunty, responsável pelo texto de orelha da obra, o romance oferece “uma leitura aguçada e potente de um tecido do Brasil”.
Carla Madeira nasceu em Belo Horizonte, em 1964. Formou-se em Jornalismo e Publicidade, foi professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e atuou como sócia e diretora de criação da agência Lápis Raro.
“Tudo é rio” foi eleito Livro do Ano de 2023, na categoria ficção lusófona, pelo Prêmio Livreiros Bertrand, em Portugal. A obra também está sendo adaptada para o cinema pela Boutique Filmes, com previsão de estreia em 2027.
“Véspera”, por sua vez, tem adaptação prevista como série, com direção-geral de Joana Jabace e elenco formado por Bruna Marquezine, Gabriel Leone e Camila Márdila.
No lançamento em Belo Horizonte, Carla Madeira conversa com Giovana Madalosso, autora de “Tudo pode ser roubado”, “Suíte Tóquio” e “A teta racional”. “Suíte Tóquio” venceu o Prêmio Biblioteca Nacional e foi finalista do Prêmio Jabuti.
O Sempre um Papo segue sua programação comemorativa em setembro. Os próximos encontros anunciados são com Rita von Hunty, em 8 de setembro; Padre Fábio de Melo, no dia 19; e Socorro Acioli, no dia 29.
Serviço
Sempre Um Papo
Carla Madeira – lançamento de “Quando” (Editora Record)
Data: 1º de setembro de 2026, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Cine Theatro Brasil.
Entrada gratuita, por ordem de chegada, condicionada à capacidade do espaço.
Ingressos: distribuição na bilheteria a partir das 17h30, limitada a um por pessoa.
Mais informações no Instagram @sempreumpapo.